Peixes Ornamentais em Aquário
Abril '01

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

Abril '01 - Cores Primárias!

Quando um aquário de água doce tem o objetivo de ser muito mais que um recipiente para peixes, mas também parte da decoração de um ambiente, você pode às vezes estar interessado em uma composição geral que favoreça uma determinada cor, para ajudar a contrastar ou integrar o aquário aos seus arredores ou produzir algum outro efeito interessante. Então, só para curtição e inspiração, os aquários deste mês são belos exemplos de composições que tendem para uma das três cores primárias ópticas: Vermelho, Verde e Azul!

pcpellet1.jpg (35kb)
Aquário Plantado de 450 L do Regis Pellet (EUA)

Criar uma composição avermelhada que ainda mantenha um toque de beleza e naturalidade é um desafio e tanto. Plantas aquáticas vermelhas estão entre as mais impressionantes que há, mas de forma geral também são reconhecidas como difíceis de manter. Em contraste, peixes vermelhos são facilmente encontrados e muitos são bem fáceis de manter, como Espadas, Platis, Lebistes, Cardinais, Matogrossos, Barbos Cereja, Barbos Rosados, Bettas, Colisas, e assim por diante. Finalmente, você pode facilmente encontrar pedras, troncos, cascalho e outras peças de decoração em vários tons marrom-avermelhados, e completar com uma iluminação tipo Gro-lux, que realça fortemente o vermelho de qualquer coisa onde ela reflete. O enorme e densamente plantado aquário mostrado pertence ao aquarista Americano Regis Pellet, que fez uso de cascalho, troncos e iluminação, mas também uma extensa seleção de plantas vermelhas para criar esta bela e rara composição.

pcmartin1.jpg (31kb)
Aquário Natural de 300 L do Martin Statsny (República Tcheca)

Criar um aquário verde pode ser considerado o exato oposto de criar um avermelhado. Plantas aquáticas verdes estão amplamente disponíveis em todos os formatos e tons, e muitas delas são resistentes o suficiente para você poder cultivá-las bem em uma aquário sem precisar ser um especialista em botânica ou química. Porém, se você aprender um pouco do básico e suprí-las com uma boa quantidade de luz, nutrientes e CO2, pode criar um paisagismo espetacular como o aquário mostrado acima, pertencente ao aquarista Tcheco Martin Statsny. Você pode ver esta criação em maior detalhe no seu website (em Tcheco). Por outro lado, peixes de água doce verdadeiramente verdes são extremamente raros, (na verdade, até mesmo de água salgada), e os peixes vendidos com "verde" nos seus nomes geralmente não são nem um pouco verdes, ou no máximo um verde pálido: Terror Verde, Betta Verde, Disco Verde, Espada Verde, e assim por diante. Finalmente, você não consegue realmente encontrar qualquer decoração natural verde, mas à medida que o aquário matura você pode deixar algas cobrirem as pedras e troncos para criar um efeito natural, desde que você também tome precauções para mantê-las sob controle e não deixá-las tomarem conta do aquário inteiro!

pcfolsom1.jpg (33kb)
Aquário Comunitário de 110 L do James Folsom (EUA)

Quando se fala de qualquer coisa relacionada a água como um aquário, "azul" é a primeira cor que vem à mente. Como exemplo, é a principal cor da maioria dos sites de aquarismo encontrados na rede. Porém, se você parar pra pensar, vai notar que a maioria dos ambientes aquáticos naturais não são nem um pouco azuis, e você nem mesmo consegue encontrar uma única peça de decoração natural azul. Apesar deste fato, um toque de azul em um aquário realmente dá a ele um aspecto bem agradável. A escolha mais comum para atingir este objetivo é colocar um painel de fundo azul ao aquário, e no caso do bonito aquário mostrado acima, o aquarista Americano James Folsom vai um passo além e usa cascalho azul, para um resultado não muito natural mas ainda assim interessante. Você pode ver mais fotos deste aquário no seu álbum fotográfico on-line. Finalmente, você pode compensar a falta de azul na decoração com a população de peixes, já que os peixes azuis são tão comuns quanto os vermelhos. Os exemplos mais populares são os Bettas, Neons, Lebistes, Tricogásters, e muitas espécies de ciclídeos.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

Fotos tiradas por seus respectivos autores e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L