Peixes Ornamentais em Aquário
Maio '01 Semanas 3 e 4

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Semanas 1&2 | Semanas 3&4 | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

nrrodrigo2.jpg (46kb)

Maio '01 Semanas 3&4 - Nano Reef de 30 Litros do TR (Brasil)

Embora os tamanhos sejam praticamente iguais, este segundo aquário destacado na nossa série de Nano Reefs faz um interessante contraste com o primeiro. Montado pelo aquarista brasileiro Thiago Rodrigo dentro da Pet Shop onde ele trabalha (Mondo Sommerso), este Nano de 6 meses conta com boa filtragem e cuidadoso monitoramento e manutenção para produzir os belos resultados mostrados nestas fotos. É importante perceber que tal abordagem não é para qualquer um...este aquário tem alguns privilégios bastante especiais, como a supervisão de uma equipe especializada 16 horas por dia, e acesso instantâneo a recursos virtualmente ilimitados sempre que necessário, tal como mudança de peixes, testes de água, suplementos, peças de reposição, etc. Este privilégio especial até permitiu que um claro superpovoamento funcionasse (pelo menos até agora): ele tem 2 pequenas Donzelas, 2 pequenos Apogons e um Palhaço. Seguem listadas abaixo as especificações básicas do aquário e os comentários do dono, maiores detalhes podem ser encontrados no seu website.

Data da Montagem: 22/12/2000.
Volume: 30 litros.
Iluminação: Coralife 20.000 K, 25 W.
Equipamento: Filtro interno Trio 2000 (com Siporax, Esponja e carvão Chemi-Pure), bomba de ar Elite 800 com pedra porosa, termostato Tronic 100 W.
Rocha Viva: Cerca de 4 kg.
Substrato: Cerca de 5 kg de Halimeda (apenas decorativo).
Skimmer: Nenhum.
Chiller: Nenhum.
Parâmetros da Água (Valores Típicos): Temp (28°C), pH (8.1), KH (8), NH4 (0), NO2 (0), NO3 (10 mg/L), PO4 (0.25 mg/L), Ca (420 mg/L), Mg (1320 mg/L).
Supplementos: Conforme necessários.
Rotina de Manutenção: Troca d'água de 10% uma vez por semana com água do mar natural, sifonamento uma vez por mês, carvão e esponja trocados a cada 2 meses, teste extensivo da água uma vez por mês.
Comentários do Dono: Para se montar esse tipo de aquário aconselho que a pessoa tenha uma boa experiência em aquarismo, ou uma boa assistência de alguem com tal conhecimento. Apesar de ter feito esta experiência, não concordo absolutamente que seja recomendável montar aquários marinhos com menos de 200 L, não só pelo tamanho, mas pelas dificuldades. Não pensem que não existe um lado positivo nisso, senão obviamente não teria montado. Alguns pontos positivos são: baixo custo, fácil montagem e instalação, resultados rápidos (em 3 meses já se pode ter o aquário preenchido com todos os corais e peixes), perdas financeiras menores (se houver). Os pontos negativos são: instabilidade, crueldade (nenhum animal marinho deveria realmente ser mantido por longo tempo em um aqua tão pequeno), falta de espaço (para colocar novidades depois que o aqua está completo), conhecimento necessário, e dependência. Devido ao pequeno volume é necessário que se fique atento às mudanças, já que são rápidas, principalmente quanto ao fator evaporação, que merece um cuidado especial pois pode comprometer toda a estabilidade.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

nrrodrigo3.jpg (32kb)
Quantos corais cabem em um...

nrrodrigo4.jpg (28kb)
...Nano Reef de 30 Litros? Muitos!

Fotos tiradas por Thiago Rodrigo e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L