Peixes Ornamentais em Aquário
Agosto '03

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Plantado | Ciclídeos | Marinho | Outros | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

308sandro1.jpg (24kb)

Agosto '03 - Aquário de Ciclídeos de 360 L do Sandro Migliavacca. (Brasil)

Este é um bom exemplo do estilo conhecido como 'falso marinho', onde se usa substrato e decoração marinha em um aquário de ciclídeos africanos, permitindo assim ter um aquário de água doce grande e bonito, cheio de peixes multicoloridos, com um investimento inicial muito menor do que o de um verdadeiro aquário marinho. Esta montagem do aquarista brasileiro Sandro Migliavacca ainda é relativamente nova e certamente ainda vai passar por ajustes na população, filtragem, manutenção, etc, mas está bem montada e parece bastante promissora!

Proprietário:Sandro Migliavacca, 33, de Bento Gonçalves (Brasil)
Montagem:Março 2003
Dimensões:150x40x60 cm
Volume: 360 L (nominal), 280 L (efetivo)
Filtragem:Filtro interno modular Platax com bomba submersa de 2000 L/h
Iluminação:4x40 W Fluorescentes: 1 actínica, 2 Aqua-Glo e 1 Power-Glo
Aquecimento:Aristos 300 Watts.
Substrato:6 cm de Halimeda
Decoração:45 kg de rocha marinha morta e três plantinhas (só pra contentar a esposa)
Água: Temp 26°C, pH 7,5-8,0
Fauna:Uma variedade de ciclídeos africanos incluindo diversas espécies de Pseudotropheus, Labidochromis, Melanochromis, Haplochromis, Nimbochromis, Julidochromis, etc.
Alimentação:Blood worms congelado (os peixes não gostam tanto), Artêmias congeladas (eles adoram), Tetra Cichlid Sticks, Tetra Spirulina Flakes, Alcon Spirulina, Alcon Ciclídeos
Comentários:

Já tive pequenos aquários por diversos períodos na minha vida, mas este é meu primeiro aquário 'de verdade'. Eu sempre quis ter um aquário grande, porém minhas experiências anteriores não eram das melhores, uma vez montei um aquário marinho e não deu muito certo (era pequeno - 100 L - e os peixes simplesmente morriam), outras vezes com peixes comuns de água doce, mas quando morria o peixe que eu mais gostava, desistia. Agora estou muito animado com este aquário, pois todos os peixes estão muito bem, são muito bonitos, os comportamentos são fascinantes, cada um tem um temperamento. Uma das Socolofis já está com a papada cheia de ovos, portanto virão surpresas em breve. Passo horas em frente ao aquário, acompanhando o crescimento dos peixes, que aliás, comem muito e crescem a olhos vistos. Devido ao grande número de pedras, existem muitas tocas e ainda não tive problemas com agressividade.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

308sandro2.jpg (37kb)
Vista lateral mostrando a parede de pedra e o espaço aberto

Fotos tiradas por Sandro Migliavacca e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L