Peixes Ornamentais em Aquário
Abril '00

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

mason1.jpg (28kb)

Abril '00 - Paludário de 450 L do Rod Mason.

Para demonstrar a grande variedade de estilos disponíveis no nosso hobby, eu sempre procuro mostrar os mais diferentes tipos de montagens possíveis nesta seção. Por isso foi um grande prazer para mim quando recebi esta submissão há alguns meses. Um Paludário é uma montagem que simula a encosta de um rio, e é normalmente composto de plantas e animais aquáticos, terrestres e anfíbios. Esta combinação expande imensamente as possiblidades de decoração e população do tanque, e deve ser um grande prazer de se criar (eu definitivamente quero tentar algum dia). Mas também aumenta o desafio de se produzir um resultado funcional e harmonioso. E aqui está um grande exemplo de uma tal montagem...criada pelo aquarista americano Rod Mason. Ele mantém aquários há cerca de 5 anos, e começou meio ao contrário no sentido que seus primeiros aquários foram marinhos. Este paludário é a primeira tentativa dele com aquarismo doce e plantas. Aqui estão os comentários do Rod e detalhes sobre o tanque:

"Eu aprendi as regras básicas de criação de peixes com água salgada, mas foi uma lição cara. À época dessas fotos o aquário tinha 6 meses e está localizado no meu jardim coberto. Ele é um dos meus 3 aquários...os outros são um hexagonal de 100 L que eu acabei de mudar para água doce, e um marinho de 200 L.

Dimensões: 180x45x55 cm (450 L). A parede da parte com água tem um recuo de 25 cm e 22 cm de altura (cerca de 100 L de água). Eu usei placas de FBF cortadas na medida para a parte terrestre e coloquei terra sobre elas. Isso me deu um espaço livre para permitir drenar o solo. Eu deixei a torre do FBF no lugar, e coloco um mangueira por alí, tornando a drenagem simples.

Filtragem: Um Shark que eu agora uso como um reator de CO2, um H.O.T. Magnum usado apenas para movimentação da água, e uma pequena bomba d'água para tocar a cascata. Na verdade eu não tenho filtragem.

Iluminação: Duas Coralife Nutri-Grow de 30 W sobre parte de água e quatro Sylvania Gro-Lux de 30 W sobre a terra.

Aquecimento: Dois Acuras submersíveis 50 W nas pontas do tanque.

Cascalho: natural com uma mistura de terra (não sei se faria isso de novo).

Nutrientes: Tetra Hilena Crypto uma vez por mês. Tetra Flora Pride uma vez por semana.

Parâmetros da água: Temp 26 C; pH 6.8.

Plantas Aquáticas: Amazonense, Ludwigia, Valisnéria, e trepadeira que cresceu para dentro da água e saiu de novo. Desde que acrescentei CO2 caseiro também tenho Hygrophila, Rotala e outras.

Plantas Terrestres: Bromélias (Guamanias, Tillandsea, Ultras), Aphelandra dania, Vrieseas Mamey Crouton, trepadeira Clatheas, Begônias, Violetas Africanas e algumas outras que eu não sei o nome (sou novo nesse negócio de plantas).

Peixes: Molinésias, Platis, Guppies, dois Danios Giantes, quatro Rãs Anãs Africanas, um Cascudo, e uma Bótia Palhaço.

Manutenção: Esse tanque realmente é de baixa mantenção, eu não uso filtragem verdadeira e não tive problemas até agora. Eu faço trocas de água de uns 8 litros toda semana e é só isso. As plantas terrestres eu rego a cada duas semanas com fertilizante Miracle Gro misturado na água. O maior problemas que eu tenho é manter tudo podado. A trepadeira cresceu para fora do tanque e chegou a um tamanho tal que forma uma moldura em volta dele. Esses paludários são simples de criar e fáceis de manter. Eu ainda estou experimentando com diferentes flores e plantas, e mal posso esperar para as lojas receberem as plantas da primavera."

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

mason4.jpg (31kb)
Vista mais de perto.

Fotos tiradas por Rod Mason e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L