Peixes Ornamentais em Aquário
Abril '11

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

04_Nano_Tank_1.jpg (62kb)

Abril '11 - Nano Plantado de Invertebrados de 36 L do Márcio Silva. (Brasil)

O aquário destacado este mês pode ter sido concebido mais para testar CO2 e como um tanque temporário de crescimento para camarões e caramujos, e montado principalmente com ítens de sobra de outras montagens, mas o aquarista brasileiro Marcio Silva aproveitou para colocar em prática o que vinha aprendendo na net sobre aquapaisagismo e conseguiu um belo resultado, muito bem registrado no video mais abaixo. Bom proveito!

Proprietário:Márcio Oliveira e Silva, 24, de Ceilândia (DF), 10 anos de aquarismo.
Montagem:Janeiro 2009.
Dimensões:40x23x40 cm (6 lados).
Volume: 36 L (nominal), 22 L (efetivo).
Filtragem:Resun HF-2001 (340 L/h). Usado com filtragem química (carvão ativado), biológica(ceramicas) e física (perlon).
Iluminação:3x20 W fluorescentes compactas luz do dia, ligadas por 12 horas por dia.
Substrato:CaribSea Eco-Complete, 5 cm à frente e 8 cm atrás.
Decoração:Algumas pedras, mas com o desenvolvimento do carpete elas ficaram escondidas.
Outros:Sistema de CO2 com um cilindro de 2 kg e um regulador de pressão Tunze (que é excelente por sinal), um difusor da Eheim e uma válvula solenóide, ligada com a iluminação em um timer analógico. Com isso o sistema é automatizado, fornecendo luz e CO2 juntos e desligados também juntos.
Água:Temp 28°C. As outras medidas eu não costumo fazer. Na verdade nunca cheguei nem a comprar esses testes. Como as trocas parciais eram feitas 2 vezes na semana acredito que a água do aquário era mole.
Manutenção:Toda quarta-feira e todo sábado faço trocas significativas de 40 a 50% do volume efetivo, e coloco aditivo fertilizante à base de ferro, específico para plantas vermelhas. Podas feitas sempre que necessário, assim como a troca dos elementos filtrantes e limpeza do filtro.
Fauna: Camarão Potimirim potimirim, Potimirim glabra e filhotes de Pomacea bridgesi. Os camarões eram uns 20 ao todo e os filhotes de Pomacea passavam facilmente de 30. Eu tinha cerca de 300 filhotes em um outro aquario de 300 litros, resolvi usá-las nesse plantado e o resultado foi ótimo.
Flora: Hemianthus calitricoides 'Cuba', Hemianthus micranthemoides, Amania gracilis, Blyxa japonica, Eleocharis minima, Glossostigma elatinoides, Echinodorus parviflorus e Rotala wallichii.
Comentários:Eu resolvi montar esse aquário assim que montei o sistema de CO2, pois as famosas garrafadas eram um problema pra mim, e resolvi também aplicar alguns conhecimentos de aquapaisagismo que aprendi lendo. Mas o aquarismo não se aprende apenas lendo, acredito que 70% do nosso hobby você só aprende com a mão na massa, na prática diária. Para essa montagem eu tive que fazer muitas trocas parciais por alguns meses e isso foi o grande diferencial para mim, pois eu levei bem a sério as trocas parciais e praticamente não tive problemas com algas. As plantas logo se fortaleceram, cresciam muito rápido e com muita saúde. Isso me deu mais motivação para continuar com o aquário e logo percebi que foi a mais bela montagem que tinha conseguido até então. Pode parecer pouco para alguns e sei que não chega nem perto de grandes montagens (dessas que vemos por aí na internet) mas para mim foi ótimo, eu usei meu potencial ao máximo, me dediquei ao máximo e adorei o resultado. Até por que eu não usei nada caro nessa montagem, apenas o sistema de CO2 que foi um pouco caro, o restante das coisas eu já tinha em casa. Nessa montagem eu aprendi na prática a importância de uma boa filtragem e a diferença que as trocas parciais fazem em um aquário. No fim das contas você tem muito menos trabalho, por que você não tem problemas com algas e outras coisas do tipo, como plantas atrofiadas e doentes. Nessa montagem eu pude reparar uma movimentaçao intensa dos camarões Potimirim, nas trocas eles sempre aparecem e se mostram extremamente adaptados ao aquário. Isso me deixa muito feliz, pois eu sei o quanto eles sentem necessidade de águas limpas (como discos) e pude até observar algumas fêmeas com ovos. É claro que não chegam a se desenvolver devido o seu ciclo reprodutivo passar por estagios larvais, mas isso é um sintoma de perfeita harmonia entre aquário, fauna e flora. É isso, não fique na teoria, confie em você e no seu talento, use a prática, use o dia a dia para aprender a verdade sobre o aquarismo.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.


O segundo video destacado nesta seção, com uma bela e suave música de fundo!

04_Nano_Tank_2.jpg (81kb)
Vista ampliada das plantas mais altas à direita

Fotos tiradas por Márcio Oliveira e Silva e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L