Peixes Ornamentais em Aquário
Julho '00

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

frode1.jpg (39kb)

Julho '00 - Holandês de 530 Litros do Frode Roe.

Uma das vantagens de aquários plantados é que você pode fazer algumas belas paisagens até mesmo nos menores recipientes (o primeiro aquário no Nature Aquarium World Vol. II de Takashi Amano tem apenas 1 litro!), mas isso não quer dizer que você esteja limitado a eles. Normalmente é sugerido que você evite construir aquários plantados com mais do que 50 - 60 cm de altura (tanto por causa de problemas com a penetração de luz como pelo fato de ficar bem difícil para um humano alcançar as plantas mais baixas para podar!), mas se você se mantiver dentro deste limite ainda consegue esticar as outras duas dimensões à vontade e criar montagens realmente grandes. Porém é importante considerar que, tanto no início como depois de montado, você deve estar preparado para investir um bocado de tempo e dinheiro já que a manutenção de um aquario plantado de grande porte não é trivial em ambos estes aspectos. Então vamos começar a terceira temporada com este impressionante e enorme aquário plantado, pertencente a alguém que de fato estava disposto a investir nele, o aquarista Norueguês Frode Roe. Na verdade esta é apenas uma das suas várias belas montagens, todas as quais podem ser vistas no seu ótimo site pessoal.

Este aquário foi montado em Agosto de 1999. Suas dimensões são 160x50x55 (cm), e ele tem um Filtro Canister Eheim e um Filtro Externo Eheim como filtragem. A iluminação é feita por 5 Philips fluorescentes de 58 W (965 and 950), totalizando 295 W. O substrato é cascalho fino misturado com argila, e ele usa injeção de CO2 caseira. A população de plantas é a seguinte: Lado esquerdo - Ludwigia repens, Micranthemum micranthemoides, Cryptocoryne balsanae, Musgo de Java, Anubias e Samambaia de Java sobre cortiça. Centro - Hygrophila stricta, Ludwigia repens, Limnophila sessiflora, Musgo de Java e Glossostigma elatinoides. Lado direito - Musgo de Java sobre cortiça, Crinum natans, Micranthemum micranthemoides, Rotala wallichii, Hygrophila stricta, Hygrophila difformis, Cryptocoryne willisi e mais Musgo de Java. A população de peixes contém Tetras do Congo, Hemigrammus rhodostomus, Botia macracantha, Apistogramma cacatuoides, Crossocheilus siamensis, Ramirezis, Acaris Ancistrus, Otocinclus, Carnegiella strigata, Corydoras jullii and Corydoras aeneus.

Aqui estão alguns comentários feitos pelo próprio dono:
"O principal objetivo no estilo Holandês é criar grandes grupos de cada espécie de planta, montados em terraços. Os grupos de plantas devem ser colocados próximos um ao outro. Cada grupo deve contrastar com os outros em diferentes cores, formatos e alturas. Fileiras de plantas podem ser muito úteis neste estilo. Um grupo na frente não pode crescer mais que um grupo mais atrás, porque você perderá o poderoso efeito visual que este estilo oferece. Você deve montar a cama em terraços de alturas e tamanhos diferentes. Procure fazer uma disposição assimétrica que dê a impressão de profundidade variável. Uma bela seção plana ao centro da parte frontal é preferível. Você deve sempre evitar qualquer simetria e nunca usar grandes plantas solitárias no centro do aquário. Se uma planta solitária vai ser usada, ela deve ser colocada ao fundo ou nos lados do aquário. A iluminaçao deve ser potente e correta. Lâmpadas de espectro amplo, halógenas ou metal-halógenas são necessárias. Por causa da forte iluminação, a injeção de CO2 é imprescindível."

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

frode2.jpg (46kb)
Close do Lado Esquerdo

frode3.jpg (41kb)
Close do Lado Direito

Fotos tiradas por Frode Roe e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L