Peixes Ornamentais em Aquário
Fevereiro '02

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

hetzler1.jpg (40kb)

Fevereiro '02 - Paludário Salobro de 100 L do Matt Hetzler. (EUA)

Como sempre, é um grande prazer para mim quando eu tenho a oportunidade de mostrar um tipo de montagem diferente daqueles destacados até agora nesta seção. Muitas pessoas me escrevem reclamando "porque só plantados?" "porque só ciclídeos?" "porque você não mostra tal e tal tipo de aquário?" e assim por diante, mas o ponto principal é que eu mostro o que submetem para mim! Se um aqua for um bom exemplo de montagem correta e as fotos tiverem um nível mínimo de qualidade (infelizmente muitas submissões falham em um destes dois quesitos) eu ficarei muito contente em poder mostrá-lo seja qual for o tipo de montagem...*especialmente* se for uma das menos comuns.

Então, para este mês destacamos um tipo de montagem incomum e muito interessante, que simula as regiões onde os rios de água doce encontram os oceanos, e a água se torna parcialmente salgada (salobra). Como você pode adivinhar, na natureza tais locais "intermediários" são bastante raros comparados com a soma de todos os corpos d'água doce e salgada, portanto aquários de água salobra e os peixes que podem viver bem nele são igualmente raros. Mas o aquário deste mês foi feito ainda mais incomum pelo seu dono Matt Hetzler, porque ele deu um passo a mais na direção de oferecer um habitat natural e criou um paludário superior para o aqua! Por que? Porque um dos peixes clássicos que habitam aquários salobros são os chamados Peixes Arqueiros Asiáticos (Toxotes spp.) que têm o interessante hábito de "caçar" insetos em folhas e galhos baixos, "cuspindo" neles e fazendo-os caírem na superfície da água! Assim, o paludário permite ao Matt jogar alguns grilos vivos dentro dele (se você tiver sorte dá pra comprá-los em lojas de animais locais), e assistir ao show enquanto os Arqueiros mostram o seu comportamento natural.

hetzler3.jpg (12kb)
Baiacu Pintado e dois Peixes Arqueiros

Além dos curiosos Arqueiros, diversas outras espécies naturalmente habitam pelo menos parte das suas vidas em água salobra, e são adequados para tal montagem: Baiacus (Tetraodon spp.), Monos (Monodactylus spp.), Scats (Scatophagus spp.), Abelhinhas e outros Gobies, Jordanis, Mexericas, todos os Vivíparos (Lebistes, Platis, Molinésias) e alguns outros que eu certamente estou esquecendo agora são disponíveis no hobby, e sentem-se totalmente em casa ou adaptam-se facilmente a água salobra. Mas tenha em mente que só porque eles podem viver no mesmo tipo de água não quer dizer que sejam compatíveis! Um Baiacu irá alegremente despedaçar uma Molinésia se puder. Outra limitação de água salobra é com respeito às plantas naturais, já que a maioria das espécies é incapaz de sobreviver em tal ambiente. Note que o Matt fez extenso uso de plantas de plástico para contornar esta dificuldade, mas ele tem pelo menos uma espécie viva lá dentro: Samambaia de Java. Valisnérias também são conhecidas por conseguirem adaptar a estas condições. Aquários salobros geralmente têm o pH ajustado entre 7.5 e 8.3, dureza moderada a alta (10 - 20°dH), e salinidade que pode assumir qualquer valor desde água doce pura (1000 ppm) até água marinha plena (1025 ppm) mas é mais frequentemente mantido perto do lado doce, tipo 1005 ppm. Flutuações na salinidade e outros parâmetros da água não são problema, já que acontece o tempo todo em águas salobras naturais, e alguns dizem que deve-se até fazer isso de propósito em aquários salobros.

Concluindo, embora iniciantes provavelmente acharão este tipo de montagem restritiva demais para os seus impulsos de trazer pra casa todas as espécies legais que ele estão passando a conhecer, um aquarista mais experiente pode encontrar num aquário salobro a perfeita variação para as suas montagens principais. Como culminação deste tipo de montagem, no ano passado eu descobri que em um aqua salobro perfeitamente montado é até possível manter plantas E corais juntos! (veja o aqua #4 na página de Agosto'01 desta seção)

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

hetzler2.jpg (53kb)
Vista completa mostrando o "Grilário" superior

Fotos tiradas por Matt Hetzler, e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L