Peixes Ornamentais em Aquário
Janeiro '04

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Aqua 1 | Aqua 2 | Aqua 3 | Aqua 4 | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

Aqua 1 - FALSO! :-) 401francisco2.jpg (33kb)

Janeiro '04 - Aquário de Ciclídeos de 122 L do Francisco Ribeiro Jr. (Brasil)

Este aquário é um belo exemplo do estilo 'Falso Marinho', usando corais mortos, conchas e substrato de halimeda em combinação com água doce e sal especializado para ciclídeos para criar e manter uma química da água ideal aos ciclídeos do Lago Malawi que o habitam. A montagem usa inclusive lâmpadas azuladas para aquários marinhos para aumentar ainda mais a 'ilusão'.

Proprietário:Francisco Ribeiro Jr., 30 anos, de Taubaté / SP
Montagem:Fevereiro 2003
Dimensões:90x30x45 cm
Volume: 122 litros (nominal), ~95 litros (efetivo)
Filtragem:4 Millennium 1000 - optei por colocar mais filtros de menor capacidade, por correr menor risco em caso de pane, ou até mesmo por eventualmente poder lavar um deles, sem nenhum dano à ciclagem do aquário. Um dos millennium 1000 já está comigo há cerca de 5 anos.
Iluminação:2x15 W Arcadia Marine Blue e Marine-Glo, ligadas das 18:00 às 22:00 e controladas por um Timer - Automatic Intermatic.
Aquecimento:Termostato Visi-Therm de 150 W. O controle da temperatura é feito através de um termômetro digital - Time or Temp - o qual me facilita muito a leitura.
Substrato:Cerca de 12 kg de Halimeda
Decoração:Rochas mortas de recife, uma concha grande e várias conchas pequenas.
Água: Temp. 28 - 30ºC; NH3 < 0,01 mg/L; NO2 < 0,3 mg/L; pH 8,0; NO3 12,5 - 25 mg/L; GH 16ºdH e PO4 < 1,0 mg/L.
Fauna:2 Gephirochromis moorii, 2 Labidochromis caeruleus, 2 Pseudotropheus zebra, 1 Pseudotropheus demasoni, 1 Nimbochromis livingstonii e 1 Copadichromis borleyi (Kandango).
Alimentação:4x ao dia, em pequenas quantidades, Tetra Spirulina Flakes e Tetra Cichlid Flakes (dosadas com um alimentador automático da Eheim) e semanalmente, alternado com as rações: artêmia salina, Tetra Blood Worms e folhas de vegetais, como acelga.
Manutenção:Troca de 20% a 30% de água semanalmente, com sifonagem do fundo e limpeza dos refis dos filtros na própria água retirada do aquário. Troca do refil de um dos filtros a cada 20 dias. Mensalmente realizo testes de Amônia e Nitrito, pois o aquário já está ciclado há tempos. Quinzenalmente realizo testes de pH, apenas por desencargo de consciência, pois este parâmetro não se modificou mais desde as primeiras semanas de montagem do aquário. Semanalmente meço Fosfato, Nitrato e Dureza Total. Estes parâmetros me dão as quantidades de água a ser trocada e de sal especial a ser acrescentada. Utilizo água da rua, que fica em um reservatório aqui de casa, ela tem baixa dureza e pH em torno de 7,6. Para corrigi-la, acrescento Aqua Safe, sal para ciclídeos e também Tetra Cichlid Vital.
Comentários:Acredito que para se criar ciclídeos africanos com sucesso em um aquário de porte médio como o meu, são fundamentais a escolha e o acompanhamento do comportamento dos peixes, a realização de uma manutenção periódica rigorosa e principalmente o controle da ansiedade do aquarista, que infelizmente não poderá acrescentar novas espécies. Por isto se tivesse condições, colocaria um tanque maior, de pelo menos 200 litros, porém onde moro não há espaço suficiente. A escolha por torná-lo um falso marinho foi puramente estética, e a despeito da controvérsia a respeito do uso de materiais do mar, nunca tive problemas com a qualidade da água (pelo menos com respeito aos parâmetros controlados) e tenho amigos que possuem montagens deste tipo há mais de três anos, que nunca tiveram maiores transtornos. No mais, como todo amante dos ciclídeos, creio que o trabalho para se manter um aquário Malawi é bem reduzido, tornando a relação custo/benefício altamente favorável ao aquarista.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

401francisco3.jpg (36kb)

Pseudotropheus demasoni e Labidochromis caeruleus

Fotos tiradas por Elbert Morais para Francisco Ribeiro Jr. e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L