Peixes Ornamentais em Aquário
Abril '03

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

gian1.jpg (25kb)

Abril '03 - Aquário Natural de 100 L do Gianmarco Bertaccini. (Brasil)

Este mês, eu vou ter novamente o prazer de mostrar a montagem de um amigo pessoal. Eu conheci o aquarista brasileiro Gianmarco Bertaccini primeiramente na net, através do próprio site. Ele foi um dos primeiros a comprar minhas plantas pelo correio há uns 3 anos atrás, na época em que eu morava no Brasil e comecei a despachar as podas dos meus aquários a quem se interessasse. Mais tarde nos conhecemos pessoalmente e, junto com o Alex Kawazaki, o Fábio Yamaoka e a minha esposa Raquel, realizamos o primeiro dos encontros que hoje em dia reúnem dezenas de aquaristas de todo o Brasil para expor ou trocar mudas, peixes, livros, experiências e tudo mais. Nestes últimos anos, o Gian foi um dos grandes responsáveis pela evolução e divulgação do paisagismo aquático no Brasil, é um aquarista de raro talento e dedicação, e merece muito mais reconhecimento do que esta simples página pode dar. Valeu Gian! Agora passo a palavra para ele:

gian2.jpg (24kb) "Esta montagem acabou de completar um ano agora. O layout estava pronto alguns meses antes, mas fui trocando, experimentando algumas espécies de plantas de caule da parte posterior para ver o que ficava melhor, pois este tamanho de aquário é um tanto difícil de se ficar satisfeito com ele por causa da pouca largura, apenas 30 cm, o que dificulta o design dos 3 planos mais explorados no aquapaisagismo, o frontal, o intermediário e o posterior. Não é impossivel paisagizar um aqua dessas dimensões, layouts mono-espécie ou de apenas dois planos ficam muito bons também, mas para o layout que escolhi, não é uma boa não. Layouts que incluam os 3 planos ficam melhor em aquas de larguras entre 40 e 60 cm, que lhe dará mais opções para se paisagizar internamente e que também ficará mais agradável de se admirar depois. A dica fica em tentar visualizar um layout antes de montá-lo, assim você adequa o layout ao seu aquário ou parte atrás do aquário que satisfaça o layout que você tem em mente."

"Outra deficiência da largura do meu aquário é o espaço reduzido para a instalação de mais lâmpadas fluorescentes. As Glossostigmas aqui não ficam rasteiras o tempo todo, elas tendem a subir com facilidade, algo que conseguiria corrigir com a adição de mais lâmpadas, mas aqui não há como fazer isso. E as plantas de trás, ao crescer, fazem sombra naturalmente. Em um aqua estreito, essas sombras constantes são prejudiciais às plantas rasteiras, coisa que acontece menos em aquários mais largos. As Anúbias estão amarradas individualmente em pequenos pedaços de tronco ou pedras, e depois apoiadas numa peça de tronco maior, posicionada de uma forma angular para dar este efeito de 'ladeira'. Na peça maior de tronco está Microsorum pteropus e na ponta mais elevada, outra Microsorum, só que esta uma Microsorum sp. ‘narrow’. Eu tinha dúvidas se a sombra que esta planta na ponta do tronco poderia prejudicar a Glossostigma abaixo, mas aparentemente nada ruim aconteceu. Só não a deixo crescer demais, vou podando-a regularmente."

gian3.jpg (28kb) "De manutenção realizo trocas parciais de 30 a 40% semanalmente ou a cada 10 dias. O substrato é composto de húmus e laterita, recoberto por cascalho fino neutro. Iluminação é feita por 5 lâmpadas de 20 watts, mix de gro-lux com luz-do-dia. Eu usava um cilindro pressurizado de CO2, mas movi-o para outra montagem e agora a injeção de CO2 é caseira. De filtragem uso apenas um filtro externo Millenium 2000. Uso muito pouco fertilizante líquido, poucas gotas dia sim, dia não. Algas só estiveram presentes no 1° mês como toda nova montagem, agora a competição por nutrientes feita pelas plantas superiores realiza o controle."

"Uns 20 Neons Cardinais (Paracheirodon axelrodi) e uns 15 Rodóstomos (Hemigrammus rhodostomus) fazem a população principal de peixes. Como peixes algueiros tem 1 Comedor de Algas Siamês (Crossocheilus siamensis) e 7 Limpa-Vidros (Otocinclus affinis). Plantas são: Glossostigma elatinoides, Eleocharis minima, Anubias barteri var. nana, Anubias barteri var. barteri, Musgo de Java, Samambaia de Java, Microsorum sp., Didiplis diandra, Rotala sp. 'Nanjean', Ludwigia arcuata, and Blyxa japonica." - Gian.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por Gianmarco Bertaccini e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L