Peixes Ornamentais em Aquário
Fevereiro '07

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

702_Planted_Tank_1.jpg (51kb)

Fevereiro '07 - Aquário Plantado de 340 L do Fabiano Pita. (EUA)

Depois de muitos anos, tenho novamente a oportunidade e o prazer de mostrar uma montagem com a qual eu tive algum envolvimento pessoal. O aquarista brasileiro Fabiano Pita já era visitante do site quando mudou-se para Ames (EUA) em 2002, na mesma época que eu morei lá. Nos encontramos, ficamos amigos e ele montou um aquarinho plantado de 20 L na época com podas das minhas plantas. No ano seguinte nós dois saímos dos EUA, ele de volta ao Brasil e depois novamente retornou aos EUA, e o interessante é que nestas duas mudanças de país ele levou consigo as plantas, equipamentos, e até o substrato! Belo exemplo do nível de persistência e apego que um aquarista consegue atingir... ;-)

A montagem deste mês também serve como exemplo de que, para um aquarista experiente e responsável, não existe a obrigatoriedade nem a preocupação de "enfiar" tantos peixes quanto conseguir dentro de uma montagem, uma mentalidade muito comum (e até certo ponto compreensível) entre principiantes. Muito pelo contrário, esse aquário todo espaçoso e confortável montado no início de 2004 serve como casa e jardim para apenas um casal de discos e 5 limpa-vidros!

Proprietário:Fabiano Pita, brasileiro, atualmente vivendo em Des Moines (EUA).
Montagem:Fevereiro 2004.
Dimensões:122x46x61 cm.
Volume: 340 L (nominal), 300 L (efetivo).
Filtragem:Canister Fluval 404.
Iluminação:6x40 W fluorescente (3x Grolux + 3x Luz do Dia) 10 horas/dia.
Substrato: Areia de filtro de piscina e humus tratado.
Aquecimento: 200 W.
Outros:Injeção de CO2 (cilindro 4 kg) 10 horas/dia.
Água:Temp 24-29°C, pH 7, Dureza 2.
Manutenção:Trocas de agua 20% a cada 20 dias, limpeza do filtro a cada 2 meses.
Fauna:2 discos (casal) e 5 limpa-vidros.
Flora:Riccia fluitans, Eleocharis minima, Glossostigma elatinoides, Hemianthus micranthemoides, Heteranthera zosterifolia, Rotala macrandra, Rotala rotundifolia, Rotala wallichii, Anubias nana, Anubias sp., musgo de Java, Aponogeton madagascarensis (2 variedades), Ammannia gracilis, Echinodorus tenellus, Echinodorus 'ozelot', Bacopa peluda, Didiplis diandra, Cryptocoryne wendtii 'brown'.
Comentários:

"Lembra daquela muda de Anubias nana que eu roubei de você em Ames? Pois é, após 3 anos e mudanças para Brasil, depois de volta aos EUA, fui premiado com 5 flores. Aqui vão as fotos, junto com o aquário atual (90G) em nossa casa em West Des Moines."

"Foi montado em fevereiro de 2004 em Colorado Springs, desmontado e transportado para Des Moines em maio de 2005. Tive 2 surtos de algas que quase me fizeram desistir. Muita persistência e horas de manutenção depois, as algas sumiram como mágica (acredito que pequenas mudanças na quantidade de CO2 foram determinantes). Desde então a manutenção é mínima. O maior trabalho é a poda regular que ocorre no máximo a cada 15 dias. O casal de discos desova semanalmente quando a temperatura sobe acima de 27°C (verão)."

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

702_Planted_Tank_2.jpg (38kb)
   Anubias nana florescendo debaixo d'água

702_Planted_Tank_3.jpg (49kb)
Folha de Aponogeton madagascarensis e outros detalhes   

Fotos tiradas por Fabiano Pita e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L