Peixes Ornamentais em Aquário
Janeiro '08

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

Janeiro '08 - Pedragismo em Aquários!

Ciclídeo maníacos são um subgrupo de aquaristas contendo um espectro pleno de abordagens para o seu hobby. De um lado temos aqueles que defendem ferrenhamente a filosofia de reproduzir da melhor maneira possível as características físicas e químicas do habitat natural de qualquer espécie de ciclídeo e a observação rigorosa da compatibilidade de espécies, origem, preservação da pureza genética, etc. Do outro lado temos aqueles interessados apenas em um aquário bacana e cheio de ciclídeos coloridos, sem muita preocupação com genética, compatibilidade ou questões ambientais. Como ocorre em geral, a maioria provavelmente se posiciona em algum lugar no meio destas duas pontas, tentando encontrar o balanço correto entre o que eles gostariam e o que é melhor para seus peixes. A busca por este balanço passa inevitavelmente pela escolha das pedras e como elas serão arranjadas para formar a decoração do aquário, então aqui vão algumas das opções mais comuns disponíveis. Bom proveito!

Pedragismo de Rocha Calcária
Rochas calcárias e semelhantes estão entre as favoritas por diversas razões. Elas são relativamente baratas e encontradas facilmente em lojas de materiais de construção e jardinagem. Também são encontradas em praticamente todos os tamanhos e formatos, empilham bem de muitas maneiras diferentes, e têm até uma certa variedade de cores disponíveis. Elas também ajudam a manter o pH e dureza altos (bom para ciclídeos dos lagos rochosos africanos).

801_Luis_1.jpg (37kb)

Aquário de Ciclídeos de 210 L do Luis Kaiute. (Brasil)

"Meu aquário de ciclídeos de 210 L tem substrato de dolomita e 60 kg de pedra calcária. A iluminação é actínica, tri-lux e blue light. O pH é alto e o GH também. Ele tem um filtro externo e uma bomba para circulação interna, plantas artificiais e ciclídeos africanos variados."

Pedragismo de Ardósia
Placas achatadas de ardósia oferecem um estilo de decoração bastante singular. Elas empilham excepcionalmente bem (embora sejam necessárias muitas delas), permitindo todos os tipos de arranjos tridimensionais (embora não fiquem parecendo muito naturais) e a estrutura final geralmente fica muito rica em túneis e tocas para os ciclídeos explorarem e demarcarem. A coloração grafite da ardósia também dá um aspecto escuro e de águas profundas ao aquário. Ardósia não altera significativamente os parâmetros químicos da água.

801_Mike_1.jpg (35kb)

Aquário de Ciclídeos de 300 L do Mike. (EUA)

Filtragem: Fluval 404 e Magnum 350
Aquecimento: Visa-Therm 300 W
Iluminação: CoraLife 10000 K e CoraLife Actinic, 120 W total
Substrato: granito moído
Rochas: 120 kg de ardósia
Painel de Fundo: degradê azul
Plantas: Anubias e samambaia de Java
Alimentação: Ocean Nutrition Cichlid Vegi Formula e Nutrafin Spirulina Flake
Outros: bomba de circulação Penguin
Água: Temp 26°C, pH 8.0

Pedragismo de Rochas Arredondadas
Rochas e pedregulhos arredondados são geralmente encontrados em rios de pouca profundidade, por isso são mais apropriadas para simular este tipo de habitat. Normalmente não se empilha essas rochas muito alto, primeiro porque não parece natural e segundo porque pode ficar instável e portanto inseguro. Plantas falsas também acrescentam ao efeito de rio, como se vê neste aquário.

801_Jimi_1.jpg (44kb)

Aquário de Ciclídeos de 340 L do Jimi Yoist. (EUA)

Pedragismo de Isopor Recoberto DIY
Uma das opções mais interessantes para quem se dispõe a enfrentar o desafio é projetar e construir seu próprio pedragismo caseiro! Existem diversas técnicas que podem ser usadas para este fim, uma delas sendo esculpir o seu arranjo em isopor e depois recobrí-lo com resinas, tintas ou cimentos de acordo com o efeito que deseja obter. O aquário abaixo demonstra muito bem essa técnica.

801_Tolga_1.jpg (21kb)

Aquário de Ciclídeos de 120 L do Tolga Cavdar. (Turquia)

"Por favor note que o meu aquário não é grande o suficiente para hospedar todas as espécies, mas meus peixes ainda estão pequenos e eu vou poder movê-los para um aquário maior. Não quero que minhas crianças fiquem tristes ;). O painel de fundo é feito de isopor branco, recoberto com uma mistura de concreto e areia. Eu queria construí-lo com outra cor mas não pude ter certeza que as tintas seriam seguras para os peixes. Ele é especialmente apreciado pelos Labidochromis, que adoram nadar por entre as cavernas e túneis artificiais, mas a espessura (frente-trás) ficou um pouco grande e isto interfere com a iluminação e torna o meu aquário meio estreito ainda mais estreito. Mais fotos e detalhes (em turco) podem ser encontradas no meu website."

 Página 1   Página 2 

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por seus respectivos autores e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L