Peixes Ornamentais em Aquário
Abril '09

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

04_Planted_Aquarium_1.jpg (30kb)

Abril '09 - Aquário Plantado de 270 L do Clyde D’Souza. (Índia)

Este mês destacamos um aquapaisagismo interessante do aquarista indiano Clyde D’Souza, que usou um tema de "ilha" central composta de densos carpetes de riccia e plantas ninfas de folhas largas, cercado por plantas de caule e folhas estreitas por ambos os lados. A opção por usar solo como substrato é popular em países onde bons substratos comerciais não estão disponíveis ou são muito caros, mas cuidado porque esta solução caseira pode ser perigosa. No presente caso os possíveis vazamentos de nutrientes para a coluna d'água são compensados por amplas trocas parciais semanais.

Proprietário:Clyde D’Souza, 26, de Mumbai (India), 3 anos de aquarismo.
Montagem:Outobro 2006.
Dimensões:120x50x45 cm.
Volume: 270 L (nominal).
Filtragem:Canister Azoo CF1500. Mídia: camada superior de malha plástica, segunda camada de lã acrílica, terceira camada de bio cubos e camada inferior de tubos cerâmicos porosos para abrigar bactérias.
Iluminação: PL’s Azoo: 6x20 W e 2x40 W. Temporizadas digitalmente para acender às 10:00 e desligar às 19:00.
Substrato:Camada inferior de 3 cm de solo rico em ferro encontrado em Lonavala, Maharashtra na India, com uma camada superior de 5 cm de areia natural.
Decoração:Troncos.
Outros:Regulador de CO2 Azoo com cilindro de 5 L, 1 bolha a cada 2 segundos.
Água:Temp 26°C, pH 6.5, outros parâmetros não testados.
Manutenção:Trocas d'água metade do aquário toda semana e adição de 20 ml de Azoo Iron, 20 ml de fertilizante Yamato Green, 20 ml de elementos traços. Uma vez por mês adição de hormônios de plantas Auxinas, Glibberinas, Zeatinas.
Fauna:20 tetras cardinais, 8 rodostomos, 8 tanictis, 3 barbos rosados, 2 bótias palhaço, 4 comedores de algas siameses, camarões Amano e 6 oto’s.
Flora:Riccia, amazonense anã, Anubias nana, Aponogeton crispus, Hygrophila 'sunset', niféias verdes, Nymphaea lotus 'red', Cryptocoryne wendtii, Cryptocoryne cordata.
Comentários:

O aquário não é muito hi-tech mas tem tudo para manter os requerimentos das plantas. As fotos foram tiradas em Abril 2007, 5 meses depois da montagem. No primeiro mês o aquário enfrentou um pouco de algas mas os comedores de algas deram conta disso. Houve também um pouco de deterioração do solo já que as bacterias ainda não estavam estabelecidas, mas depois de um tempo estava tudo normal sem intervenção externa.

Como você pode ver, usando apenas solo apropriado dos morros locais e iluminação substancial com injeção de CO2, um belo aquário pode ser conseguido. Eu não sou muito cuidadoso para medir pH e dureza, já que a água disponível aqui parece ser perfeita e o restante do aquário se balanceia naturalmente. Trocas d'água são feitas toda semana com reposição dos nutrientes perdidos. Os tetras parecem estar em ótima saúde, mostrando forte coloração. As bótias adoram relaxar nos buracos ocos dos troncos, saindo durante a hora da comida. Eu tenho alimentado com Tetra Bits e Hikari Bloodworms congeladas, o quanto consomem em 2 minutos para evitar poluir a água. Os camarões Amano parecem estar se multiplicando rapidamente.

Uma dica que eu posso dar aos aquaristas querendo montar um plantado é que não se desesperem se não acertarem logo na primeira vez, existem muitos websites para você se educar e se os requerimentos de substrato, iluminação, nutrientes e CO2 para as plantas forem providenciados é até fácil criar um aquário com belo paisagismo. Um aquário assim pode fazê-lo se perder desfrutando-o e esquecer suas preocupações, então vá em frente e tente...pode ser muito divertido.

Eu devo terminar dizendo que é um grande serviço que vocês estão prestando através deste website, já que aqui em Mumbai, India, não há muitas pessoas que sejam bem informadas sobre como montar belos aquários plantados e a maioria dos vendedores nem sabe os nomes das plantas mais básicas. Seria ótimo se pudéssemos tirar o melhor de mais aquaristas.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

04_Planted_Aquarium_2.jpg (71kb)
Cardinais, rodostomos e bótias curtindo a vida no jardim

04_Planted_Aquarium_3.jpg (67kb)
Lado esquerdo destacando as criptos, anubias e higrofilas

04_Planted_Aquarium_4.jpg (66kb)
Lado direito destacando a lotos vermelha altamente contrastante

Fotos tiradas por Clyde D’Souza e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L