Peixes Ornamentais em Aquário
Outubro '09

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

10_Reef_Aquarium_1.jpg (30kb)

Outubro '09 - Aquário de Reef de 160 L do Francisco Ribeiro Jr. (Brasil)

Já faz um tempinho que não destacamos um reef aqui na seção, então aí vai um belo exemplo de um aquarista de água doce que sempre teve medo de "salgar as mãos" por causa de tudo que se ouve falar sobre reefs (sound familiar?), mas eventualmente caiu na tentação e tem boas experiências para partilhar.

Proprietário:Francisco Ribeiro Jr, 35, de Taubaté (Brasil)
Montagem:Setembro 2004.
Dimensões:80x40x50 cm.
Volume: 160 L (nominal).
Sump:60x30x40 cm (35 litros de água sendo filtrada) tocada por bomba recalque Otto 2100 (coluna d`água de 1,5 m) e caixa de reposição de 5 litros.
Filtragem:Cerca de 30 kg de rocha viva de Recife e Guarapari; skimmer Morato 250 interno, tocado por uma Maxi-Jet 1200.
Circulação:2x Maxi-Jet 900.
Iluminação:2x75 W Coralife VHO (10000K) + 1x20 W Arcadia Actínica (9.500K) ligadas 12 horas/dia e controladas por dois timers da Automatic.
Substrato:6 cm de halimeda por baixo + 6 cm de aragonita da Aragalife e aragonita SS comum por cima.
Aquecimento:Visitherm 200 W.
Resfriamento:1 ventoinha controlada por um termostato Jonhis e um aparelho de ar condicionado no cômodo em que se encontra o aquário.
Outros:Filtro esterilizador UV de 8W Morato (3 horas/dia); detector de amônia Seachem.
Água:Densidade 1023, temp 27°C, pH 8.3, KH 9, GH 420 ppm, amônia 0, nitrato 5-10 mg/L, fosfato 0,1 mg/L (testes Tropic Marin).
Manutenção:Trocas d'água de 15% quinzenalmente com água deionizada + sal Tropic Marin; limpeza dos vidros e do copo do skimmer quando necessário.
Peixes:1 casal de Palhaços Percula (Amphiprion ocellaris), 1 Cardinal Bangai (Pterapogon kaudernii), 1 Six Line Wrasse (Pseudocheilinus hexataenia), 1 Flame Hawk (Neocirrhitus armatus), 1 Pseudochromis Purple (Pseudochromis porphyreus) e 1 Long Fin Goby (Valenciennae longipinnis).
Invertebrados:1 camarão Stenopus (Stenopus hispidus), cerca de 30 mini paguros, 30 turbo snails, snails "Nishi" (que se enterram no substrato) e 5 ofiúros.
Corais:Sun Coral, Zoanthus verde e vermelho, Xênia Giant e Pom-Pom, Leather Spaghetti, Star Polyps White, Green e Brown, Mushrooms Blue, Marble, Green, Red e Green Hairy, Coral Carpet Brown, Xenia Tree, Yellow Polyps e Cloves.
Comentários:

Após ter montado e desmontado vários aquários de água doce, resolvi montar um reef de corais vivos. Já sabia que este tipo de montagem despenderia muito mais dinheiro do que qualquer outra aventura aquarística mas, apesar de ter feito diversos orçamentos e simulações, como quase em todo empreendimento em que entramos (reforma de casa, abertura de empresa etc.) acabamos por gastar mais do que prevíamos. Comigo não foi diferente. Então, depois de um ano e alguns meses, gostaria de deixar algumas dicas para quem pretende montar um aquário marinho de corais:

Pense no dinheiro que irá gastar, não só aquele usado na compra dos equipamentos e na montagem em si, mas também naquele que você gastará mensalmente, como energia elétrica, sal sintético, água deionizada ou de RO, testes etc. Pode soar estranho, mas o gasto com água de reposição num aqua como este é considerável.

Compre o skimmer mais potente e funcional que o seu bolso permitir (de preferência coloque um com o dobro da potência nominal que seu tanque precisa), este equipamento te poupará dor de cabeça com algas e gastos com trocas d'água, num futuro muito próximo.

Escolha bem os corais, pois a maioria deles briga entre si e alguns precisam de condições que muitas vezes o aquário não dispõe, como iluminação HQI, nível de alcalinidade, etc. Os corais moles são os mais resistentes e simples de se manter.

Não superpopule o tanque com peixes, pois além de gerar matéria orgânica, a maioria deles é territorial e precisa de espaço.

Prefira as lâmpadas HQI, pois seu custo/benefício é muito superior aos outros tipos de iluminação.

Não se amedronte frente a comentários como: "Manter um aquário marinho de corais saudável é quase impossível", "Um reef dá mais trabalho que um filho", "Não há como estabilizar um tanque marinho de menos de 400 litros". Isto tudo é geralmente dito por quem nunca teve um aqua marinho, ou por quem entende muito pouco de aquarismo. Hoje em dia, com o implemento da filtragem biológica pelas próprias rochas vivas do aquário e de equipamentos como os skimmers, mudou muito o conceito de manutenção e tamanho mínimo deste tipo de montagem.

No mais, depois de alguns sustos e escorregões, é só apreciar uma obra-prima da natureza, bem na sua casa. Na minha opinião, se você quer ter um aquário tão belo quanto um marinho, mas sem gastar muito dinheiro, opte por montar um plantado no estilo Amano ou holandês. Saliento, na minha opinião!

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

10_Reef_Aquarium_2.jpg (71kb)
Dois passos intermediários na evolução da maturação do aquário

10_Reef_Aquarium_3.jpg (67kb)
Alguns peixes, invertebrados e corais

Fotos tiradas por Francisco Ribeiro Jr e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L