Peixes Ornamentais em Aquário
Abril '04

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

404haiphan1.jpg (33kb)

Abril '04 - Reef de 90 L do Hai Phan. (Vietnam)

Para este mês vamos aprender um pouco com a experiência de um Vietnamita morando nos EUA, que tornou-se um reefer há pouco mais de 1 ano e já foi mordido pelo famoso bichinho do SAM (síndrome dos aquários múltiplos). Aqui vamos mostrar o seu reef de 90 L mas você pode ver outras montagens no seu interessante website de aquários e modelos.

Proprietário:Hai Phan, 29, Vietnamita, atualmente em San Diego (EUA), 1 ano de reef
Website:Hai's Models Homepage
Montagem:Dezembro 2002
Dimensões:50x30x60 cm
Volume: 90 L (nominal), 68 L (efetivo)
Filtragem:10 kg rocha viva, skimmer Red Sea Prizm, Millennium 2000 só para circulação.
Iluminação:2x36 W fluorescente: 7200 K e 18000 K (azul)
Aquecimento:WON Titanium 150 Watts
Substrato:5 cm areia de Argonita, 3 cm areia ultra fina
Decoração:Tronco Mopani, paredes de rochas vermelhas formando terraços
Água:Temp 26-29°C, pH 8.0-8.2, KH 3, Cálcio 350 ppm
Fauna:1 Clarki Clown, 1 Cleaner shrimp, 1 brittle star fish, caramujos.
Corais:Polyps, Zoos, mushrooms, xenia, fungia, sun coral, ricordea, alverpora, gorgonian, cup coral.
Manutenção:Troca d'água 10% cada 2 semanas (RO + sal marinho). Reposição de água todo dia com água RO. B-Ionic 1 ml/dia, Iodo 1 ml/semana, Strôncio 1 ml/semana.
Comentários:Manter um aquário de reef é bastante desafiador e consumidor de tempo. Sempre tem algo que precisa ser arrumado, resolvido todo dia. Eu tenho que investir uma média de 2-3 horas por dia para manter os 2 reefs que tenho. No entanto, um reef maduro é uma obra de arte viva que vale todo o esforço e tempo. Se eu tiver a chance de começar tudo de novo do início, vou cuidar para planejar muito cuidadosamente o sistema de encanamento porque quando o aquário está funcionando, é muito complicado arrumar o encanamento. Não é fácil para mim parar o aquário por alguns dias para consertar um problema com o sump, filtragem, etc. Para um aquário marinho, não é viável para mim montar um outro aquário temporário por algumas horas para manter os seres vivos se algo acontecer no aqua principal.

Outro problema que eu encontrei nos reefs foi o requerimento de intensa iluminação que leva a um superaquecimento do aquário. Em sistemas grandes, as pessoas costumam instalar um chiller para corrigir o problema do aquecimento mas para sistemas pequenos, (menos de 75 L), não é prático usar um chiller, especialmente em um aquário no quarto de dormir (como o meu caso). É difícil usar HQI's em um aquário de 75 L ou menos sem um chiller. Dá pra fazer, mas também dá trabalho.

Outro problema que encontrei com reefs foi a compatibilidade dos seres vivos. Ao contrário das plantas, or corais podem atacar e matar uns aos outros. Então às vezes eu tenho que passar adiante algum coral favorito porque eu sei que ele vai crescer demais para o meu aquário ou vai danificar outros corais nele. É comum que a maioria dos iniciantes corram na loja e comprem os primeiros peixes/corais bonitos que vêem sem saber muito sobre que tipo de comida eles requerem. Bem, aqui vão algumas coisas que aprendi. Quando estiver esperando completar a ciclagem (quanto mais melhor, eu esperaria pelo menos 1-2 meses), faça pesquisas sobre as espécies que pretende manter no aquário. Faça anotações de que tipo de alimento elas usam, quanto de movimento, que tipo de luz requerem, quanto espaço precisam, etc. Esta é uma boa hora para postar perguntas em forums onde pessoas que tem espécies semelhantes podem te ajudar. Lembre-se, peixes/corais diferentes podem precisar de maneiras diferentes de serem mantidos. Se possível, para iniciantes, tente manter seres vivos que requerem condições o mais similares possível. Isto irá reduzir a percentagem de coisas que podem dar errado (e existem muitas destas). Mushrooms e polyps são bons começos.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

404haiphan3.jpg (37kb)
Close da parte central superior

404haiphan4.jpg (31kb)
Close da parte central inferior

Fotos tiradas por Hai Phan e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L