Peixes Ornamentais em Aquário
Maio '02

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

lynn1.jpg (41kb)

Maio '02 - Lago de Carpas de 5700 L da Lynn Smith. (EUA)

Depois de quase quatro anos destacando todo tipo de montagem cada meês aqui nesta seção, está ficando mais e mais difícil encontrar alguma coisa "nova" para mostrar e discutir, então é muito bom quando eu tenho uma chance de fazê-lo. Este mês a seção expande para além das paredes da casa e para dentro do jardim! Lagos externos de peixes são extremamente populares pelo mundo todo, tendo sido um hobby praticado desde a época das antigas dinastias chinesas. Eles combinam os efeitos relaxantes e decorativos tanto de jardins como de aquários ornamentais, oferecendo horas de curtição tanto para os seus donos como para os seus visitantes. Mas como qualquer montagem para peixes, os lagos são entidades dinâmicas e para garantir que eles sejam realmente uma fonte de prazer e não de frustração, muita leitura e uma boa compreensão daquilo em que você está se metendo é extremamente importante. Sendo apenas um iniciante em lagos ornamentais, vou calar a boca agora e passar a palavra para a Lynn Smith, dona deste agradável Lago de Carpas, para falar da sua criação e de lagos em geral:

lynn2.jpg (11kb) Este lago foi iniciado na primavera de 1999, os últimos 3 anos têm sido cheios de alegria e este tem sido um lago muito fácil de lidar. Ele fica no quintal, longe o suficiente das árvores para que folhas não sejam grande problema, mas perto o suficiente para que ele receba sombra. O lago tem 3 metros de comprimento, 2,4 metros de largura e 80 cm de profundidade, ou cerca de 5700 litros. Eu uso 2 filtros grandes para lagos, um dimensionado para 17000 litros (4500 gph) e outro para lagos de 5700 L (1500 gph). O filtro maior é o que toca a minha cachoeira. Eu sou meio preguiçosa, por isso eu simplesmente peguei o cano de retorno e fiz com que ele jogasse a água sobre as minhas pilhas de pedras formando a cachoeira, e funcionou bem. O lago tem pedras ao longo de toda a borda (muito recomendado) e a cachoeira é de paralelepípedos com mais de 100 anos. As plantas são outro aspecto muito importante da criação em lagoas. Você deve pesquisar a sua região antes de comprar as plantas, para certificar-se de quais espécies funcionam melhor para você. Eu uso diversos tipos incluindo ninféas, rabos de gato, lentilha d'água, e rabos de raposa em potes. O lago tem cerca de 2 cm de cascalho e areia no fundo. Os peixes são atualmente 5 Köi (Carpas)...eu mantinha alguns Kinguios Cometas e Caudas de Véu aqui, como pode ser visto na foto, mas eles foram movidos para outros tanques. Carpas crescem pelo menos até 50 cm e podem atingir quase 1 metro, por isso elas não devem ser mantidas em aquários comuns e nem mesmo em lagos pequenos, elas requerem pelo menos 750 litros por peixe, e não são apropriadas para nenhum lago menor do que 2000 litros.

lynn3.jpg (11kb) O paisagismo em volta do lago inclui muitas plantas e arbustos diferentes. Na verdade eu não sei que espécies são...eu fui até uma loja de jardinagem, disse a eles para que eu queria as plantas e eles me indicaram estas. Elas renascem a cada ano sem que eu precise comprar novas, portanto para mim está bom. O melhor conselho que eu posso dar para alguém que queira montar um lago é comprar um bom livro especializado...você não vai acreditar no quanto vai consultá-lo regularmente. Tem muito mais na manutenção de um lago do que apenas cavar um buraco, enfiar uma mangueira e encher. Sim, você vai ter que fazer trocas d'água no seu lago...pelo menos duas por ano de 30% cada. Eu prefiro 3 por ano: uma na primavera, outra no meio do verão e outra no fim do outono, em preparação para o inverno. Não alimente seus peixes a não ser que a temperatura fique acima de 10°C por pelo menos 3 dias. Um lago com peixes bem cuidados deve oferecer anos de divertimento para você e sua família, com um mínimo de trabalho...e lembre-se: quanto maior melhor! Você vai descobrir não importa o quão grande você o faça, sempre irá desejar que ele fosse maior.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por Lynn Smith, e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L