Peixes Ornamentais em Aquário
Janeiro '07

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

701_Primitive_Fish_Tank_2.jpg (37kb)

701_Primitive_Fish_Tank_1.jpg (37kb)

Janeiro '07 - Aquário de Peixes Primitivos de 825 L do Gustavo Pollastrini. (Brasil)

Este mês destacamos uma montagem certamente pouco usual...um aquário comprido e largo, bem espaçoso, abrigando uma coleção de peixes igualmente grandes, e bastante exóticos!

Proprietário:Gustavo Pollastrini, 35, do Rio de Janeiro (Brasil), 12 anos de aquarismo.
Website:Tethys World
Montagem:Abril 2005.
Dimensões:200x75x55 cm.
Volume: 825 L (nominal).
Filtragem:2x canister Fluval 304, 1x canister Azoo 1500 L/h, circulação total de 8000 L/h.
Iluminação:80 W fluorescente, 10 horas por dia.
Decoração:Alguns troncos e poucas pedras, muita área para o nado.
Outros:timer digital.
Água:Temp 27-30°C, pH 7. Não meço outros parâmetros há muito tempo.
Manutenção:Trocas de água de 50% semanalmente.
Fauna:À época dessas fotos: 1 aruanã prata (Osteoglossum bicirrhosum), 1 peixe-faca palhaço (Chitala chitala), 3 gars (Lepisosteus spp.), 2 bichirs (Polypterus spp.), 2 botias palhaço (Chromobotia macracanthus). A população é variável pois tenho outros aquários e um lago.
Flora:Samambaia de Java e musgo de Java.
Comentários:

Esse aquário foi um upgrade de um aquário de 500 litros que eu tinha há uns 4 anos, usei os mesmos filtros (apenas acrescentei o Azoo) e a mesma decoração de forma que não se perdesse a biologia; o principal motivo do upgrade foram os Lepisosteus que precisam de um aquário largo, devido à dificuldade em "manobrar".

Peixes primitivos têm por característica crescerem rapidamente até um determinado platô, depois passam a crescer muito lentamente. Mesmo assim, alguns dos animais que eu crio vão em determinado momento passar do tamanho adequado para esse tanque. Nesse caso, como eu fiz com meu pirarucu (Arapaima gigas), eles vão para um lago que tenho em uma chácara na periferia do Rio. São animais maravilhosos e eu sou fanático por eles, são cheios de personalidade e inteligentes, cada qual com a sua característica. Meus peixes comem pellets de ciclídeo, camarão, coração de galinha e filé de peixe, uma vez ao dia.

Criar peixes tão grandes tem 2 desafios: a compatibilidade entre os animais (recentemente tive de me desfazer do faca palhaço nestas fotos pois ele e o aruanã estavam brigando muito) e a grande litragem do aquário. Para quem mora em apartamento como eu, um aquário com mais de 500 litros pode ser um problema, razão pela qual eu uso canisters e não sump, para não aumentar ainda mais o peso (embora ache o sump a filtragem ideal para peixes grandes...tanto que TODOS os meus outros aquários têm sump).

O aruanã vai ser relocado em breve, está chegando a 80 cm e tem 3 anos de idade, logo o aquário vai estar muito apertado para ele. No seu lugar pretendo colocar 2 pirambóias (Lepidosiren paradoxa) que atualmente estão sozinhas em um tanque menor e aparentemente formaram um casal, uma albina e uma leucística (um raríssimo exemplar de peixe primitivo). Além dos primitivos citados, tenho também um Protopterus annectens (lungfish africano) e outros peixes mais "modernos" como as bótias desse aquário.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

701_Primitive_Fish_Tank_3.jpg (37kb)
75 cm de largura - bem mais confortável para os peixes compridos   

701_Primitive_Fish_Tank_4.jpg (27kb)
   Amostragem das interessantes e exóticas espécies de predadores primitivos

Fotos tiradas por Gustavo Pollastrini e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L