Peixes Ornamentais em Aquário
Agosto '05

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

508joel1.jpg (37kb)

Agosto '05 - Nature Aquarium de 340 L do Joel Baloro. (Canadá)

O aquário deste mês é um exemplo do que muitos consideram a realização máxima em água doce no hobby. E que exemplo primoroso a ser seguido! Graças à pesquisa e dedicação do seu criador, o aquarista filipino-canadense Joel Baloro, virtualmente todos os detalhes desta montagem são impecáveis: perfeito tamanho de aquário para 5 Discos, perfeita combinação de companheiros e esquadrão de limpeza, perfeitos parâmetros da água, e um perfeitamente balanceado paisagismo ao estilo Amano!

Proprietário:Joel Baloro, 35, Filipino-Canadense, vivendo em Vancouver (Canadá), 10 anos de aquarismo.
Montagem:Maio 2002
Dimensões:122x46x61 cm
Volume: 340 L (nominal)
Filtragem:Eheim 2028 Pro
Iluminação:4x65 W fluorescentes compactas Coralife, 11 horas/dia.
Aquecimento:300 W Ebo Jager
Substrato:40 kg de Red Sea Flora Base.
Decoração:3 peças de troncos.
Outros:Esterilizador UV de 9 W Turbo-Twist 3x no timer junto com as luzes; cilindro de 4.5 kg de CO2 a 2 bolhas/segundo.
Água:Temp 28°C, pH 6.2, KH 1, GH 3.
Fauna:3 Discus Turquesa, 1 Disco Marlboro Red, 1 Disco Pigeon Blood, Paracheirodon axelrodi, Hemigrammus bleheri, Otocinclus affinis, Crossocheilus siamensis, Caridina japonica.
Flora:Bacopa caroliniana, Cryptocoryne wendtii, Cyperus helferi, Echinodorus parviflorus 'Tropica', Echinodorus tenellus, Eleocharis acicularis, Eleocharis parvula, Eleocharis vivipara, Glossostigma elatinoides, Microsorum pteropus, Microsorum pteropus 'Windelov', Rotala walichii, Vesicularia dubyana.
Manutenção:Troca d'água 1/3 duas vezes por semana, condicionada com Aqua+.
Comentários:Eu só alimento com bloodworms e artêmia congelados. Eu alimento à mão com uma pequena pinça, de modo que cada pedacinho é comido antes de chegar ao fundo. Eu nunca sifono o substrato, deixando criar um fertilizante "natural". Montar este aquário levou-me anos de preparação, mas a manutenção ficou simples devido a um exército de faxineiros. Essa equipe de limpeza consiste de caramujos trombeta que mantém o substrato aerado, Oto's que comem algas verdes e marrons macias, e CAS que comem algas peludas.

Com um pouco de paciência e pesquisa qualquer um pode criar este aquário. Se não acontecer na primeira tentativa, tente e tente de novo.

Eu fui inicialmente inspirado por um livro que minha esposa, Margot, me deu de presente de Natal. Era o "Nature Aquarium World" do Takashi Amano. E são sites como este aqui da Era de Aquários que me mantém energizado. Continuem com o ótimo trabalho.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

508joel2.jpg (41kb)

Fotos tiradas por Joel Baloro e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L