Peixes Ornamentais em Aquário
Dezembro '06

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

 Página 1   Página 2   Página 3   Página 4   Página 5 

Dezembro '06 - Especial Filipe Oliveira!

O especial deste mês é uma homenagem ao talento de um dos mais destacados membros do nosso forum de discussões, que recentemente nos deu muito prazer e orgulho ao vencer o concurso internacional de aquapaisagismo da AGA - Aquatic Gardeners Association. Nesta primeira página temos uma breve entrevista com ele, e nas páginas seguintes o deleite visual de algumas de suas melhores montagens. Na descrição de cada aquário há um link para o tópico no forum onde ele registra a evolução do paisagismo...ótimas fontes de referência e inspiração. Parabéns e obrigado FAAO! :-)

612_Filipe_Oliveira_1a.jpg (20kb) Quem é Filipe Oliveira?

Tenho 31 anos e sou diretor de Tecnologias de Informação em Porto - Portugal. Pratico este hobbie desde 2001 e como é óbvio comecei como todos vocês. Com o decorrer dos anos e com as sucessivas montagens, aperfeiçoei a minha técnica como aquascaper, melhorando determinados pormenores como profundidade e disposição de hardscape; Aspectos que começaram a ter mais preponderância a cada montagem, tal como o seu longo estudo prévio.

O que te levou a especializar-se no aspecto de aquascaping dentro do hobby?

O meu conceito de aquário mudou a partir do momento em que queria mais do que um aquário com peixes. Comecei lentamente a adicionar algumas plantas e a estudar bastante sobre manutenção das mesmas; velocidade de crescimento, cor, textura, volume...etc. Após muitas experiências, pensei: "Porque não fazer algo mais elaborado, simular um cenário ou mesmo uma paisagem natural?" A partir deste momento comecei a ver o aquário como uma peça decorativa e não como um aquário de plantas.

612_Filipe_Oliveira_1d.jpg (20kb) Algumas das suas montagens foram feitas em outros locais (lojas, etc). Você faz montagens por encomenda ou é só aquascaper amador?

Efectuei alguns trabalhos para uma loja no Porto por encomenda. Apenas me era indicado as dimensões do aquário, o sistema actual de iluminação e se possuía sistema de CO2. Mediante os recursos disponíveis pelo cliente, eu escolhia a flora e trocava algumas idéias com o proprietário para ter uma noção dos seus gostos pessoais. Após a montagem dava alguma formação sobre a respectiva manutenção. Alguns dos aquários ainda visito e ajudo sempre que posso.

Quais são as vantagens e desvantagens de estar praticando esse aspecto do hobby em Portugal?

O grande problema em Portugal é encontrar lojas de qualidade. O aquascaping começa a ser mais divulgado graças aos fóruns da especialidade que em muito têm contribuído para uma melhor oferta dos lojistas. Lembro-me de algum tempo atrás, ter recorrido a uma pequena loja que nem plantas tinha em exposição e de ter feito uma encomenda á Trópica no valor de 70€, apenas para receber alguns vasos de plantas. Este era o valor que se tinha de pagar para se poder ter algo não usual. As plantas que usualmente apareciam em lojas eram as mais resistentes; como Anubias, fetos de Java, Echinodorus...etc. Plantas que se aguentassem por mais tempo nas fracas condições disponíveis nas lojas.

Neste momento e devido á forte divulgação, as lojas começam a mostrar algum interesse em melhorar as suas condições. Apresentam uma variedade de plantas que facilita ao consumidor final uma melhor escolha e a um preço mais convidativo. O mesmo acontece com os acessórios ligados à aquariofilia, embora neste caso exista uma possibilidade de se adquirir no mercado internacional a preços semelhantes e como mais variedade.

612_Filipe_Oliveira_1b.jpg (15kb) Alguns críticos da moda do aquascaping queixam-se do caráter efêmero dessas montagens...dizendo que elas são criadas apenas até que se consiga bater uma boa foto, e depois desmontadas. O que você diz a respeito?

No início, quando se estuda o comportamento das plantas e se tenta aperfeiçoar as técnicas de aquascaping, é normal que os layouts não sejam duradoiros. Assim que o aquário atinge o seu melhor aspecto, são tiradas fotos para o portfolio e concursos, depois é passar a uma nova montagem. Eu já passei um pouco essa fase, não é que não haja vontade de criar algo novo, mas sinto pena de desmontar o aqua e logo quando ele está numa fase de amadurecimento. O grande problema acaba por ser a falta de espaço no fishroom, caso contrário teria imenso gosto em deixar evoluir o plantado por muito mais tempo e criar mais algumas montagens em simultâneo. É obvio que mais montagens significam mais tempo para manutenções e dinheiro dispendido. Se optarmos por produtos de qualidade, o valor dispendido acaba por ser uma grande condicionante, mas quando se obtém os resultados esperados damos esse dinheiro como bem empregue! Não havendo possibilidade para reunir todas as condicionantes, é normal que se desmonte o aquário e se inicie um novo ciclo.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos copyright © Filipe Oliveira e mostradas aqui com a sua permissão.
 Página 1   Página 2   Página 3   Página 4   Página 5 




oF <=> oC in <=> cm G <=> L