Peixes Ornamentais em Aquário
Novembro '11

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

Novembro '11 - Kinguios e Carpas: a maneira RESPONSÁVEL de criá-los!

Entra ano, sai ano, já estamos em pleno século 21 e, apesar de todo o conhecimento humano acumulado e todas as informações amplamente disponíveis hoje em dia para o cidadão comum, é frustrante observar a quantidade enorme de pessoas que ainda mantém peixes ornamentais em condições totalmente inadequadas. Isto é particularmente frequente e preocupante com os kinguios (peixinhos dourados) e as carpas (koi), peixes criados em cativeiro há milênios, desde os primórdios do aquarismo. Talvez por isso mesmo estejam entre as maiores vítimas de mitos que ainda assolam o hobby, como "peixe cresce de acordo com o tamanho do aquário" (?!). O fato de que a mídia em geral perpetua a imagem do "peixinho dourado no pote redondo" como símbolo de aquarismo também não ajuda em nada a vencer os mitos. Vamos então a mais um esforço deste site para esclarecimento e conscientização geral:

Kinguios
  • Todas as variedades de kinguios atingem em média de 15 a 25 cm (podendo passar de 30 cm) e têm expectativa de vida natural acima de 20 anos (podendo passar de 40 anos).
  • Não existe "kinguio pequeno", apenas kinguio filhote: são vendidos nas lojas com poucos meses até cerca de um ano de vida.
  • Criados responsavelmente, todos vão atingir o tamanho e a idade citadas, ou então vão ser atrofiados e terem sua vida severamente encurtada (apenas uns poucos anos) se forem criados irresponsavelmente.
  • Kinguios são peixes para serem criados em grupo, em aquários ou laguinhos com centenas de litros!
Carpas
  • Todas as variedades de carpas atingem em média de 60 a 80 cm (podendo passar de 100 cm) e têm expectativa de vida natural acima de 40 anos (podendo passar de 100 anos!!!).
  • Não existe "carpa pequena", apenas carpa filhote: são vendidas nas lojas com poucos meses até cerca de um ano de vida.
  • Criadas responsavelmente, todas vão atingir o tamanho e a idade citadas, ou então vão ser atrofiadas e terem sua vida severamente encurtada (apenas uns poucos anos) se forem criadas irresponsavelmente.
  • Carpas são peixes para serem criadas em grupo, em lagos ornamentais com milhares de litros!

Portanto, se você conhece pessoas que estão criando kinguios em condições inadequadas (aquários menores do que 100 L) ou carpas em condições inadequadas (aquários ou lagos com menos de 1000 L) faça a sua parte para tirá-los da "Idade das Trevas" do aquarismo e indique esta página ou qualquer outra na internet onde eles terão a chance de conscientizar-se e assumirem a responsabilidade sobre um animal de estimação que poderá acompanhá-los em boa parte das suas vidas!

Para Novembro, destacamos 2 bons exemplos de como criar CORRETAMENTE os kinguios e as carpas:

11_Goldfish_Aquarium_1.jpg (40kb)

Aquário de Kinguios de 375 L do Marcio Tanque (Brasil)

Este é um aquário de kingyos que está completando 8 meses. Mede 150x50x50 cm, e foi montado com bastante economia. A iluminação é uma adaptação que fiz com lâmpada luz do dia de 120 cm (40 W), já que só tem um maço de cabomba para dar uma impressao natural ao aquário. O filtro foi improvisado, usando um garrafão de água mineral onde coloquei tijolo quebrado para a água correr como se fosse um lençol freático, depois cai numa caixa (caixa de ralo PVC) onde coloquei o carvão ativado, depois cai em um galão de água mineral que foi cortado e é onde vai a filtragem mecânica onde a lã de vidro fica sobre tijolo quebrado e depois passa pelos tubinhos de cerâmica onde funciona o filtro de bacteria. Este aquario não possui aquecedor, já que só tem kinguios. A troca parcial é feita toda semana pois os kingyos sujam muito o fundo do aquário, porém a manutenção é bastante simples.

11_Goldfish_Aquarium_2.jpg (57kb)

11_Koi_Pond_1.jpg (106kb)

Lago Ornamental de Carpas de 30.000 L do Mizuho Tahara (Brasil)

Meu laguinho ornamental tem cerca de 30.000 L de água, com profundidade de 1,7 m a 2,2 m. Tem um decantador de ~1.000 L e um filtro de 9.000 L. Reformei em 1992 com o jardineiro que mais entende de lagos para o nishikigoi (Sr. Sumida) e nos 15 anos seguintes limpei o filtro apenas 2 vezes. A água continua limpa e conta com dezenas de carpas entre 60 a 80 cm. Tem uma carpa capim com cerca de 120 cm!

11_Koi_Pond_2.jpg (50kb)

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por seus respectivos autores e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L