Peixes Ornamentais em Aquário
Março '06

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

Março '06 - Aquários Palmtop

Como os qualificativos Mini-, Micro-, Nano- e Pico- já vêm sendo usados para aquários "enormes" com vários litros de volume, tive que inventar um novo nome para a categoria dessas belezinhas geniais que dois colegas de Londrina (PR) andaram inventando. Rony Suzuki e Fábio Augusto Yoshida são veteranos jardineiros aquáticos, com muita muda e muito talento de sobra para ficar bolando novas montagens que sempre nos surpreendem e inspiram, mas dessa vez eles extrapolaram...ou intrapolaram, sei lá! :D

Rony Suzuki - Aquário Alpiste.

Este aquário nasceu como resposta a um desafio: quando saiu a notícia recente da descoberta do menor peixe do mundo, um colega do nosso forum comentou "Fico pensando se esse peixe passa a ser comercializado, o Rony é capaz de fazer uma montagem que precisará de lupa." Pois aí está... ;-)

603_Palmtop_Aquarium_1a.jpg (21kb)

O aquário foi montado dentro de um comedouro plástico de alpiste para gaiolas de passarinho, deve conter uns 100 ml de volume nominal, provavelmente metade disso em efetivo. Tem cascalho de areia, algumas "rochas" (haha) e a flora é composta de Hemianthus callitrichoides e Musgo de Java.

603_Palmtop_Aquarium_1c.jpg (26kb)

603_Palmtop_Aquarium_1b.jpg (37kb)

Fábio Augusto Yoshida - Aquário Bulbo

Outro dia quando estava em casa, olhando para o teto, quando tive uma grande idéia! Então resolvi passar no Rony e pegar um pouco de areia de filtro de piscina. Depois fui até meu cantinho de Anubias no meu aquário plantado e tentei escolher uma mudinha bonita. Peguei isso tudo e juntei com a minha idéia, então deu nisso! :-)

603_Palmtop_Aquarium_3a.jpg (24kb)

Montagem: Outubro'05.
Aquário: Bulbo de uma lâmpada de 250 W.
Dimensões: ~79 mm de diâmetro.
Volume: ~250 ml.
Substrato: areia de filtro de piscina.
Fertilização: Tetra Flora Pride administrada esporadicamente.
Iluminação: indireta, mas ministrada diretamente alguns dias por semana.
Flora: Anubias nana.

A montagem não levou muito tempo para ser executada, foi até bem rápido, acho que somando desde abrir a lâmpada até montar umas 3 a 4 horas. A lâmpada é aberta pela parte de metal que tem a rosca. Neste caso a parte de metal acabou se desprendendo do bulbo de vidro, o que facilitou muito o meu trabalho na montagem. Eu abri quebrando com muito cuidado a parte de vidro que fica junto com a rosca de metal, onde encosta no fundo do soquete, assim fiz uma abertura por onde retirei o “miolo” da lâmpada e tive acesso ao interior. Não fiz camada fértil por medo de não conseguir estabilizar corretamente devido ao pequeno tamanho. Cheguei a pensar em colocar alguma fauna nele (não era peixe), mas voltei atrás quando fiquei pensando no espaço para o habitante e na área da superfície. Achei que seria meio cruel, mas não sei...talvez um caramujo dê certo.

Atualmente ela está sobre uma estante ao lado de um aquário meu, onde recebe um pouco de luz indiretamente. Tive problemas de algas marrons e cianobactérias, mais por desleixo que por outra razão. Nas algas marrons tive que chegar a desmontar e remontar novamente, mas agora estou cuidando melhor e está tudo OK. Sinceramente eu espero que dure um tempo razoável. A planta tem se desenvolvido e começou a soltar algumas raízes, só não sei como vou fazer se a planta crescer acima do esperado...ou eu terei que tentar tirar por onde ela entrou ou então do modo mais drástico.

Fábio Augusto Yoshida - Aquário Tubo

603_Palmtop_Aquarium_4a.jpg (25kb)

Aquário: Tubo para flor com suporte.
Dimensões: cilíndrico 140x37 mm.
Volume: ~150 ml (nominal).
Substrato: areia de filtro de piscina.
Fertilização: Tetra Flora Pride administrada esporadicamente.
Iluminação: indireta (ao lado do meu aquário plantado).
Flora: Lilaeopsis brasiliensis.

Uma vez eu havia comentado com minha irmã sobre um tipo de montagem que eu planejava, então outro dia ela passou numa loja de R$1,99, comprou um porta flor e veio me perguntar se dava para fazer a montagem que eu queria. Eu vi que não era exatamente o que eu estava procurando, mas pensando um pouco imaginei uma composição que pudesse ficar legal. Plantei utilizando uma pinça para aquários da Nisso que minha irmã trouxe do Japão. Essa montagem foi BEM mais fácil de plantar do que a lâmpada, devido à “boca” do recipiente mais larga que a da lâmpada.

Sobre o fundo azul...é um lençol azul que prendo com fita adesiva numa quina formada por um aquário com um armário. Uma coisa bem simples de se fazer mas que fica muito boa na apresentação. Já a iluminação, para as fotos eu utilizei uma calha com uma lâmpada compacta. Coloquei também um spot daqueles de led. No dia a dia essas montagens recebem luz indireta do aquário que fica ao lado, isso me ajuda a controlar as algas e as plantas como são pouco exigentes não tem problema. Espero que também gostem, para mim ficou uma montagem simpática.

Rony Suzuki - Paludário Bolacheira

Eu tinha resolvido propagar umas mudas da Hemianthus callitrichoides, e para isso comprei uma "bolacheira" de plástico bem legal. Coloquei terra, húmus de minhoca, cobri com areia de filtro de piscina, enchi de água e plantei as mudinhas da Hemianthus. Como sobrou espaço resolvi colocar um musgo também. Ainda coube espaço para colocar uma Hydrocotyle sp., e resolvi aproveitar e colocar também umas mudas de Eleocharis parvula. Mesmo com todas essas plantas ainda sobrou um espacinho para Eleocharis sp., outro tipo de musgo e a Ricciocarpus. Quando fui ver virou isso aqui. Coitada das Hemianthus que acabaram ficando sem espaço pra crescer... :-)

603_Palmtop_Aquarium_2a.jpg (24kb)

603_Palmtop_Aquarium_2b.jpg (34kb)

603_Palmtop_Aquarium_2c.jpg (35kb)

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por seus respectivos autores e mostradas aqui com a sua permissão.



 Voltar ao TopoMês Anterior | Mês Seguinte 

oF <=> oC in <=> cm G <=> L