Peixes Ornamentais em Aquário

Sexta-Feira 13

 A Era de Aquários > Histórias Curiosas História Anterior | Próxima História 

Texto

Comentário

Vou contar para vocês meu drama, uma história triste que acredito seja a pior coisa que pode acontecer a um aquarista, por mas cuidadoso que ele seja. Há algum tempo eu crio alguns Bettas no meu apartamento e logo acabei me interessando no aquarismo em geral. Conversando com um amigo, ele me ofereceu o aquário que era do pai dele que, por estar de mudança, teria que se desfazer do aqua. Era um aquário de 80 L, com FBF, termostato, blablabla. Legal, comprei o aqua por uns 100 reais. Com o aqua em casa (desmontado), comecei a fazer pesquisas sobre o assunto, na internet, livros, revistas antigas e conversas intermináveis com o pessoal da lojas de aqua! Quase um mês depois do aquário comprado, com todo equipamento em mãos - desde teste de pH até limpador de algas (daquele magnético) finalmente resolvi arregaçar as mangas e montar o aqua! Algumas valisnérias, mais duas plantas que não sei o nome, dois troncos, uma vegetação rasteira artificial (parece de verdade) com pedra porosa por baixo (nunca usei), duas tocas, etc. Coloquei a água, já sem cloro e com pH reguladinho :). Depois de uma semana, tentando corrigir o pH que estava entre 6.6 e 6.8, resolvi popular apenas com peixes amazônicos porque a água seria mas adequada. Comecei a popular com: 6 rodóstomos, 4 rosáceos, 2 corídoras, 1 bandeira de uns 10 cm, lindo e extremamente inteligente, 4 borboletas, 12 neons, e um caramujo (o maior que eu já vi). Tudo isso no decorrer de dois meses, mas logo notei que já havia excedido o limite de peixes do meu aqua, mas...tudo bem, pH variando muito pouco. Comportamento dos peixes normal. Alimentados com Tetra Menu, TetraMin Pro e artêmia viva (só por algumas poucas vezes). Tudo ia de vento-em-popa, em três meses de aquário a única baixa foi um borboleta que pulou por uma fresta minúscula. Bom, depois dessa não tão breve introdução vou contar "a cronologia de uma tragédia":

11.04.2001 (quarta feira) - Dia de faxina! Sinfonar o fundo do aqua, troca parcial, tirar algumas algas verdes da parte anterior do aqua. Limpar a betteira dos meu 3 bettas.

12.04.2001 (quinta feira) - Pela 1ª vez vou ter que ficar o fim de semana fora. Era casamento de uma prima minha numa cidade uns 300 km da minha cidade. O casamento ia ser no sábado, mas na quinta nós já íamos para meu sítio que ficava no caminho. Bom, comprei uma ração "weekend", conferi tudo umas dez vezes e, por fim, fui viajar. Chegando no sítio me dei conta que tinha esquecido de trazer meu cinto. Daí passei a mão no telefone e falei pro meu irmão (que só ia na festa no dia) passar em casa pra pegar o bendito cinto.

13.04.2001 (sexta feira 13!) - Eram 8:30 e minha mãe entra no quarto e joga uma bomba: "Fernando! acorda! Teu aquário Vazou!" Meu irmão foi em casa e quando ele entra no corredor toma um baita escorregão, e quando se dá conta e olha o aquário, este tem apenas 10 cm de água e a casa está totalmente "inundada". Secou o que podia com toalhas e tal. Falei com ele, que tentava me tranquilizar com o fato de que aparentemente ninguém tinha morrido ("ainda", pensei eu). Fui pra estrada pegar um ônibus imediatamente (detalhe que era feriado), por fim, algumas horas depois cheguei em casa, e me deparei com aquela situação inédita (nunca li nada assim!). Dai só restava pensar: "bom...o único lugar onde posso colocar os peixes é no tanque de lavar roupa". Fui lá, esfreguei bem o tanque, coloquei a água do próprio aquário, umas valisnérias na superficie, um tronco, uma toca, uma pedra porosa e mandei todo mundo pra dentro! Esvasiei o aqua furado, limpei ele todo, etc. À essa altura já eram 21:00 e eu exausto! Descansei um pouco, esperei dar meia noite (sexta feira santa não se bebe) e saí pra tomar uma cervejinha! Encontrei um amigo...contei todo acontecido e ele falou:
- Poxa, vc merece tomar um porre hoje!
E não fiz diferente, tomei umas quantas! Eu merecia mesmo! Isso até 1:30 da manhã.

Chegando em casa, me preparando pra dormir toca o interfone. Quando eu atendi, era o zelador, que falou:

- Escuta, posso subir ai? porque a sua vizinha de baixo tá reclamando que tem um vazamento monstro no banheiro dela.

- pode, pode... (respondi bem bêbado)

Bom, era impossível esconder o que tinha acontecido, daí contei tudo! Só que por minha sorte o zelador já teve um aquário! Dai mostrei os peixes pra ele, expliquei cada um pra ele, dei a maior aula de aquarismo pra ele, pra vocês terem uma idéia, eu tava tão ruim que eu não conseguia pronunciar "rodóstomos"...saia "rrossossomuuusss" :). Depois de um bom tempo de conversa o zelador já estava disposto a montar um aquário amazônico na casa dele. :)

14.04.2001 (sábado) - Peixes OK! Fui de carro com meu irmão para o casamento, baita festa! Só que no buffet me recusei a comer qualquer coisa que lembrasse um peixe!

15.04.2001 (domingo de páscoa) - "Dor de cabeça, churrasco, sinuca, um pouco de chocolate."

16.04.2001 (segunda feira) - Cheguei em casa com um aquário de 20 L para colocar todo mundo dentro. Por incrível que pareça, a única baixa foi de outro borboleta que pulou. Coloquei pedras no fundo, mais umas valisnérias, uma toca, pedrinha porosa e mandei todo mundo pra lá (aqua superlotado)! Bom...até o fim da noite já se foram 6 neons e já se tornou óbvia a presença de íctio em quase todos peixes e um fungo enorme na boca de um borboleta :(

17.04.2001 (terça feira) - Todos os doze neons se foram. Quanto ao íctio, seguindo as instruções do meu amigo, instalei o aquecedor, e expliquei minuciosamente para o meu pai como funcionava, porque eu teria que passar a tarde na faculdade. Chegando em casa me deparei com uma cena de Vietnã! Nove peixes mortos (6 rodóstomos, 2 borboletas, 1 rosáceo), temperatura "bombando" nos 36°C!

20.04.2001 (sexta feira) - Restaram 2 rosáceos, 2 corídoras e o caramujo. O íctio já esta desaparecendo, apenas um dos rosáceos está com a nadadeira caudal um pouco danificada. As coridoras estão OK! Caramujo OK! Peixes já se alimentam normalmente. Agora não morre mais ninguem! :) Meu acará bandeira está numa boa, levei de volta pra loja onde estão cuidando dele.

Bom, agora com toda essa experiência vocês acham que eu vou desistir do aquarismo? Tomei a decisão de me livrar desse aquário de 80 L, vou dar pro meu priminho! Vou esperar uns tempos e "dar entrada" num aqua de no mínimo 150 L :). Se faltar espaço no balcão, eu tiro a televisão...mudo o computador de lugar...

Contribuído por Fernando Maia Rodrigues
                                       

oF <=> oC in <=> cm G <=> L