Peixes Ornamentais em Aquário
Julho '99

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

celest1.jpg (43kb)

Julho '99 - Plantado de Discos de 200L do Celestino.

O aquário deste mês é representativo do que muitos consideram como o empreendimento máximo em aquarismo ornamental de água doce: um aquário de Discos bem plantado. Devido às exigências particulares tanto das plantas como dos Discos, algumas das quais são inclusive incompatíveis, é necessário uma considerável experiência, paciência e labor para alcançar sucesso a longo prazo com uma montagem dessas. E este é certamente o caso do meu net-colega brasileiro Celestino Duarte, dono deste aquário.

O tanque tem 200 litros (100x40x50 cm) e está funcionando há 2 anos. Ele é filtrado por um AquaClear 300, um Power Filter 400 e um FBF de fluxo reverso. A iluminação consiste de 4x20 W lâmpadas fluorescentes Osram Luz do Dia Especial, e o aquário também recebe uma dose de luz solar indireta pela manhã. Tem um sistema de CO2 caseiro injetado em uma bomba submersa separada. Típicos parâmetros da água são Temp 27C, pH 7.0 and KH 1. A rotina de manutenção regular inclui troca de 50% d'água toda semana, durante a qual as plantas são podadas e as folhas cobertas de algas são removidas; a cada 15 dias o cascalho recebe aditivo de Tetra Hilena Crypto e o CO2 é renovado; e a cada 3 meses é adicionado um pouco de laterita nova ao cascalho. A população de plantas consiste de Nymphea lotus, Aponogeton crispus, Aponogeton rigidifolius, Echinodorus argentinensis, Echinodorus leopoldinensis, e várias outras incluindo Hygrophilas, Cabombas and Cryptocorines. A população de peixes é feita de 4 Discos Turquesa (dois casais), um par de cascudos e diversos espadas para realizarem o trabalho de limpeza.

O Celestino acrescenta os seguintes comentários baseados na sua experiência com esta montagem:
Filtragem: apesar de muitas pessoas condenarem o Filtro Biológico de Fundo, ele teve papel importantíssimo no bom desenvolvimento das minhas plantas. Eu inverti o fluxo do filtro para que ele passasse a soprar e não sugar água do fundo, com isso eu consegui um fluxo suave de água no substrato de baixo para cima. Dessa forma todos os nutrientes que estão dissolvidos na água são sugados e vão para o fundo do aquário onde as plantas podem absorver.
Iluminação: feita com dois conjuntos de lâmpadas fluorescentes de 20W ligadas em seqüência; as duas da extremidade são ligadas às 9:00 e desligadas às 21:30, as do centro são ligadas às 12:00 e desligadas as 14:00
CO2: Fez grande diferença, após ter iniciado a fertilização com CO2 minhas plantas começaram a se desenvolver muito mais rápido. O CO2 é dissolvido por uma bomba submersa, coloquei a mangueira qua sai da garrafa de CO2 na entrada de ar da bomba submersa.
Temperatura: Para um aquário onde você vai ter PLANTAS e DISCUS a temperatura é ponto critico. Os DISCUS exigem temperaturas altas (30C) enquanto as plantas tropicais gostam de temperaturas amenas (20 a 25C), estou mantendo meu aquário a uma temperatura de 27C constante para poder satisfazer a todos.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

celest2.jpg (38kb)
O Rei e suas Espadas.

celest4.jpg (41kb)
Inspecionando o Jardim Real.

Fotos tiradas por Celestino Duarte e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L