Peixes Ornamentais em Aquário
Agosto '04

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

408arend1.jpg (23kb)

Agosto '04 - Aquário de Ciclídeos Malawi de 360 L do Arend Bloemink. (Holanda)

Os pontos altos de aquários de ciclídeos dos lagos rochosos africanos são geralmente as belas cores e comportamentos que estes tipos de peixes exibem, mas criar um paisagismo interessante para estes aquários pode ser bastante desafiador. Por isso eu tenho certeza que os entusiastas de ciclídeos vão ficar tão impressionados quanto eu fiquei com este paisagismo Malawi submetido pelo veterano aquarista holandês Arend Bloemink. Em vez da costumeira parede de pedras por todo o fundo, este aquário muito longo (quase 2 metros) montado em janeiro 2002 foi criativamente decorado de forma a ter 3 ambientes distintos. Dois tubos fluorescentes curtos e um pano de fundo claro foram usados para criar uma região central brilhante e de água aberta, que é ladeada por duas regiões escuras formadas por um declive de pedras à direita e um bambuzal sombreado à esquerda. Se eu fosse um ciclídeo africano, este é definitivamente o tipo de aquário onde eu gostaria de morar! :-)

Proprietário:Arend Bloemink, 58, de Nieuwegein (Holanda), 10 anos de aquarismo
Website:DIGI(PHOTO)GRAPHER
Montagem:Janeiro 2002
Dimensões:180x40x50 cm
Volume: 360 L (nominal)
Filtragem:2x filtros Eheim (1 inclui termostato) preenchidos com lã acrílica e cerâmicas
Iluminação:2x38 Watts: Dennerle Color Plus e Denerle
Substrato:camada de 3 cm layer de areia lavada e pequenos pedriscos
Decoração:Vários tipos de pedras, pedregulhos e rochas; alguns bambus mortos
Água:Temp 25°C, pH 7.6
Fauna:Cerca de 40 Cynotilapia afra (de todos os tamanhos), Labidochromus caeruleus, Crytocara moorii
Flora:2 Anubias
Manutenção:Troca d'água 35% duas vezes por semana (água de torneira)
Comentários:Há uns 10 anos atrás eu comecei com um aquário de Discos. Cinco anos atrás me mudei para um apartamento e tive que começar tudo de novo, então eu troquei para os menos exigentes ciclídeos Malawi. Depois de ter experimentado com algumas espécies diferentes, das quais o Moorii e o Caeruleus são os últimos sobreviventes, eu consegui 8 Cynotilapia afra de 2 criadores diferentes. Estas Cynotilapias são reprodutoras muito prolíficas! Além disso, elas são muito ativas. Três machos dominantes reinam no aquário, cada um com o seu território.

Um aquário legal, cheio de vida, e com crias de todos os tamanhos. As plantas não são muito bem sucedidas, já que as Afras gostam de dar mordidas nelas. Eles são alimentados 2-4 vezes ao dia com flocos para ciclídeos, ervilhas, mariscos, camarões, lulas, larvas de mosquito, e peixe fresco.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

408arend2.jpg (41kb)

408arend3.jpg (32kb)

408arend4.jpg (12kb)

Fotos tiradas por Arend Bloemink e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L