Peixes Ornamentais em Aquário
Agosto '06

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

608_Guyana_Biotope_Tank_1.jpg (42kb)

Agosto '06 - Aquário Biótopo Guianense de 430 L do Rens van de Kerkhof. (Holanda)

Aqui está outra montagem elegante de um aquarista holandês, visando recriar um ambiente que poderia ser encontrado em algum lugar das quentes e ricas bacias hidrográficas da Guiana. Alguns iniciantes podem achar a falta de variedade e coloração forte um pouco frustrante neste tipo de montagem, mas aquaristas veteranos certamente sabem apreciar o nível de pesquisa, preparação e dedicação aplicados a tais biótopos!

Proprietário:Rens van de Kerkhof, de Venray, Holanda.
Montagem:Janeiro 2006.
Dimensões:130x60x55 cm.
Volume: 430 L (nominal), 350 L (efetivo).
Filtragem:2x Eheim Liberty (200 e 100).
Iluminação:2x36 W Philips TLD luz do dia.
Aquecimento:100 W.
Substrato:Cascalho de 0.5 - 1.0 mm; bolas de barro/turfa de 2 cm para minhas plantas.
Água:pH 6.8, KH 3, GH 7, NO3 0, PO4 0.1 mg/L.
Manutenção:Toda semana: limpeza do vidro da frente, plantas (as folhas, com os dedos e uma esponja), troncos com uma escova, renovação da solução de açúcar/fermento (veja comentários), reposição de 20 L (50% RO). A cada 3 semanas: replantio da C. thallictroides, limpeza dos filtros.
Fauna:4x Apistogramma steindachneri (2 machos, 2 fêmeas, veja comentários), 15x Corydoras melanistius, 25x Nannostomus beckfordi.
Flora:Nymphaea glandulifera, Ceratopteris thalictroides, Echinodorus bleheri
Comentários:

Eu sou um colega de clube do Arjan Haak (Janeiro '06). Houve muitas reações positivas sobre o seu site dos membros do clube quando o aquário dele foi destacado. Nós tivemos nossa reunião mensal e algumas vozes estavam dizendo que outros membros deveriam tentar colocar suas montagens no site, então eu tentei. Pode ser o início de mais troca de informaçòes com outros aquaristas pelo mundo.
Eu procurei simular um biótopo da Guiana nesta montagem. Meu desejo era ter 1 apisto macho e 3 fêmeas. Infelizmente uma das fêmeas pequenas acabou revelando-se um macho jovem. Meu aquário é provavelmente pequeno demais para 2 machos e o mais novo já está dominante. Por hora não há tanto problema. Se os dois se acertarem e houver um equilíbrio, talvez eu resolva colocar mais 1 ou 2 fêmeas extras para melhorar a proporção M/F.
Eu uso uma solução de açúcar/fermento para adicionar CO2 ao aquário, o que ajuda a manter o pH abaixo de 7. Eu coloco 300 ml de água com 30 gramas de açúcar e uma colher de chá de fermento em uma garrafa de PVC. Toda semana ela tem que ser renovada, já que depois de 10 dias a produção de CO2 se reduz.

Atualização - Agosto '06:
No meu comentário anterior eu escrevi sobre os 2 apistos machos. Infelizmente o macho mais velho morreu. O macho novo (veja fotos abaixo) estava ficando cada vez mais forte e se tornou o dono do aquário. O outro macho levava uma vida dura, problemas com alimentação, perseguições incessantes do mais novo. Quando eu quis separá-los já era tarde, meu erro (lições para o futuro).
Desde então já tive várias posturas e alevinos, mas só uma vez os jovens peixes chegaram a nadar e comer livremente com a mãe, e mesmo assim só por 2 dias. Espero que a mãe aprenda e eu consiga ver os filhotes crescendo. A outra fêmea agora está com suas primeiras cores de acasalamento aparentes. O seu comportamento também está mudando, ela já não está tão discreta, e quer a atenção do macho.

Obrigado por mostrar o meu aquário no seu site!

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

608_Guyana_Biotope_Tank_2.jpg (34kb)
   Apistogramma steindachneri (macho)

608_Guyana_Biotope_Tank_3.jpg (24kb)
Apistogramma steindachneri (casal)   

608_Guyana_Biotope_Tank_4.jpg (36kb)
   Nannostomus beckfordi

608_Guyana_Biotope_Tank_5.jpg (18kb)
Corydoras melanistius   

Fotos tiradas por Rens van de Kerkhof e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L