Peixes Ornamentais em Aquário
Dezembro '10

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

12_Planted_Tank_1.jpg (86kb)

Dezembro '10 - Aquário Comunitário de 112 L do Phelipe Tamburus. (Brasil)

Aqui está um belo aquário plantado de neons cardinais montado por um aquarista jovem que cria peixes desde a infância, sempre pronto para experimentar e aprender coisas, seja da maneira mais fácil ou da mais difícil. :-)

Proprietário:Phelipe Tamburus, 20, de Ribeirão Preto (São Paulo), 12 anos de aquarismo.
Montagem:Julho 2008.
Dimensões:70x40x40 cm.
Volume: 112 L (nominal), 100 L (efetivo).
Filtragem:Tetra Whisper 40 + Millenium 1000.
Iluminação:140 W Fluorescentes e Compactas, Sylvania Luz do Dia e Grolux; 10 horas por dia.
Aquecimento:100 W Atman.
Substrato:Areia de construção, Húmus tratado e Sera Floredepot.
Decoração:Algumas pedras.
Outros:Dymax timer.
Água:Temp 28°C, pH 7.0, KH 4.
Manutenção:Troca de água 20% por semana, podas 1 vez por mês, não utilizo aditivos.
Fauna: 15 neon cardinais.
Flora: Hemianthus callitrichoides 'Cuba', Eleocharis parvula, Vesicularia dubyana, Rotala sp. 'Nanjenshan', Hemianthus micranthemoides, Ludwigia arcuata, Cryptocoryne undulata.
Comentários:Eu sempre fui apaixonado por aquários. O primeiro aquário foi um verdadeiro comunitário, tinha de tudo um pouco! Com o passar dos anos descobri que o aquarismo é uma arte, que possui estilos, artistas e admiradores.

A montagem desse aquário foi simplesmente uma transformação atrás da outra. No começo tinha planejado um layout na forma de ilha mas não foi fácil, não conseguia estabelecer uma boa simetria. Indignado com a minha falta de capacidade, resolvi fazer da forma mais simples: plantas baixas na frente, plantas médias no meio e plantas grandes no fundo. Logo de cara comprei um pote de Hemianthus callitrichoides 'Cuba' sobre a qual o lojista tinha falado que era extremamente difícil cultivar. Mesmo assim levei e plantei ela com uma pinça de dentista (recomendo a todos os aquaristas) foi mais simples do que imaginava. Ao longo dos dias fui percebendo que a mesma estava esticando no sentido vertical; como não tinha o conhecimento que tenho hoje, fui lá e cortei. Depois de 15 dias aconteceu a mesma coisa! Um belo dia no colégio, eu estava tendo aula de Botânica e o assunto do dia era fototropismo, assim que o professor começou a explicar já imaginei o que estava ocorrendo. Cheguei em casa e arrumei um jeito de colocar duas lâmpadas compactas iluminando as 'Cubas'. Passaram-se 15 dias e o resultado foi incrível, agora elas cresciam na horizontal.

Resolvido o problema com as 'Cubas' surgiu outro; a infestação de algas filamentosas. Entrei aqui no fórum e achei a solução: Filtro UV. Só que tinha um problema, todos os filtros UV eram caros demais! Procurei mais uma vez e achei um tópico no Faça Você Mesmo, era o que eu procurava. Chamei meu avô, pai e irmão, começamos a montar o filtro e incrivelmente conseguimos. Coloquei no aquário de noite, no dia seguinte a minha mãe me acorda falando que meu aquário estava pegando fogo! Corri o mais rápido que pude, na hora que eu chego na sala o reator do filtro tinha entrato em curto em razão da lampada ter trincado e por isso queimou boa parte dos fios.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

12_Planted_Tank_2.jpg (63kb)

12_Planted_Tank_3.jpg (58kb)

Fotos tiradas por Phelipe Tamburus e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L