Peixes Ornamentais em Aquário
Fevereiro '11

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

02_Planted_Cube_1.jpg (68kb)

Fevereiro '11 - Aquário Cubo Plantado de 64 L do Samuel Guimarães. (Brasil)

Aquários em formato cúbico são meio difíceis de se montar direito e estabelecer um paisagismo realmente legal, mas por outro lado, um pouco mais à distância este tipo de aquário é um dos mais efetivos como peça de decoração na mobília. Que tal um desses na sua sala?

Proprietário:Samuel Guimarães, 25, de Belo Horizonte (MG), 11 anos de aquarismo.
Montagem:Agosto 2010.
Dimensões:40x40x40 cm.
Volume: 64 L (nominal).
Filtragem:Filtro Canister DIY com bomba de 600 L/h, 1 L Siporax e perlon.
Iluminação:3x23 W fluorescente compacta Phillips twister 6500 K e 63 lumens/Watt, 9 horas/dia.
Aquecimento:50 W Boyu.
Substrato:7 kg Seachem Flourite.
Decoração:Somente um tronco.
Outros:Cilindro de 4 kg de CO2 com válvula solenóide e difusor de cerâmica (uma bolha cada 1,5 segundos); Luminária DIY em chapa de aço escovado, cooler de computador com fonte 9 V (de modem queimado) para não deixar a água esquentar por conta das lâmpadas (o cooler liga junto com o CO2 e as luzes; ele ventila a coluna de ar sobre a superfície da água, e não a água).
Água:Temp 26°C; pH 6.6-6.8, GH e KH 2-3.
Manutenção:Trocas parciais de água semanais (cerca de 30%); às vezes limpeza dos vidros laterais e frontal (não possuo mais green spot).
Fauna: 5 neons cardinais, 5 matogrossos, 3 otos.
Flora: Didiplis diandra, Hemianthus micranthemoides, Rotala rotundifolia, Rotala wallichii, Lobelia sp., Glossostigma elatinoides, Vesicularia dubyana, Echinodorus tenellus.
Comentários:Aos 13 anos de idade (11 anos atrás) mantive um aquário de uns 30 L durante uns 2 a 3 anos (começando com lagostins, peixes e depois tartarugas), o qual acabei vendendo ao terminar o ensino médio. Na época dos peixes haviam alguns neons, uns matogrossos, casal de espadas (que tiveram vários filhotes, alguns cresceram e vendi para a loja), cascudo, tetras negros e alguns paulistinhas. Filtro biológico de fundo (argh), bomba submersa 500 L/h, termostato com aquecimento, cascalho de rio, lâmpada incandescente (putz), pedras. Trocas totais semanais (hahaha, a água sujava muito), lavava o aquário todinho, tirava tudo e lavava cascalho, pedras, tudo. Mal tratava a água nova com anti-cloro e fosse o que fosse, estavam lá os pobres peixes dentro de novo. Como tudo isso era errado hehehe...

Hoje sou biólogo e faço pós-graduação em BH, onde moro atualmente. Já fazem mais de 7 anos que pratico aquarismo 'virtualmente' (de tanto ler fóruns e mais fóruns a respeito), e, depois de muito sonhar (literalmente) em ter novamente um aquário, estava decidido a retornar a esse hobby, mas dessa vez, fazendo as coisas da maneira certa (na medida do po$$ível).

Está ai o resultado de algum planejamento e muito suor hahaha (tanto ralando para conseguir o $$, como pelo canister e luminária que são DIY). Apesar de alguns detalhes, estou satisfeito com o que consegui até agora.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

02_Planted_Cube_2.jpg (119kb)

02_Planted_Cube_3.jpg (130kb)

Fotos tiradas por Samuel Guimarães e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L