Peixes Ornamentais em Aquário
Setembro '04

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

409esselaar1.jpg (55kb)

Setembro '04 - Aquário Natural de 325 L do J.W.Esselaar. (Holanda)

Melhor de Dois Mundos! Isto é o que resulta quando um aquarista talentoso morando na terra dos aquários estilo Holandês decide tentar a mão na criação de um paisagismo oriental estilo Amano. A combinação de um vasto 'campo de pastagem' de Riccia com arranjos ordenados de plantas de caule em arbustos cria ao mesmo tempo um efeito impressionante e apaziguante. Complemente isso com as cores fortes de Discos Pigeon Blood e alguns peixes de cardume, e aí está sua receita para uma montagem perfeita!

Proprietário:Jan-Willem Esselaar, 38, de Amsterdam (Holanda), 8 anos de aquarismo
Montagem:Setembro 2002
Dimensões:130x50x50 cm
Volume: 325 L (nominal), 280 L (efetivo)
Filtragem:Eheim 2228, espuma, pedra cerâmica, bio balls
Iluminação:2x38 Watts Arcadia Fresh Water
Aquecimento:Cabo aquecedor de fundo Dennerle
Substrato:Cascalho e Laterita
Decoração:Troncos
Outros:Difusor de CO2 Dennerle com monitor de pH
Água:Temp 28°C, pH 6.5, KH 3, GH 3
Fauna:3 Pigeon Blood Discus, 5 Corydoras panda, 4 Corydoras julii, 2 Ramirezi, 15 Dawn Tetras (Hyphessobrycon eos), 20 Camarões Amano(Caridina japonica)
Flora:Echinodorus osiris, Anubias nana, Cryptocoryne wendtii 'red', Cryptocoryne wendtii 'green', Cryptocoryne balansae, Rotala macrandra, Hydrocotyle verticillata, Eustralis stellata, Micranthemum umbrosum, Riccia fluitans, Glossostigma elatinoides, Hygrophila corymbosa, Cyperus helferi.
Manutenção:Troca d'água 1/3 toda semana (3 partes água R.O., 1 parte água de torneira); 10 ml Easy Life ProFito todo dia; Cápsulas incentivadoras de crescimento Dennerleuma vez por semana; Tabletes de Ferro a cada 2 semanas; Bolas de Laterita perto das plantas famintas a cada 3 meses.
Comentários:No início eu tive alguma dificuldade com algas. Como os Discos precisam de bastante comida quando jovens, eu tinha problemas para manter a água apropriada para as plantas (muito nitrato). Agora que eles cresceram, eu os alimento apenas uma vez por dia com um cubo de coração de peru (com incentivador de cores e vitaminas). Os outros peixes têm que partilhar. De vez em quando eu suplemento sua dieta com artêmia congelada e larva de mosquito (vermelha e branca). Eu acho que as coisas mais importantes para manter um aquário saudável é trocar a água regularmente e não alimentar demais. Eu sou um grande fã do aqua-artista japonês Takashi Amano. Seus livros realmente me fizeram entrar no hobby.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

409esselaar2.jpg (44kb)

409esselaar3.jpg (60kb)

Fotos tiradas por Jan-Willem Esselaar e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L