Peixes Ornamentais em Aquário
Agosto '03

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Plantado | Ciclídeos | Marinho | Outros | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

308hepp2.jpg (20kb)

Agosto '03 - Aquário Bola de 4 L do Humberto Hepp. (Brasil)

Ah, o aquário bola! Ver um aquário destes faz com que muitos aquaristas suspirem e entrem em modo 'flashback', dá até pra ouvir aquela música de harpa enquanto eles vão lembrando daquele aquarinho redondo com peixinho dourado que tinha em cima de algum balcão na casa dos pais ou de algum parente, e o prazer que eles sentiam ao passar horas olhando pra ele. Só tem um problema com este quadro bucólico: o pobre peixe! Infelizmente, aquele peixinho dourado, ou peixinho japonês, ou Kinguio (Carassius auratus) é uma péssima escolha para um aquarinho desses. Kinguios são peixes grandes, crescem até 20 cm ou mais e vivem de 10 a 20 anos tranquilamente quando bem cuidados, em um aquário que precisa ter no mínimo 80 litros. Por isso aqueles pobres peixinhos dourados que sempre se colocou nesses aquarinhos redondos são meros bebês, que vivem uma vida curta e miserável de alguns poucos meses sem jamais poderem conhecer a idade adulta. O único motivo pelo qual eles sempre foram 'abusados' dessa maneira é a sua resistência...outras espécies não durariam uma semana num aquarinho redondo, mas os Kinguios duram muito mais. Só que 'durar' não basta...peixe não é sabonete, detergente ou pilha, é um ser vivo que merece ter uma vida confortável e completa, sendo bem tratado e morrendo de velhice como qualquer outro animal de estimação!

Mas hoje não é mais necessário fazer os pobres Kinguios passarem por essa tortura! O Betta, ou Peixe de Briga Siamês (Betta splendens) popularizou-se bastante e tornou-se a opção ideal para os aquarinhos redondos que sempre irão existir e são uma importante fonte de 'iniciação' ao aquarismo para muitas pessoas. O Betta é um peixe pequeno - ao contrário dos Kinguios eles em geral já são vendidos nas lojas no seu tamanho adulto de 5 cm, tem uma variedade imensa de cores sólidas e bonitas, é bastante resistente e, este sim, pode viver tranquilamente a sua vida inteira de cerca de 3-4 anos sozinho em um aquarinho redondo. Para isto basta aprender um pouquinho sobre alguns cuidados básicos a ter com o peixe e com a manutenção do aquarinho (quanto dar de comida, como trocar parte da água e preparar a água nova de troca, etc). O Betta também não é muito exigente quanto às características da água em que vive (basta que não tenha variações súbitas de temperatura, pH, etc) e, ao contrário do Kinguio que precisa de muito oxigênio na água para viver bem (portanto exige aquários com boa filtragem e circulação), o Betta tem um órgão chamado 'labirinto' que permite a ele absorver oxigênio diretamente do ar, e por isso vive bem em aquários com água parada como as bolas.

Enfim, se você está pensando em iniciar no aquarismo mas não está preparado para investir muito ainda, ou então se você só tem espaço para um aquarinho bem pequeno na mesa do escritório etc, então faça com o aquarista brasileiro Humberto Hepp e monte uma Bela Bola de Betta! O Humberto caprichou ainda mais, colocando cascalho e uma planta palustre, o que deixa a montagem ainda mais equilibrada e bonita. Vejamos o que ele tem a dizer sobre a sua experiência:

308hepp1.jpg (24kb) "Uma bola com um Betta é uma ótima opção para pouco espaço. Uma bola com 4 litros de água ou mais pode fazer um Betta muito mais feliz do que uma betteira de 0,5 - 1,0 litro apenas. O morador da minha é um Betta de tom amarelo-alaranjado. Você pode vê-lo nadar feliz, checando o seu território. A bola fica em meio à bagunça da minha mesa de estudo. Não lembro o nome da planta. Comprei-a em uma floricultura por ser uma planta Palustre e então ideal para tal montagem. O substrato é de cascalho comum misturado com substrato artifical amarelo. Acho que Laterita seria melhor ainda para as plantas que, aliás, não sei de onde tiram tanto material para crescer! Usam o CO2 exalado pelo Betta e este não precisa de aerador, portanto creio que há uma quantidade satisfatória de CO2 na água para as plantas. Mantenho o pH entre 6,6 e 7,0 sempre, nunca alcalino demais (baixo teor de CO2). Inicialmente tinha apenas 4 folhas e em 4-5 meses eu já removia uma quantidade maior do que a foto para dentro do meu aquário amazônico de 160 L. Um visual muito legal em aquários grandes. Planta boa para interiores, é de pouca exigência quanto a luz e nutrientes. Esta bola pega apenas luz indireta da janela imediatamente atrás. Conforme ela se inclina pelo fototropismo eu vou rotando a bola em relação à janela para manter a aparência "ereta" da planta. Ela chega a alcançar quase meio metro de altura! Eu uso nesta bola o Anti Algas Alcon e para estabilizar o pH o tampão 7,0 da Atlantys para que ele não acidifique demais, nem alcalinize, por questões de CO2 como comentei antes. Às vezes uso um pouco de fertilizante da Tetra ou da Atlantys, mas isso lá de vez enquando. Além do tamponador, às vezes uso Tetra Easy Balance, com estes produtos, chego a precisar limpar a bola apenas a cada 3 meses com uma troca parcial neste intervalo. No inverno, um aquecedor de 2,5 W faz com que o Betta se aproxime dele nos dias mais frios. Um arranjo de pouco trabalho para o dono e o peixe nunca adoeceu neste habitat há cerca de um ano. Já mantive um Betta 4 anos em uma pequena Betteira, acho que este vai mais longe ainda!" - Humberto.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por Humberto Hepp e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L