Peixes Ornamentais em Aquário
Setembro '99

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

buettner1.jpg (29kb)

Setembro '99 - Plantado de Arco-Iris de 200L do Bob.

Os Peixes Arco-Iris Australianos (Melanotaenia spp.) são boas escolhas para popular aquários plantados, biótipos e comunitários. Eles são coloridos, não crescem muito, e em geral não agridem nem peixes nem plantas. As suas preferências de água também são bem compatíveis com os requerimentos das plantas em geral. O aquário deste mês é um bom exemplo de uma montagem assim. Criado pelo aquarista americano Bob Buettner, é um tanque de 200 L do estilo antigo, com moldura de aço inox e fundo de pedra. Ele contém 10 cm de cascalho natural de quartzo, enriquecido com 1 pacote de SeaChem Fluorite e Substrate Gold (à base de laterita). A filtragem é feita com 1 Magnum H.O.T e 1 filtro cannister Renaissance Prime Model 20. Ambos os filtros tem apenas substratos mecânicos, sem carvão ou qualquer outro tipo de meio filtrante químico. A iluminação consiste de 1 conjunto Perfecto SHO power compact 4' (2 x 55 watt) e um suporte duplo com 2 tubos Vita-Lite power twist de 40 W, para um total de 190 W de luz. Também tem um sistema de CO2 de alta pressão e um cilindro de CO2 de 40 L comprado numa loja de suprimentos de soldas. Parâmetros típicos da água são Temp 23-26C, pH 6.8, GH 7 and KH 3. A população de peixes inclui Peixes Arco-Iris Boesemani, Neon e Xadrez; mais alguns outros peixes comunitários como Limpa-Vidros, SAE's, Bótias, Camarões Takashi Amano (Caridina japonica) e um Cascudo. Mais detalhes e fotos podem ser encontradas na sua Página de Aquário.

O Bob acrescenta mais alguns detalhes sobre a sua montagem e sua experiência:
"A água é puxada do canto traseiro inferior direito (Renaissance Prime Model 20) e traseiro inferior esquerdo (Magnum H.O.T). As saídas dos filtros são enviadas através de tubulações correndo ao longo dos lados direito e esquerdo superiores do tanque, escondidos pela moldura, usando cotovelos de 90 graus e soltadas por 2 barras borrifadoras Fluval independentes (nas quais eu aumentei os buracos com uma furadeira para diminuir a pressão de saída), colocadas na parte frontal superior do tanque, montadas horizontalmente ao longo da moldura frontal e borrifando contra o vidro, completamente debaixo da água para não haver nenhuma agitação da superfície. O CO2 é dissolvido completamente tornando-o bem eficiente. Com isso eu consigo uma circulação muito boa com pouca movimentação das plantas e os tubos ficam todos invisíveis."

"Eu faço uma troca de 30% toda semana acrescentando 5 ml de Tropica Master Grow e 1/4 colher de KNO3 na hora da troca e 4 dias depois. Para que está interessado em comprar Master Grow, eu compro o meu no site canadense Dad's Fish Room."

"Quando eu tive problemas com algas filamentosas, o substrato tinha pequenos tufos dela crescendo, e TODOS os tufos que eu pegava estavam grudados APENAS no Fluorite! Não havia nenhum grudado no cascalho normal."

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

buettner2.jpg (6kb)
Neon Rainbowfish
buettner3.jpg (14kb)
Soltando Bolhas de Oxigênio

Fotos tiradas por Bob Buettner e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L