Peixes Ornamentais em Aquário
Julho '02

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

kawa1.jpg (31kb)

Julho '02 - Cubo Plantado de 27 L do Alex Kawazaki.

Os jardineiros aquáticos estão sempre à procura de novos desafios para aplicar o seu talento e criatividade, e aqui está um exemplo de uma nova "categoria" que vem se popularizando a partir da publicação do volume II da série Nature Aquarium World de Takashi Amano. As primeiras montagens mostradas naquele livro são incríveis "mini-cubos plantados" que chegam a ter apenas 1 litro! Os desafios principais de uma montagem assim são o seu tamanho limitado e o seu formato (cúbico) que dificulta bastante a criação de um arranjo rico, interessante e com aparência natural. Motivado por estes exemplos e por outros que encontrou pela rede (principalmente em sites asiáticos), o aquarista brasileiro Alex Kawazaki resolveu tentar a sorte e criou esta pequena maravilha que se vê nas fotos. O cubo do Alex - de apenas 27 litros - foi decorado usando como base um paisagismo diagonal, o que ajuda bastante na quebra de simetria de um cubo. Ele é formado por uma plantação densa de Hemianthus e Micranthemum ao fundo, interrompido por um arranjo de rochas arredondadas ao centro, seguido de um carpete de Glossostigmas à frente. Uma belíssima lotus vermelha entre as rochas dá o ponto focal da montagem, e a colocação de algumas outras espécies aqui e acolá dá o contraste e a variedade que resultam num conjunto muito harmonioso e delicado. Dá pra imaginar algo melhor para decorar algum canto inutilizado da sua sala?

kawa2.jpg (23kb)

Dados Técnicos:

Data da Montagem: Outubro/2001.
Data das fotos: Abril/2002.
Aquário: 30x30x30 cm (27 litros).
Iluminação: 52 W (2 Fluorescentes compactas PL de 26W, 6250 K) por 10 horas/dia.
Filtragem: Hagen Aquaclear Mini (250 L/h) com esponja, perlon e Siporax.
Substrato: 50% Cascalho e 50% Laterita finos (2-3 mm) + Tetra Initial Sticks.
Fertilização: Solução de Gluconato ferroso à 0,02% em gotas diárias e Bicarbonato de potássio nas trocas de água.
Trocas de água: 33% semanais.
CO2: Caseiro com difusor pedra-porosa de madeira na saída do filtro.
Decoração: Seixos médios e pequenos.
Água: pH 6.4-6.8; KH 2-3°, GH 2-3°.
Flora: Glossostigma elatinoides, Hemianthus micranthemoides, Micranthemum umbrosum, Potamogeton sp., Echinodorus tenellus, Hydrocotyle sp., Potamogeton gayi, Nymphaea sp. Vermelha, Bacopa myriophylloides, Cabomba pihauiensis, Echinodorus sp., Lindernia sp., Eleocharis acicularis, Marsilea sp., Lagarosiphon sp., Chara sp., Cactácea aquática (?).
Fauna: Otocinclus affinis, Coridoras hastatus, Hyperbrycon amandae, Crossocheilus siamensis, Caridina japonica, Melanoides tuberculata.

Comentários do Autor: Pois é, eu pastei muito com esta montagem...foram 5 meses de surtos de algas, sem descanso. Tentei de tudo! Troca parcial 50% todos os dias...nunca façam isso! Morreram muitos peixes. Troque apenas 1/3 em dias alternados. Ciclo de luz interrompido...só piorou o surto! O melhor é reduzir em 20% o tempo e em 30% a intensidade. Otos, Caramujos e SAE's...eles comeram alguma coisa, mas eles não gostam tanto assim das filamentosas. Algicida...tentei um e quebrei a cara! Muitas plantas morreram junto com as algas, outras paralisaram. E pior, as algas retornaram com mais força em menos de 10 dias. Quando aumentei a filtragem biológica adicionando mais um filtro (um canister caseiro com uma bomba bem fraquinha) aí sim as coisa melhoraram. Mas os surtos só acabaram, como num passe de mágica, exatamente quando ele completou 160 dias de montado, e quando retomei a injeção de CO2. Bem que o pessoal do marinho aconselha: "A ciclagem pode completar-se em algumas semanas, mas a maturação de qualquer aquário leva pelo menos 6 meses". O difusor do CO2 está próximo (bem embaixo) à saída de água do filtro, que acaba por empurrar as bolhas de CO2 por todo o aquário. No início coloquei a pedra difusora bem lá no fundo, mas como o aquário é pequeno (27 litros) estava acidificando demais. Aí fui subindo a pedra até ajustar o pH em 6,4 - 6,8.

kawa3.jpg (45kb)

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por Alex Kawazaki, e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L