Peixes Ornamentais em Aquário
Julho '06

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

607_Nano_Reef_Tank_1.jpg (45kb)

Julho '06 - Nano Reef de 45 L do Jorge Sanchez. (México)

Todo mundo quer ter um aquário do "Nemo". Pouquíssimos sabem o que realmente é preciso para ter um, por isso infelizmente pequenos Nemos são massacrados aos milhares pelo mundo afora, por aquaristas despreparados com montagens totalmente inadequadas. Mas para aqueles que já têm um bom traquejo com os fundamentos de aquarismo doce, pode ser feito a um nível de custo e manutenção muito mais baixos do que você talvez imagine. Aqui está um bom exemplo!

Proprietário:Jorge Sánchez Rodríguez, 25, de Cuernavaca Morelos, México, 19 anos de aquarismo.
Montagem:Julho 2005.
Dimensões:40x35x40 cm.
Volume: 45 L (nominal).
Filtragem:8 kg de rocha viva Fiji premium que é a parte mais importante da filtragem nesta mini montagem + um sistema de filtragem embutido que tem esponja para filtragem mecânica, carvão, bioballs e anéis cerâmicos, tocado por uma bomba submersa de 400 L/h.
Aquecimento:Nenhum.
Iluminação:2x24 W JBJ fluorescentes compactas (50/50).
Outros:Timer que liga as luzes entre 9 da manhã e 9 da noite.
Água:Temp 24°C ou mais, pH 8.0-8.2, Ca cerca de 400 ppm.
Manutenção:2x por mês troca d'água de 5 litros, limpeza do filtro mecânico, adição de cálcio, estrôncio, iodo e elementos traços.
Peixes:1 percula verdadeiro, 1 sixline wrasse.
Invertebrados:1 anêmona sebae (Heteractis crispa), 9 caramujos turbo and 6 hermitões.
Corais:Mushrooms.
Comentários:

Eu acho essa nano montagem ótima. Mesmo não tendo corais vivos nela exceto os mushrooms (por causa das altas temperaturas da região no verão) ele é maravilhoso. Ele está funcionando há mais de um ano. O aquário é um Nano-Cube Deluxe 12 G.
Algumas pessoas pensam que cuidar de uma montagem desse tipo é muito difícil, e eu não vou dizer que é um passeio no parque, mas o detalhe mais importante para atingir sucesso é rocha viva de boa qualidade. Isto porque nessas montagens nanos a rocha viva é a sua principal fonte de filtragem biológica. Esse nano está localizado na área de espera logo à frente do consultório médico da minha irmã, e ele tornou-se a atração principal do prédio, especialmente para as crianças. Nós temos que ouvir as palavras “Olha mãe, é o Nemo!” umas 20 vezes por dia mas isso é outra história.
O que eu gosto sobre essa montagem é que ela é de relativamente baixo custo e, acima de tudo, baixa manutenção. A cada 2 semanas eu troco 5 litros de água com água marinha nova, limpo o filtro mecânico, adiciono cálcio, estrôncio, iodo, elementos traços, e só. Cerca de 25 minutos a cada duas semanas, não está ótimo? Eu recomendo essa montagem para aquaristas intermediários a experientes que não têm muito espaço e querem algo realmente bonito. Eu não tive problema algum com os peixes, mas de novo o truque é saber quais são bons para pequenos espaços assim. O meu percula e o wrasse estão muito bem há mais de 10 meses. A H. crispa também não é problema algum; eu alimento ela com um camarão krill desidratado toda semana.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

607_Nano_Reef_Tank_2.jpg (45kb)
Que tal um desses na sala de espera do seu escritório/consultório?

Fotos tiradas por Jorge Sanchez e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L