Peixes Ornamentais em Aquário
Julho '03

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Plantado | Ciclídeos | Marinho | Outros | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

307michael1.jpg (24kb)

Julho '03 - Aquário TV de 40 L do Michael Khor. (Austrália)

Já imaginou o que fazer com aquela velha TV de 26 polegadas de madeira ocupando espaço na sua garagem ou na dos seus avós? Aqui está o destino perfeito para ela! Mesmo se você já não tiver a TV velha, não deve ser muito difícil comprar uma por uma pechincha, e em pouco tempo você pode ter o seu programa favorito sendo transmitido o dia inteiro, sem comerciais!

Proprietário:Michael Khor, 33, de Victoria (Austrália)
Montagem:Fevereiro 2003
Dimensões:50x30x35 cm
Volume:40 L (nominal)
Filtragem:Fltro interno de esponja Atman F301 (300 L/h)
Iluminação:1x15 Watts fluorescente Power-Glo
Substrato:Cascalho simples
Decoração:Tronco de madeira, pedras, papel de fundo decorado
Água: Temp 26°C, pH 6.8, KH 300 ppm, NO2 0 ppm
Fauna:1 Betta macho, 1 Cascudo Bristlenose fêmea, 9 Tetras Cardinais, 1 Comedor de Algas Siamês
Flora:Valisnéria, Amazonense, e 3 outras (não sei os nomes)
Comentários:

Este é o meu primeiro aquário desde a adolescência e eu o tenho há cerca de 4 meses. Eu comecei no aquarismo uns 15 anos atrás, mas parei depois de um ano (dinheiro e dedicação demais para um adolescente). Eu adquiri a maior parte do meu conhecimento atual na rede, em livros e no forum da Boronia Aquariums.

Eu tinha esta idéia na cabeça sobre um aquário TV nos últimos 3 ou 4 anos, depois que um amigo me falou sobre ela. Não fiz muito a respeito até que eu encontrei uma TV que me agradou. Eu gosto de fazer um pouco de trabalho de marcenaria como hobby, e sempre quis ter outro aquarinho (agora que tenho mais dinheiro e tempo) então ao longo de Janeiro/Fevereiro deste ano eu comecei a fazer esta montagem. Inicialmente eu pretendia usar o gabinete original da TV, mas ela não era realmente propícia para o estilo de tampa levantável que a faria fácil de manter, então eu reconstruí o gabinete usando madeira maciça e a recobri com verniz acrílico. Eu mantive os pés originais e os prendi ao novo gabinete. Eu envernizei e laqueei todas as superfícies várias vezes para evitar qualquer problema com efeitos de umidade dentro do espaço fechado, e também abri um espaço para ventilação na parte traseira. Felizmente, não há *nenhuma* condensação dentro do gabinete.

Depois do gabinete estar terminado eu mandei fazer um aquário sob medida que encaixasse bem no tamanho da tela. Eu tive que deixar espaço para a luminária que tem 6 cm. Isto me permitiu ter o topo do aquário bem na altura do topo da tela, mas infelizmente significou que eu não podia completar o nível da água ACIMA da altura da tela. Em retrospecto, se eu tivesse usado uma dessas compactas com reator separado, eu teria podido fazer isso. Fica como lição para a próxima. Eu também deveria ter feito o aquário maior do que o comprimento da tela ao invés de exatamente igual. Isto teria me dado maior volume de água e também permitido esconder o filtro e aquecedor. Eu não queria que o aquário preenchesse o volume inteiro do gabinete, já que para mim era importante ter espaço interno para manter tudo funcional e arrumado. Finalmente, eu montei a parte elétrica do traseiro externo do gabinete, para evitar problemas com respingamento de água e condensação. Mas eu deixei a bomba de ar dentro do gabinete para reduzir o barulhjo, o que na verdade nem seria necessário pois esta bomba é sileciosa o suficiente.

Enfim, depois de cerca de uma semana, o aquário estava completo, e depois de ciclar eu comecei a populá-lo. Eu tenho tido sorte até agora já que a maioria dos peixes e plantas estão vivos. Só tive duas baixas: 1 Cardinal que morreu sem motivo aparente, e um Danio que pulou do aquário. Eu pretendia comprar um sistema de filtragem novo como um biowheel, mas venho testando a água e a química está sempre em cima, por isso no momento não sinto essa necessidade. Eu faço trocas d'água a cada 7-14 dias e podo a Valisnéria a cada troca. Eu alimento os peixes com uma mistura de comidas em flocos e pellets, suplementadas com comida congelada, abobrinha, e tubifex liofilizado.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

307michael2.jpg (20kb)
Vista superior...excelente trabalho manual!

Fotos tiradas por Michael Khor e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L