Peixes Ornamentais em Aquário
Agosto '00

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

igor1.jpg (32kb)

Agosto '00 - Aquário de Oscars de 640 Litros do Igor.

A página deste mês foi um prazer para preparar. Primeiro porque ela acrescenta mais um país (agora são 13) representado nesta seção verdadeiramente internacional. Segundo, porque ela enfoca um "Aquário Mono-Espécie" de um peixe muito querido e popular. E terceiro, porque me dá a oportunidade de falar sobre uma das minhas "campanhas" favoritas no hobby: contra a manutenção de peixes grandes em aquários ridiculamente pequenos para eles! Como eu disse, o Oscar (Astronotus ocellatus) é uma das espécies mais populares do mundo, devido à sua beleza e principalmente à sua personalidade temperamental e cativante - um verdadeiro animal de estimação que se relaciona com o dono e parece ter o balanço perfeito entre agressividade e amabilidade. Mas exatamente por ser tão popular, e também pelo seu tamanho adulto (>30 cm), o Oscar é um dentre as várias espécies que mais sofrem por serem mantidas em aquários totalmente inadequados. Vendedores de peixes gananciosos enganosamente vendem estes peixe com tamanhos incrivelmente pequenos (já os vi sendo vendidos como meros bebês, com 1 cm e pouco mais de uma semana de vida) para pessoas com pouco senso de responsabilidade para com seus peixes, e assim estas pobres criaturas acabam aprisionadas em aquários tão pequenos como 30-50 Litros, às vezes compartilhando-o com outras vítimas similares como Bala Sharks (>30 cm), Pangassius (>90 cm), Aruanãs (>60 cm), Ituí-Cavalo (>50 cm), Cascudos (>30 cm), Kinguios (>25 cm), Bótias (>25 cm) e diversos outros. Aí a gente vê aquelas clássicas mensagens tipo "Socorro, meu Oscar é um assassino! Está matando todo mundo no meu aquário" no forum. Eu faria o mesmo se ficasse confinado em um ambiente tão apertado. Eu costumo dizer que as pessoas que fazem este tipo de coisa são na verdade COLECIONADORES de peixes, e não verdadeiros CRIADORES de peixes ou AQUARISTAS.

O tamanho mínimo aceitável para manter corretamente um único Oscar sozinho é 200 Litros. E você deve acrescenter uns 100 L para cada Oscar adicional que você pretende manter no tanque. Estes caras não ficam apenas grandes, eles também são territoriais e precisam de todo este espaço. Se este cuidado for tomado, então em vez de prisioneiros estressados e mortais você poderá curtir os maravilhosos e divertidos animais de estimação que estes peixes realmente são. Então o aquário deste mês é um excelente exemplo da maneira CORRETA de manter Oscars. Seis belos espécimes adultos nadam alegremente neste enorme e lindo tanque de 640 Litros, criado pelo aquarista Iugoslavo Igor Lepedat. Ele construiu pesoalmente a montagem toda!

Aqui estão alguns comentários do próprio dono:
"Este tanque de 640 Litros é o meu quarto aquário, fruto do meu próprio trabalho manual com a ajuda do meu amigo Tomy e da minha namorada Bojana. O vidro tem dimenões 160x50x80 cm e pesa 150 kg, por isso precisou de 4 de nós para trazê-lo para dentro de casa. Depois de algumas semanas testando, ele ficou totalmente funcional em Agosto ´98. A filtragem deste aquário é feita por uma bomba Maxi Jet 1000 em um filtro de vidro caseiro com 50 L. Bolhas de ar são bombeadas por uma bomba Regent 7500 em uma torre de 80 cm. Esta combinação se mostrou muito boa, especialmente quando se tem comedores vorazes como os meus. Eu usei 3x40 W de lâmpadas fluorescentes, que não são suficientes para uma profundidade de 80 cm. Algumas das plantas que precisam de bastante luz não sobrevivem nesta profundidade. O cascalho é basicamente areia, cerca de 7 cm de espessura, e as decorações são pedras maciças e algumas raízes bem limpas. Além disso, a traseira e as laterais foram cobertas com placas de pedras, ficando muito legais. A temperatura da água neste aquário é de 27°C, mas o pH, GH, KH não são monitorados porque estes peixes precisam de muitas trocas d´água, cerca de 200 L por mês, portanto seria muito complicado manter a mesma qualidade de água sempre. Os Oscars simplesmente gostam de água limpa e não reclamam se o pH não está em 7.0 :)"

"A população de peixes é: 6 Oscars Tigre (2 têm quase 2 anos agora, e 4 têm 1 ano. Todos estão com mais de 25 cm), 1 cascudo comum (30 cm), 1 gibbiceps (25 cm), 1 Cascudo Albino (15 cm), 3 Botias (eu acho, porque eu quase nunca as vejo), 2 Peixes-Gato (??? Veja a foto abaixo, não sei direito que peixe é, não consigo encontrar nenhuma informação sobre eles. Se alguém souber me avise. Ambos estão com 40 cm agora e não têm intenção de parar de crescer). Com este tipo de peixe é muito difícil ter um aquário bem plantado. Se eles não gostam de onde você colocaou uma planta, um tronco ou mesmo uma pedra, eles a moverão, e se você fixou bem para que eles não possam arrancar então vai ter plantas sem folhas. No meu aquário eu tenho Anubias nana, Amazonenses e Aponogetons (grandes). Estas são as únicas plantas que eles deixaram no tanque, qualquer outra coisa é saborosa demais para eles."

"Eu alimento os peixes uma vez por dia, às vezes duas, e uma vez por semana eles ficam sem comer. Eles geralmente recebem coração de boi, minhocas, milho, ração para ciclídeos, e 2-3 vezes por mês eles ganham peixes vivos (isto é algo para se ver!). Eu moro em Pancevo, uma cidade perto de Belgrado, e nós temos dois rios na cidade, de modo que não é um problema conseguir peixes vivos). Eles realmente comem muito, mas parecem estar sempre com fome...simplesmente não resistem...meu filtro tem que ser limpo a cada 3 meses ou menos, é realmente bastante trabalho para mim!"

"Eu gostaria de dar um pequeno conselho para quem esteja pensando em um aquário como este. Não o faça com 80 cm de altura, é um problema cada vez que você tem que mexer em algo no fundo...você tem que enfiar a cara na água, os peixes te mordem, etc...mas fica muito bonito! Eu estou no hobby há mais de 3 anos, e pretendo ficar por muito tempo...Estou pensando em construir um tanque ainda maior, porque estes peixes estão crescendo bem e eu já tenho 2 Oscars albinos pequenos em um outro aquário de 100 L, que vão precisar de mais espaço em breve..."

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

igor2.jpg (48kb)
Close Central Mostrando Outras Espécies

Fotos tiradas por Igor Lepedat e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L