Peixes Ornamentais em Aquário
Março '01

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

clark1.jpg (29kb)

Março '01 - Aquário de Peixes Marinhos de 680 L do Reggie Clark.

O hobby de Aquarismo Marinho certamente fez uma virada incrível ao longo da última década, depois que as pessoas começaram a aprender os requerimentos necessários (parâmetros da água, filtragem, iluminação, etc) para manter com sucesso rochas e corais vivos nos aquários domésticos. Nós estamos agora definitivamente na "Era do Reef", mas ainda existem muitos aquários de peixes marinhos ao "velho estilo" por aí, e já era hora de mostrar um exemplo aqui nesta seção. Este lindo aquário pertence ao aquarista americano Reggie Clark, que o submeteu para mim em Julho´00. Infelizmente, depois disso, eu fiz várias tentativas de contatá-lo e obter mais informações sobre a montagem, mas parece que perdemos o contato. Portanto vamos ter que nos virar com o que pode ser visto nas fotos.

Como na maioria das montagens deste tipo, o aquário usa conchas moídas como cascalho e corais mortos para decoração, o que sempre foi uma questão meio controversa, já que a comercialização abusiva deste tipo de decoração poderia prejudicar nossos preciosos recursos naturais. Imitações industrializadas podem ser encontradas no mercado mas, assim como as plantas de plástico, elas nunca chegam a parecer tão bonitas quanto as verdadeiras e não contribuem com a qualidade da água (corais mortos e conchas têm a importante função de manter o pH e KH otimizados). Em um aquário como esse, a decoração tende a ficar esverdeada com o tempo, à medida que as algas aparecem com o acúmulo de nitratos e fosfatos na água. Isso está OK desde que as algas não tomem conta do aquário, por isso estes compostos devem ser verificados regularmente e mantidos em baixos níveis com trocas d´água. O aquário também precisa de uma excelente filtragem dos três tipos (biológica, mecânica, química) para garantir um ambiente bom o suficiente aos peixes, caso contrário eles se tornam altamente sucetíveis a doenças. Fazer quarentena é obrigatório antes de colocar qualquer peixe num aquário destes.

Como em qualquer aquário comunitário, a compatibilidade é uma questão séria em um aquário de peixes marinhos, e a seleção de peixes do Reggie parece manter-se a algumas opções "clássicas" que sempre funcionaram bem: claramente visíveis no aquário estão alguns Heniochus acuminatus, Paracanthurus hepatus, Acanthurus leucosternon, Holacanthus ciliaris, mais algumas Donzelas, Chromis e Palhaços. O aquário também tem espaço mais que suficiente para os peixes nadarem à vontade, e não ficarem estressados por confinamento. É uma pena que pouquíssimos peixes marinhos são reproduzidos com sucesso mesmo hoje, o que é outro motivo de controvérsia entre os ambientalmente preocupados. Eu mesmo parei de manter aquários de água salgada há mais de 10 anos, princiupalmente por causa destas questões de exploração de peixes/corais, mas a compreensão do ambiente marinho tem aumentado imensamente nos últimos anos, e talvez num futuro não muito distante vamos ver criações comerciais de peixes marinhos nos mesmos moldes do nosso hobby de água doce atual.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

clark2.jpg (27kb)
Que tal um destes na sua Sala de Estar?

Fotos tiradas por Reggie Clark e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L