Peixes Ornamentais em Aquário
Outubro '06

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

610_Tropheus_Tank_1.jpg (37kb)

October '06 - Aquário de Tropheus de 650 L do Robert Mihalko. (Eslováquia)

Este mês voltamos a destacar uma montagem altamente especializada e elegante. Tropheus são ciclídeos nativos do Lago Tanganyika na África, famosos por seus comportamentos interessantes e seus belíssimos padrões de cores, que dependem da sua localização geográfica dentro do lago. Em cativeiro, eles vieram a tornar-se um dos mais valorizados groupos de ciclídeos no hobby, conferindo ao proprietário bem sucedido de Tropheus um certo 'status' entre aquaristas avançados.

A montagem apropriada para estes ciclídeos energéticos de 12-14 cm requer um tanque grande para abrigar uma colônia de 15-40 indivíduos (eles são intolerantes à própria espécie, portanto números grandes são necessários para estabelecer uma hierarquia e distribuir a aggressividade) com água alcalina e dura (para manter o pH em torno de 8,0-9,0) excelente filtragem, manutenção e monitoração (para manter ótima qualidade da água...amônia é bastante fatal nesta faixa de pH) e iluminação boa para fazer crescer algas em uma ampla superfície rochosa onde eles possam pastar, já que os Tropheus são peixes herbívoros, bem conhecidos por sofrerem complicações digestivas (bloat) e morrerem se forem sujeitos a dietas inadequadas.

Em cima de tudo isso, acrescente o fato desses peixes serem um tanto caros (podendo passar de R$200,00 cada, dependendo da origem/variante/tamanho, etc) e deve ficar claro que um aquário de Tropheus não é para qualquer um, apenas para hobbistas como Roberto Mihalko, que nos oferece este belo exemplo do comprometimento exigido para criar esses peixes com sucesso. Ele escolheu construir a filtragem e decoração ele mesmo, e descreve uma das mais criativas soluções que eu já vi para esconder os equipamentos internos do aquário!

Proprietário:Robert Mihalko, da Eslováquia.
Montagem:Setembro 2004.
Dimensões:180x60x60 cm.
Volume: 650 L (nominal).
Filtragem:Filtro canister caseiro (20 L de capacidade, 700 L/h) mais um filtro interno caseiro (3 L de capacidade, 800 L/h).
Iluminação:2x40 W Aqua-Glo, 1x40 W Flora-Glo.
Aquecimento:200 W.
Substrato:Areia branca.
Água:Temp 25-26°C, pH 8.2, KH 16, GH 10.
Manutenção:trocas d'água de 30% semanais.
Fauna:25x Tropheus sp. 'Ikola', 10x Tropheus moorii 'Ilangi', 4x Julidochromis regani 'Chisanse'.
Flora:Anubias barteri var. nana
Comentários:

Este aquário era previamente um misto de Mbunas do Malawi, destacado no seu website em Fevereiro '05. Eu mudei tudo. Decoração, painel traseiro, filtragem, e todos os peixes. O painel traseiro é feito de travertina. Os falsos troncos de árvore foram feitos pintando um isopor moldado com resina epóxi e cobrindo de areira, depois todo o isopor foi removido. Os troncos são ocos e não têm que ser fixos. Todos os equipamentos internos ficam escondidos dentro dele. Espero que gostem!

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

610_Tropheus_Tank_3.jpg (31kb)
Tropheus sp. 'Ikola'   

610_Tropheus_Tank_4.jpg (27kb)
   Tropheus moorii 'Ilangi'

610_Tropheus_Tank_2.jpg (41kb)
   Closer view

Fotos tiradas por Robert Mihalko e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L