Peixes Ornamentais em Aquário
Maio '09

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

05_American_Cichlid_Tank_1.jpg (30kb)

Maio '09 - Aquário de Ciclídeos Americanos de 660 L da Christine Karlsen. (Noruega)

Há vários bons exemplos e experiências para serem apreendidas do aquário destacado este mês. Provavelmente a mais importante seja o comprometimento da aquarista norueguesa Christine Karlsen com o aquarismo responsável, providenciando uma casa maior para os peixes grandes que ela possui assim que ficou claro que o aquário anterior de 325 L não era grande o suficiente para seus peixes em crescimento. Você vai notar também que um upgrade para adequar-se às necessidades dos peixes não implicou necessariamente em um grande aumento de investimento, e montagems grandes podem de fato serem mantidas bastante simples. Ela também conta algumas histórias interessantes logo abaixo, portanto não deixe de ler os comentários, além admirar as fotos do belo aquário!

Proprietária:Christine Karlsen, da Noruega, 11 anos de aquarismo.
Montagem:Dezembro 2006.
Dimensões:200x55x60 cm.
Volume:660 L (nominal).
Filtragem:Eheim 2260, Juwel Jumbo, Fluval 204.
Iluminação:2x40 W fluorescentes de espectro pleno Osram (5000 K e 6000 K) + 2x30 W Hagen Sun-Glo.
Aquecimento:Juwel 300 W (dentro do filtro Juwel) + Sera 300 W.
Substrato:Cerca de 3.5 cm de cascalho comum, um pouco mais em volta das plantas de raíz.
Decoração:Madeira, plantas.
Outros:Nenhuma bomba de circulação. A filtragem tem uma circulação de 7x o volume por hora. Timer ligado 12 horas por dia. Sem alimentador automático, sem controle de pH, sem injeção de CO2, sem fertilizante para plantas.
Água:Temp 27°C.
Manutenção:Até recentemente, 40 a 50% de trocas dágua 2x por semana. Eu agora reduzi para 50% uma vez por semana. Vamos ver como fica, talvez tenha que voltar para 2x novamente. Eu não precisei limpar os filtros ainda, except pelo Fluval que só tem esponjas e lã.
Fauna:1 Oscar, 1 Severum, 1 Vieja, 1 Dempsey, 1 Léri, 6 Bótias Palhaço, 1 Cascudo.
Flora: Crypto wendti brown, Samambaia de Java, Samambaia de Windelov, hygrophila gigante, e algumas outras.
Comentários:

Este aquário foi montado para meu oscar e minhas bótias, com bastante madeira e algumas plantas. Eles estavam antes em um de 325 litros - as bótias por quase 2 anos e o Oscar por um ano. Eu senti que estava ficando pequeno, então encontrei um bom negócio em um 660 litros usado. Tudo do 325 L foi para dentro do 660 L.

Quando montei este aqua eu queria que tivesse muitos esconderijos pra as bótias. Eu tinha 2 cascudos de nariz eriçado mas o Oscar tento comer o macho pela cauda (felizmente, ou eu teria perdido ambos os peixes) e eu tive que perseguir o Oscar pelo aquário até conseguir que ele cuspisse o cascudo. Infelizmente o cascudo não viveu, e a sua fêmea morreu dois dias depois (do que eu não sei, não encontri nenhum ferimento nela). Ambos tinham 5-6 anos de idade.

Eu estou agora lutando contra algas, por isso comprei um novo cascudo que não vai crescer tanto, mas é grande o suficiente para não ser comido ou cuidar de si mesmo. Eu tinha um acará zebra mas ele ficou agressivo demais. Eu também tentei um Boca de Fogo mas ele também era agressivo demais para o meu Oscar. Meu Oscar é muito tranquilo, ele não cava ou move plantas. O passatempo favorito dele é cuspir cascalho nas bótias enquanto elas estão dormindo à frente no aqua. Depois de receber algumas cusparadas elas vão para baixo de algum tronco para dormir.

As plantas são todas de baixa iluminação. Elas estão indo bem, mas o severo e as bótias judiam delas. Eu tinha 2 tipos de anubias, mas toda vez que elas floriam as bótias matavam as flores e faziam buracos nas folhas, que ficavam cobertas de algas, por isso eu tive que movê-las.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

05_American_Cichlid_Tank_2.jpg (39kb)
Espaço adequado é praticamente tudo que um oscar precisa para viver feliz

05_American_Cichlid_Tank_3.jpg (25kb)
Jack Dempsey e Cascudo Comum

05_American_Cichlid_Tank_4.jpg (27kb)
Vieja e as Bótias

Fotos tiradas por Christine Karlsen e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L