Peixes Ornamentais em Aquário
Setembro '07

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

709_Malawi_Cichlid_Tank_1.jpg (20kb) 709_Malawi_Cichlid_Tank_2.jpg (28kb)

Setembro '07 - Aquário de Ciclídeos Malawi de 1600 L do Monteiro Júnior. (Brasil)

Aqui está uma enorme, madura e exemplar montagem de ciclídeos africanos, recentemente redecorada para ganhar um aspecto bem natural. Notável também é o sistema de filtragem bastante simples, mas compensado por trocas parciais de 10% diárias!

Proprietários:Monteiro Júnior, 34, de Ribeirão Preto, Brasil, 20 anos de aquarismo.
Website:C.M.C.A's
Dimensões:250x80x80 cm.
Volume: 1600 L (nominal), 1400 L (efetivo).
Filtragem:4x filtro interno modular.
Iluminação:4x40 W fluorescentes Philips, 2x Super 90 e 2x Azuis, em torno de 10-12 horas/dia com 2 fotoperiodos distintos.
Aquecimento:Nenhum.
Substrato:Cascalho importado do Malawi.
Decoração:Rochas basálticas sem empilhamento, apenas rochas grandes.
Outros:Termômetro digital.
Água:Temp 26°C, pH 8.0-8.1, KH 22, GH 8.
Manutenção:Trocas d'água 10% todos os dias, limpeza de filtros 1 vez por semana (troca de perlon e limpeza de espuma e mídias).
Fauna: 4 Dimidiochromis compressiceps (2 casais), 4 Nimbochromis venustus (2 casais), 3 Nimbochromis livingstonii (1m 2f), 5 Fossorochromis rostratus (2m 3f), 2 Aulonocara stuargranti (casal), 2 Aulonocara OB (casal), 4 Labidochromis caeruleus yellow (1m 3f), 1 Labidochromis caeruleus white (1m), 4 Labidochromis trewavassae red top (1m 3f), 6 Labidochromis lividus (2m 4f), 3 Pseudotropheus socolofi (1m 2f), 3 Pseudotropheus estherae (1m 2f), 3 Pseudotropheus lombardoi (1m 2f), 2 Pseudotropheus cabro yellow (casal), 3 Maylandia pyrsonotos albino (1m 2f), 4 Gephyrochromis moorii (1m 3f).
Flora:2 Samambaias de Java.
Comentários:

Neste layout renovado tentei recriar, em escala, parte de uma foto sub-aquática que vi do lago Malawi. Foram quatro anos de planejamento da mudança, até arrumar dois dias para trabalhar as rochas para limpeza e moldagem na talhadeira, para ficarem no formato desejado. A montagem anterior era composta de rochas mineiras e algumas marinhas mortas, o que me incomodava muito e gerou problemas como manchas nos peixes e pintas escuras, principalmente concentradas no ventre e abaixo da boca. Está nos planos um sistema UGJ (under gravel jets). A montagem está realmente seguindo como eu queria. Como já disse antes, tentei recriar a paisagem de uma foto do Malawi, e os peixes agora estão vivendo como no lago. As novas rochas são imensas e pesadas, não há nenhuma toca a não ser as que eles escavam. Estão dividindo os territórios e compartilhando as rochas, uma parte para cada, por exemplo, áreas separadas de raspagem de algas. Não há nenhuma briga, tudo segue em harmonia, mas não esqueçamos do tamanho e volume do aquário. Quem ler e tiver aquas menores, pense bem a respeito: em aquários pequenos não é assim. Espero que gostem e optem por um layout natural.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

709_Malawi_Cichlid_Tank_3.jpg (38kb)

Fotos tiradas por Monteiro Júnior e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L