Peixes Ornamentais em Aquário
Julho '03

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Plantado | Ciclídeos | Marinho | Outros | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

307kevin1.jpg (25kb)

Julho '03 - Aquário Tanganyika de 225 L do Kevin Bogs. (EUA)

Que colírio para os olhos! Esta montagem tem uma ambientação muito incomum e estilosa para uma montagem de çiclídeos africanos, onde geralmente vemos um aquário cheio de decorações e peixes multicoloridos. O Kevin mantém um excelente site chamado Duboisi.com (link abaixo) com uma bem-sucedida seção Aquário do Mês própria, não deixe de ver!

Proprietário:Kevin Bogs, 33, de Rodeo (USA), 12 anos de aquarismo
Website:Duboisi.com
Aquário: Acrílico de 225 L (nominal), 120x40x45 cm
Filtragem:2 Magnum Pro externos e 1/3 FBF
Substrato:Coral moído fino
Decoração:'Bowl Rock' Africano
Fauna:7 Paracyprichromis nigripinnis 'Blue Neon' (3M/4F), 9 Cyprichromis leptosoma 'Black Bee' (4M/5F), 2 Julidochromis transcriptus, 3 Xenotilapia sp., 2 jovens Lamprologus calvus, 2 jovens Lamprologus compressiceps, 8 Shell Dwellers variados, e um Cascudo Tigre Mármore.
Flora:Anubias barteri
Comentários:

Eu posso dizer que uma montagem Tanganyika é um meio termo entre típicos comunitários de água doce e marinhos. A água deve ter condições impecáveis e química correta para que os peixes se desenvolvam. O aquário estava montado há cerca de um ano à época destas fotos, mas a fauna era mais nova. Eu transferi um grupo de ciclídeos Malawi para um aquário maior à medida que cresceram neste de 225 L, e decidi tentar uma comunidade Tanganyika nele. Os peixes são inteligentes como a maioria dos ciclídeos, mas não tão agressivos como alguns podem pensar. Esses peixes estão sempre fazendo alguma coisa, seja tentando atrair uma fêmea, explorando as passagens e cavernas, ou contruindo tocas. Tem muita ação rolando, mas nenhuma violência sendo cometida. Os Shell Dwellers são particularmente fascinantes. Eu coloquei 2 conchas por peixe e distribuí em 3 agrupamentos de conhas pelo aquário. Eles estão constantemente escavando suas casas, fazendo caminhos até a entrada, vigiando, etc.

Uma coisa que posso mencionar por experiência é que estes peixes gostam de águas mais calmas...eles tendem a não usar as partes do aquário onde tem muita turbulência. Foi um truque e tanto conseguir colocar 2 filtros externos e uma bomba submersa circulando um total de 2500 L/h sem fazer uma corrent forte no aquário. Eu consegui isso fazendo uma pilha de pedras e colocando as saídas dos filtros por trás delas para bloquear a corrente. Com isso consegui duas coisas: manter os peixes escavadores longe da parte útil das placas do FBF mirando as saídas dos filtros diretamente na direção das placas o que também ajuda a evitar acumulo de detritos nesta área, e também oferece uma área maior de habitação para os peixes no restante do aquário.

O relevo é muito importante para uma comunidade Tanganyika. Deve ter muitas pedras e esconderijos. Estes peixes parecem adorar ficar à espreita nos buracos, atraindo outros peixes a virem explorar com eles (a maioria dos peixes deste aquário são ciclídeos sociais). Você também pode usar plantas com estes peixes já que eles não as transformam em salada como os Malawi's. Eu escolhi a resistente Anubias barteri que é uma espécie para baixa iluminação e suporta pH e sal mais altos sem definhar. As folhas são bonitas e grossas, ficando mais difícil dos peixes morderem, comerem ou atacarem.

Eu mantenho o pH em 8.6 e uso uma mistura de tamponador Tanganyika e sais Tanganyika para ajudar a duplicar o ambiente natural deles. A temperatura fica constante em 26°C. Eu uso uma luminária com duas fluorescentes, uma luz do dia e uma actínica azul (que é a favorita deles) para simular o anoitecer. Eu faço trocas d'água de 25% por semana com sifonagem do cascalho e deixo os peixes de jejum todo domingo. Uma dica importante se você planeja manter Cyprichromis ou Paracyprichromis. Fique atento aos aditivos que você usa na água e como você os coloca no aquário. Dilua tudo primeiro, já que uma dose única de aditivos para plantas ou tamponador demais podem ter efeitos adversos.

Depois de observar e cuidar de uma comunidade Tanganyika por algum tempo não é difícil imaginar o que os peixes estão pensando ao brincar pelas intermináveis cavernas e passagens, plantas até mesmo conchas vazias. Eu chamo este aquário de "playground".

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

307kevin2.jpg (20kb)
Detalhe do Lado Direito

Fotos tiradas por Kevin Bogs e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L