Peixes Ornamentais em Aquário
Maio '00

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

hudson1.jpg (41kb)

Maio '00 - Plantado de 380 L do Robert Hudson.

Existem basicamente duas "escolas" principais que podem ser seguidas para fazer o paisagismo de um aquário plantado, ambas as quais resultam em belas montagens: a ocidental ou Aquário Holandês, obviamente popularizada por aquaristas da Holanda, e a oriental ou Aquário Natural, popularizada por Takashi Amano. No primeiro estilo, as plantas são escolhidas e arranjadas de forma a maximizar os contrastes de tamanho, cor e forma, produzindo um resultado de intenso impacto visual. É o tipo da montagem que você vê e imediatamente aprecia o talento da pessoa por trás da sua criação. No segundo estilo, as plantas são escolhidas e arranjadas de forma a produzir um resultado delicado e natural, uma paisagem que parece sempre ter estado alí, sem nenhuma interferência humana.

Obviamente, quando você vai montar o seu aquário plantado, não tem que decidir por "puro" Holandês ou "puro" Natural, e muitas vezes uma mistura dos dois estilos também produz ótimos resultados. Este é o caso (pelo menos a meu ver) do Aquário do Mês de maio. Este belo aquário pertence ao meu net-colega americano Robert Hudson, que cria peixes há mais de 20 anos e começou a entrar no aquarismo de plantas há cerca de 3 anos. Ele agora tem 10 aquários plantados, e também um ótimo website - Aqua Botanic - assim como um negócio de vendas de plantas aquáticas pelo correio nos Estados Unidos.

O tanque está montado desde 1997 e sofreu muitas alterações desde então. Ele contém 380 litros, tem 370 W de iluminação (330 W VHO, 40 W flourescente padrão), e usa um Fluval 403 e um Magnum para filtragem. O substrato é Seachem Flourite e Profile Aquatic Plant Soil, misturados com um pouco de cascalho. As plantas incluem Anubias nana, Anubias 'coffeefolia', Samambaia de Java, Higrofila Gigante, Alternanthera roseafolia, Samolus parviflorus, Echinodorus tenellus, Lilaeopsis sp., Hygrophila difformis, Cardamine lyrata, Rabo de Raposa Vermelha, Myriophyllum sp., Echinodorus uruguayensis e várias Cryptocoryne. Na época da foto, os peixes incluíam Algae Eaters Siameses, Curviceps, Ciclídeo Borboleta Africano, Ramirezis Bolivianos, Azuis e Alemães, Apistogrammas, Cridoras e Bandeiras. Ele atualmente tem CO2 pressurizado injetando durante o dia no mesmo timer das lâmpadas, que funcionam por 12 horas diárias. E para fertilização o Bob usa Tropica Master Grow ou Natural Gold.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

hudson2.jpg (16kb)
Close Lado Esquerdo

hudson3.jpg (16kb)
Althernanthera rosaefolia

Fotos tiradas por Robert Hudson e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L