Peixes Ornamentais em Aquário
Julho '07

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

707_Nano_Reef_Tank_1.jpg (63kb)

Julho '07 - Nano Reef de 95 L do Francisco Ribeiro Jr. (Brasil)

No ano passado começamos a 9a temporada de aquários do mês com um nano-reef que estava completando 1 ano de existência justamente em Julho '06. Sem que fosse planejado, este ano estamos iniciando a 10a da mesmíssima maneira...outro nano-reef completando exatamente 1 ano de montagem agora em Julho '07. Coincidência ou destino? ;-)

Proprietário:Francisco Ribeiro Junior, 33, de Taubaté, Brasil, 23 anos de aquarismo.
Montagem:Julho 2006.
Dimensões:70x30x45 cm.
Volume: 95 L (nominal).
Sump: 70x12x40 cm (34 litros) e caixa de reposição de 3 litros. Recalque e circulação feito por uma Sarlo Better 2000, conectada a um distribuidor de fluxo.
Filtragem:Cerca de 15 kg de rocha viva + skimmer Morato 250 interno, tocado por uma Maxi-Jet 900.
Aquecimento:Visitherm 100 W.
Resfriamento:2 ventoinhas de 12x12 cm, controladas por um termostato Jonhis mais um aparelho de ar condicionado no cômodo em que se encontra o aquário.
Iluminação:5x20 W lâmpadas fluorescentes da Arcadia (4 brancas de 10000K + 1 actínica) – ligadas 12h por dia e controladas por dois timers da Automatic.
Substrato:12 cm de Halimeda.
Outros:Um filtro esterilizador UV Boyu 15 W, testes da Tropic Marin, detector de amônia Seachem.
Água:Densidade 1023, Temp 27,0-28,5°C com variação diária máxima de 0,5°C, pH 8.2-8.4, KH 9, Ca cerca de 420 ppm, PO4 0,1 mg/L, NO3 5-10 mg/L.
Manutenção:Troca de 20% de água deionizada com sal sintético, semanalmente. Limpeza dos vidros e do copo do Skimmer, quando necessário. Bio Calcium pela manhã, quando necessário.
Peixes:Casal de palhaços percula falso (Amphiprion ocellaris), six line wrasse (Pseudocheilinus hexataenia), bicolor dottyback (Pseudochromis paccagnellae).
Invertebrados:Cerca de 30 mini paguros, 30 turbo snails, 30 snails “Nishi” (que se enterram no substrato) e 2 ofiúros, mais um casal de camarão Estenópus (Stenopus hispidus).
Corais:Sun Coral, Zoanthus, Xênias Giant e Pom-Pom, Leather Umbrella, Mushrooms Blue, Marble, Green, Red e Green Hairy, Kenia Tree, Yellow Polyps, Anthelia, Cloves, etc.
Comentários:

Cabe salientar que um aquário marinho tem seu custo ligado diretamente ao seu tamanho. Como precisava economizar dinheiro, montei este meu aqua da maneira mais econômica que pude, mais ou menos deste jeito:

- Escolhi o tamanho do aquário pensando principalmente nos custos da montagem/manutenção e também na iluminação. Como não queria usar lâmpadas HQI, por esquentarem demais a água, optei por fluorescentes, o que me limitou a colocar os corais menos exigentes à iluminação. Assim, me decidi por um aquário de 70 cm, pois poderia usar tubos de 60 cm (20 W).

- Optei por um tanque com sump traseiro, pois apesar de considerar o sump embaixo do móvel uma opção melhor em termos de capacidade volumétrica, estética e facilidade de manutenção, o quesito dinheiro falou mais alto.

- Calculei o volume bruto do aquário, desprezando o volume do sump, e o usei para calcular a quantidade de lâmpadas (cerca de 1 W/L). Calculei também a quantidade de substrato para 12 cm de altura. Hoje colocaria um pouco menos de halimeda (cerca de 20 kg), ou melhor, usaria um destes substratos que vêm preservados em água marinha e com bactérias nitrificantes, numa proporção menor (8-10 cm). Estes substratos aceleram em muito o período de ciclagem. Continuando com os cálculos, coloquei 15 kg de rochas vivas (15% do volume bruto do display) e escolhi o skimmer, considerando o espaço disponível no sump e a capacidade de retirada de dejetos. Gosto de ter um skimmer que tenha sido dimensionado para o dobro da minha necessidade. Este é um dos poucos itens em que não há muito como economizar e o barato pode sair muito caro.

- Depois, calculei a circulação em 2000 litros/hora (20 vezes o volume bruto do aquário. Optei por apenas uma bomba no sump como recalque. Poderia ter optado por várias bombas menos potentes dentro do display para auxiliar, mas já havia feito isto no meu reef anterior e não gostei do resultado estético. Hoje em dia, há uma variedade de equipamentos que auxiliam na circulação, como "wave-makers", gira-gira etc. Porém, apenas coloquei um distribuidor de fluxo de cano PVC, por economia.

- Para aquecer, coloquei um termostato eletrônico de uma boa marca, calculando 1 W/L, visto que moro em uma região quente. Já para resfriar, coloquei duas ventoinhas de 12x12 cm, ligadas a um controlador digital. A melhor opção a meu ver seria colocar um chiller com aquecedor, mas além do barulho que as minhas ventoinhas fazem quando estão ligadas, não tenho do que reclamar. Cabe dizer que o preço de um "chiller" é bem salgado, pelo menos aqui no Brasil.

- Para a água, comprei um filtro deionizador de um amigo e sal sintético. Instalei também um filtro UV (ultravioleta) para auxiliar no combate a uma possível infecção e na proliferação de algas. Deixei o aquário funcionando sem iluminação por cerca de um mês, para eliminar o excesso de matéria orgânica e evitar uma possível infestação de algas. Depois liguei as luzes, aumentando o foto período lentamente, controlando com dois timers. Um para a luz actínica (ligo antes e desligo depois para simular amanhecer e entardecer) e outro para as brancas. Creio que isto diminui o estresse dos animais.

- Cerca de uma semana depois coloquei a equipe de limpeza (animais que se alimentam de algas e detritos). Os mais conhecidos por aqui são os paguros, os turbo snails e os ofiúros. A partir deste ponto fui verificando o andamento da ciclagem com testes, até não serem mais detectados amônia e nitrito.

- Daí vem a melhor parte, colocar os animais principais. Escolhi peixes compatíveis com o tamanho do reef, com os outros peixes e com os corais. Quanto aos corais, fui comprando e ganhando mudas de amigos aquaristas. Dando preferência aos chamados corais moles, pois minha iluminação é inadequada para alguns tipos de corais duros (SPS e LPS).

No mais, meu reef é uma montagem bem vistosa e não há ninguém que venha aqui em casa que não diga algo do tipo: “Olha, é um casal de Nemos”.

Gostaria de agradecer ao Marcos, não só pela inserção de meu aquário, mas principalmente pela criação e manutenção deste maravilhoso site de aquarismo, que sabemos ser um dos melhores e mais abrangentes neste assunto. Obrigado!

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

707_Nano_Reef_Tank_2.jpg (57kb)

707_Nano_Reef_Tank_3.jpg (46kb)

Fotos tiradas por Francisco Ribeiro Jr e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L