Peixes Ornamentais em Aquário
Fevereiro '04

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

402willian1.jpg (29kb)

Fevereiro '04 - Plantado Embutido de 170 L do Willian Marques. (Brasil)

Quem não sonha em um dia poder ter um "quadro vivo" na sua parede? Aquários embutidos são tão desejados que muitas vezes acaba-se sacrificando demais a praticidade e as recomendações gerais do que deve ser um aquário bem montado só para se ter um assim, e no final corre-se o risco de ter muitas dores de cabeça e decepções. Portanto este mês vamos aprender um pouco com esta bela montagem a maneira correta de se fazer isso!

Proprietário:Willian Marques, 27, de Patos de Minas (Brasil), 21 anos de aquarismo
Montagem:Janeiro 2003
Dimensões:121x33x43 cm
Volume: 170 L (nominal)
Filtragem:Fluval 204 com espuma, perlon e cerâmica
Iluminação:5x32 W fluorescentes luz do dia 6500 K controladas por um timer, foto-período 12:00 às 22:00
Aquecimento:Visiterm 150 W.
Substrato:Camada de 6 cm de areia de filtro de piscina, 500 g laterita concentrada, 1 caixa de Tetra Initial Sticks
Outros:Cilindro e regulador de CO2 NY, difusor da Azoo
Fauna:20 Neon Cardinal (Paracheirodon axelrodi), 5 Rodóstomo (Hemigrammus rhodostomus), 2 Bótia Palhaço (Botia macracanthus), 5 Limpa-Vidros (Otocinclus affinis), 1 Labeo Bicolor (Epalzeorhynchus bicolor), 1 Flying Fox (Epalzeorhynchus kalopterus), 1 Algae Eater Siamês (Crossocheilus siamensis)
Flora:Echinodorus tenellus, Sagittaria subulata, Musgo de Java, Hemianthus micranthemoides, Micranthemum umbrosum, Alternanthera reineckii, Hygrophila corymbosa, Didiplis diandra, Heteranthera zosterifolia, Rotala macrandra, Rotala rotundifolia, Nymphaea gardneriana
Manutenção:Troca de 20% da água tratada com aquasafe, manutenção no filtro e limpeza do vidro todo sábado, poda de plantas a cada 15 dias. Até o momento nunca usei fertilizantes.
Comentários:Tenho um carinho muito grande por este aquário. É o meu primeiro aquário plantado. Quando fui construir minha casa, a primeira coisa que foi para o projeto foi a instalação para ele ficar embutido na parede da sala. No inicio ele tinha somente plantas artificiais, mas quando vi esses aquários maravilhosos com plantas naturais na internet, fiquei louco para ter um também. Mas as coisas não foram muito fáceis, pois onde eu moro não há lojas de aquários e tive que adquirir tudo pelas lojas on-line na internet, ficando muito caro no preço final por causa dos fretes. Mas com muita paciência e estudo no forum deste site, fui aprendendo como funcionavam os equipamentos, como se desenvolvia cada espécie de plantas, e valeu pelo meu esforço.

Sobre dificuldades ou não em mexer no seu aqua por ser embutido, a única dificuldade que tenho é a limpeza dos vidros, o vidro da frente eu uso um limpador magnético, mas os vidros laterais e o do fundo tenho que colocar o braço todo dentro do aquário e limpar com uma esponja. Para não ter dificuldade com aquário embutido você precisa fazer um projeto antes de mais nada, como o tamanho da abertura para as manutenções, local do filtro, local da lâmpadas, e principalmente o modo de fazer as trocas parciais de águas. Eu uso uma escada que tem uma plataforma de 30 x 30 cm onde eu coloco um balde com um registro no fundo que leva a água depois de tratada com aquasafe direto para o aquário, não precisando ficar carregando baldes e mais baldes. Apenas levo a mangueira até o balde em cima da escada e o encho com a nova água, ainda posso controlar pelo registro a vazão da água nova que esta entrando para minimizar o choque de pH e temperatura.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

402willian2.jpg (15kb)
Quem não gostaria de ter uma "obra prima" dessas na parede?

Fotos tiradas por Willian Marques e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L