Peixes Ornamentais em Aquário
Março '00

 A Era de Aquários > Seus Aquários Mês Anterior | Mês Seguinte 

Fotos e Descrições

castren1.jpg (26kb)

Março '00 - Reef de 760 L de Eric e Michelle.

O Aquário do Mês de Março chegou um pouco tarde, mas tenho certeza que valeu a espera. Esta perfeita montagem dos aquaristas americanos Eric e Michelle Castren tem mais de 9 anos, e é um excelente ponto de partida/referência para alguém querendo aventurar-se neste incrível aspecto do hobby. Ele também serve como prelúdio para as novas seções marinhas que serão inauguradas em breve neste site. A descrição da montagem enviada para mim é muito bem escrita e informativa, portanto passo a palavra para eles. Maiores detalhes e belíssimas fotos podem ser vistas no site extremamente agradável e completo dos donos - EMC Reef. Um perfeito exemplo de como deve ser um site pessoal de aquarismo!

Montagem
O tanque é um Oceanic de 200 galões (760 L, 210x60x60 cm) que está conectado a um duplo sump em cascata. O sump superior é um Lifereef de 100 L, que recebe água extraída da superfície do aquário e contém cerca de 25 kg de rocha viva. O sump inferior é um Rubbermaid de 300 L que recebe água dos skimmers e a que transborda do sump superior. O inferior também tem cerca de 15 kg de rocha viva. Este tanque vem funcionando com várias configurações desde 1991.

Iluminação/Fotoperíodo
A iluminação consite de três Metal-Halógenas Alemãs de 175 W e 10000K, e duas fluorescentes VHO de 160 W (Actínica 03). As Metal-Halógenas ficam ligadas por 9 a 10 horas por dia, e as VHO´s ficam ligadas por 12 horas diariamente.

Filtragem
Um skimmer ETS modelo 1000 e um EDEPS modelo 60 são alimentados do sump superior via uma bomba GRI modelo 15700. Carvão é usado conforme necessário, mas não continuamente.

Rocha Viva
Aproximadamente 140 kg de rocha viva de Fiji é usada. Os mais de 90 kg no aquário principal repousam sobre os galhos superiores de coral morto (usado quando o tanque era só de peixes). Esta estrutura de galhos foi construída fora do tanque e colada com epoxi. Não foi usado substrato nesta montagem.

Circulação
Não há bombas submersas neste aquário. A bomba de circulação principal é uma Dolphin 3. Circulação adicional é fornecida por duas bombas Gen -X (uma em cada ponta), e dois baldes de despejo de 20 L alimentados por uma bomba Little Giant 4MDQ-SC. O despejo de um balde ocorre a cada 30 segundos. O outro balde despeja a cada 40 segundos. A circulação interna total é de cerca de 19000 L/h.

Preparação/Trocas de Água
Uma unidade RO/DI Spectrapure processa a fonte de água. Uma lata de lixo de 100 L é usada para misturar e dosar o kalkwasser saturado. Um Spectrapure LiterMeter administra 14 a 15 L de KW por dia. Trocas d´água são feitas a cada 1 ou 2 meses. Aproximadamente 100 L de água com mistura Instant Ocean é trocada de cada vez.

Outros Equipamentos/Additives
Um reator de cálcio modificado Knop C é abusado para manter os níveis de alcalinidade (9 a 10 dKH) e cálcio (450 ppm). Um Aquadyne Octopus 3000 é usado para controlar a temperatura em 26 C +/- 0.3. Um desumidificador está continuamente ligado na sala de filtragem. Iodeto de Potássio e Combi San são dosados com pouca frequência.

Peixes
Chromis caerulea (3), Paracanthurs hepatus (2), Zebrasoma flavescens, Amphiprion percula (2), Pseudocheilinus hexataenia, Pseudochromis paccagnella, Pholidichthys leucotaenia (2), Synchiropus splendidus.

Corais/Anêmonas
25 colônias diferentes (e inúmeros fragmentos) de corais SPS, 13 diferentes corais LPS, 11 diferentes corais soft e 4 diferentes gorgônias fotossintéticas. Uma Heteractis crispa e uma anemona "rosa" (?). Visite nosso website para ver fotos de crescimentos.

Conchas/Outros Invertebrados
Atualmente, duas Tridacna maxima, duas Tridacna dersa são mantidas. Numerosos camarões, caracóis e ermitões estão presentes para ajudar a manter as coisas na linha.

Se você quiser fazer uma submissão para Aquário do Mês, contate-me.

castren2.jpg (14kb)
Caulastrea furcata

castren3.jpg (19kb)
Sarcophyton sp.

castren4.jpg (25kb)
Heteractis crispa

castren5.jpg (20kb)
Acropora sp.

Fotos tiradas por Eric e Michelle Castren e mostradas aqui com a sua permissão.




oF <=> oC in <=> cm G <=> L