Peixes Ornamentais em Aquário
Maio '08

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

805_Amazon_Tank_1.jpg (56kb)

Maio '08 - Aquário Amazônico de 96 L do João Avó (Portugal)

Beleza, simplicidade e naturalidade são os destaques desta montagem de um aquarista português que resolveu "voltar às raízes" depois de incursões por paisagismos plantados mais sofisticados.

Proprietário:João Avó, 21, de Almada, Portugal, 3 anos de aquarismo.
Montagem:Fevereiro 2007.
Dimensões:80x30x40 cm
Volume: 96 L (nominal), 85 L (efetivo).
Filtragem: Filtro externo Tetratec 600 EX.
Lighting:2x36 W PL-L DIY, 10 horas por dia.
Aquecimento:Tetra 100 W.
Substrato:Areia de rio.
Decoração:Troncos de videira, troncos mopani, e xistos para servirem de local de desova para os ramirezis.
Manutenção:Trocas parciais de 10% uma vez por semana, fertilização com potássio e ferro semanal, com fosfatos esporadicamente. CO2 caseiro.
Água:Temp 24°C, pH 6.4-6.6, Dureza total 30 ppm, NO3 ~0, PO4 3 ppm.
Fauna:10 neons verdadeiros, 4 ramirezis, 4 coridoras paleatus, 4 Pomacea bridgesii.
Flora:Echinodorus bleheri, E. barthii, E. "Ozelot", E. urugayensis, E. tenellus, Lileaopsis brasilensis, Vesicularia sp. "Christmas", Ceratopteris cornuta, Heteranthera zosterifolia, Hydrocotyle leucocephala.
Comentários:

Montei este aquário com o objectivo de manter um biótopo sul americano, inicialmente com a idéia de manter um trio de Apistogramma cacatuoides e um cardume de tetras. Contudo aqui em Portugal a variedade selvagem é pouco vulgar e pessoalmente não aprecio as variedades apuradas em cativeiro (double e triple Red), pois acho-as pouco naturais. Por essa razão decidi tentar a minha sorte com os ramirezis, que são peixes que adoro desde que sou pequeno. Ao principio tive problemas em encontrar machos, já que cheguei a comprar 5 e eram todos fêmeas. Agora tenho lá dois casais, um deles já com uma postura comida no dia seguinte. Espero vir a ter sucesso com a sua criação. Para manter os peixes saudáveis alimento-os com 3 variedades de comida congelada (artêmia, larvas, e mistura para discus), granulado para discus e uma receita caseira com camarão, cenoura, ervilhas, abobrinha e gelatina. Mantenho os fosfatos e o potássio altos, para que não haja hipótese de acumulaçao de nitratos. No geral, é um aquário que não requer muitos cuidados e que me dá muito gozo manter, pois gosto muito de biótopos.

Neste aquário entei reproduzir um habitat das poças ácidas da amazónia, mas com uma densidade de vegetação maior. Chamei-lhe Back to the Roots devido à minha experiência durante o último ano. Fui tomado pela febre dos plantados e experimentei mais de 15 layouts diferentes em 2 aquários. Experimentei usar cerca de 30 espécies de plantas, aprendi sobre fertilização, iluminação, CO2 (muito com a ajuda do aquahobby.com e do aquariofilia.net). Contudo, cheguei a um ponto que me fartei e resolvi reflectir sobre esta vertente da aquariofilia e cheguei à conclusão que me devia concentrar mais nos peixes e no seu bem estar em vez de mudar de layout a cada 2 meses só por capricho. Daí, ter voltado às origens dos meus tempos de aquariofilia, mas com mais conhecimentos, o que me permitiu fazer um biótopo equilibrado, onde os peixes se sentem bem.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

805_Amazon_Tank_2.jpg (66kb)
Close no lado direito e alguns dos peixes

805_Amazon_Tank_3.jpg (59kb)
Galhos de videira e plantas amazonenses

805_Amazon_Tank_4.jpg (37kb)
Visual um pouco mais denso, mas ainda muito natural

Fotos tiradas por João Avó e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L