Peixes Ornamentais em Aquário
Dezembro '05

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

512_Firemouth_Cichlid_Tank_1.jpg (34kb)

Dezembro '05 - Aquário de Boca-de-Fogo de 450 L da Andrea Dalbeck. (Alemanha)

512_Firemouth_Cichlid_Tank_2.jpg (37kb)

O aquário destacado este mês é focado no popular mas muitas vezes pouco valorizado Acará Boca-de-Fogo (Torichthys meeki) do Mexico e Guatemala. O seu tamanho adulto mediano (~15 cm) e nível de agressividade relativamente suave fazem dele uma excelente escolha para criadores de ciclídeos iniciantes que não podem ter aquários maiores - aquários a partir de 100 L já são aceitáveis para um casal.

Mas é claro, quanto maior melhor, como exemplificado pela bela montagem de 450 L da aquarista alemã Andrea Dalbeck. Como amplo espaço, parâmteros de água perfeitos, atmosfera sombreada devido às plantas flutuantes, With its ample space, perfect water parameters, shaded atmosphere due to floating plants, peixes-alvo e limpadores pacíficos, é o aquário dos sonhos de um Boca-de-Fogo! E aposto que de muitos aquaristas também... :-)

Proprietária:Andrea Dalbeck, da Alemanha.
Montagem:2004.
Dimensões:180x50x50 cm.
Volume: 450 L (nominal), 415 L (efetivo).
Filtragem:Eheim 2250.
Iluminação:3 lâmpadas HQL.
Aquecimento:Termostato Jagger 300 W.
Substrato:5-8 cm de areia de construção.
Água:pH 7.5, KH 15, GH 18, NO3 20 ppm.
Manutenção:Troca de água toda semana, cerca de 50%.
Fauna: Peixes: 5 Torichthys meeki adultos, cerca de 40 filhotes de T. meeki, umas 15 Mollies (de variadas cores desde prata a preta), 10 Corydoras paleatus, 2 Cascudos Verdes de Pintas-Limão (L200), 2 Ancistrus sp..
Invertebrados: cerca de 8 ampulárias Pomacea bridgesi de variadas cores e muitas daquelas minúsculas criaturas que você normalmente não vê, mas tornam o cascalho e areia bastante saudáveis.
Flora: Microsorum pteropus, Nymphaea lotus (vermelhas e verdes), Cryptocoryne crispatula, Anubias barteri, Eichornia crassipes, Limnobium laevigatum.
Comentários:

A água na minha área é bastante dura, mas perfeita para ciclídeos da América Central. Meus Bocas-de-Fogo tem cerca de 2 anos, e eles são felizes pais de um bando de bebês. Desde que os outros habitantes fiquem longe dos filhotes, os Meekis realmente ignoram qualquer coisa que não caiba na boca deles. Na minha opinião os Meekis são animais absolutamente maravilhosos de se criar, e com eles no seu aquário, você nem precisa mais de TV.

O substrato é apenas areia lavada, com algumas pedras arredondadas maiores que eu coletei do Rio Rena perto de Colônia (Alemanha). Do lado esquerdo eu tentei construir um terraço com algumas pedras bonitas achatadas e coloridas. Funcionou mais ou menos. Depois tem uma grande tronco do lado esquerdo, no qual eu amarrei algumas Microsorium pteropus. Na parte traseira do centro até a esquerda tem um monte de Nymphaea lotus vermelhas e verdes, e uma grande muda de Cryptocoryne crispatula do lado esquerdo traseiro. Ao centro há algumas Anubias barteri.

Para deixar o aquário meio sombreado, algo que os Thorichthys meeki realmente adoram, eu tenho algumas plantas flutuantes como Eichornia crassipes, Limnobium laevigatum e as folhas flutuantes das minhas plantas Lotus. O aquário é aberto. Eu espero que cedo ou tarde algumas das minhas plantas cresçam para fora da água também, e eu possa ter a oportunidade de ver algumas flores interessantes. Eu não uso CO2 ou outras coisas para ajudar no crescimento das minhas plantas.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

512_Firemouth_Cichlid_Tank_2.jpg (24kb)
Vista Lateral Esquerda
512_Firemouth_Cichlid_Tank_2.jpg (26kb)
Vista Superior

512_Firemouth_Cichlid_Tank_5.jpg (62kb)
Papai Boca-de-Fogo com seus bebês aos 2 meses.

Fotos tiradas por Andrea Dalbeck e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L