Peixes Ornamentais em Aquário
Maio '04

 A Era de Aquários > Seus Aquários > Maio '04 Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

 Aqua 1   Aqua 2   Aqua 3   Aqua 4 

405paulo1.jpg (42kb)

Maio '04 - Aquário de Discos e Altums de 660 L do Paulo Fernandes. (Portugal)

O objetivo principal dessa montagem já com mais de 3 anos é oferecer um bom e espaçoso ambiente para esta grande coleção de Discos e Altums do Paulo Fernandes. Fica claro, pelo desenvolvimento e saúde exuberantes desses peixes nas fotos, que eles foram muito bem cuidados e adoram o seu amplo lar!

Proprietário:Paulo Fernandes, 40 anos, de Massamá-Queluz (Portugal), 7 anos de aquarismo.
Montagem:Dezembro 2000.
Dimensões:200x55x60 cm.
Volume: 660 litros (nominal).
Filtragem:Eheim 2210 + Eheim Professional.
Iluminação:4x40 W fluorescentes: 2 Flora-Glo + 2 Lite-Glo, 10 horas por dia.
Aquecimento:2x300 W.
Substrato:4-5 cm de cascalho de rio.
Decoração:Seixos da praia, 2 troncos.
Outros:hospital CO2 cylinder (2 kg, lasts 4 to 5 months). A difusão é feita por um dos Fluvais, com uma pedra porosa posicionada exatamente na entrada do filtro. O período de injeção é igual ao fotoperíodo, ou seja de 12:00 a 22:00. O Fotoperíodo é controlado por timer digital. A temperatura só é monitorada por um termômetro digital.
Água: Temp. 29ºC; pH 6,5.
Fauna:5 Discus Blue Diamond, 7 Discus Pingeon Blood, 6 Discus Turquesa Vermelho, 1 Discus White Pingeon, 3 Discus Azul Brilhante, 2 Discus Snake Skin, 1 Red Spotted Green, 4 Discus Alenquer e 6 Escalares Altuns, 4 Bótias Palhaço, 4 Coridoras variadas e 15 Tetras Buenos Aires.
Flora:Valisnérias, Anubias Lanceoladas, Anubias Anãs.
Manutenção:2 mudanças de água semanais de cerca de 20% cada, aspiração do fundo todas as semanas, poda das valisnérias todos os meses.
Comentários:Este é o aquário ex libris cá da casa pois fica logo à entrada da habitação (possuo outros com 1 metro e outro com 40 cm). A minha principal preocupação, e a aquilo que considero ser a "chave do sucesso", é a limpeza/mudanças de água e a alimentação dos peixes que faço, frequentemente à base de coração de boi/camarão/espinafres e vitaminas (receita caseira). Para além disso, uma observação sistemática dos peixes e uma intervenção criteriosa e atempada são fundamentais, isto é fundamental porque sou pouco cuidadoso com os parâmetros químicos da água. Também tenho muito cuidado com a introdução de novos habitantes no aquário, pois já tive um desgosto com a morte de 12 Discus adultos, com a peste dos Discus cerca de 4 anos atrás. As plantas são deixadas para 2º plano porque com esta quantidade de peixes e respectiva comida, aliada à carência de CO2 e fertilizantes, não me é possível ter plantas muito bem tratadas. O principal êxito que consegui neste aquário foi reproduzir um casal Turquesas Vermelhos, (com uma separação absolutamente artesanal) dos quais ainda mantenho três filhos.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.
405paulo2.jpg (22kb) 405paulo3.jpg (25kb)

Close dos Altums e Discos e suas cores e formas elegantes

Fotos tiradas por João Vasco para Paulo Fernandes e mostradas aqui com a sua permissão.
 Aqua 1   Aqua 2   Aqua 3   Aqua 4 




oF <=> oC in <=> cm G <=> L