bom como não vejo muitas montagens grandes por aqui resolvi postar essa que estou realizando. É mais uma montagem para a loja AQUARIO ITAQUERA que agora optou por reformar um aquario de 2300L.
segue fotos do aqua antes da reforma:
lado visto do interior da loja para fora
diagonal
lateral
lateral
unica planta que sobrevivia no aquario
iluminação
Sump
filtro UV funcionando e ao lado dois filtros, uma para filtragem quimica e outro mecanica ambos sem nada dentro
foi decidido que o aquario vai ser plantado e abrigará principalmente discos. Opitaram por plantas coloridas mas com um layout não muito denso, já que o aquario possui visão dos dois lados, pois fica no centro da loja. outra coisa decidida foi a de manter uma caracteristica antiga do aquario que era um Gêiser (aquele jato de água quente que sai do solo, só que em aquarios é um jato de água que movimenta uma areia e apresenta um efeito semelhante.)
sendo assim fui elaborando um projeto para o novo aqua e comecei com a reforma, bom a parte da limpeza da reforma .
bom em breve posto a parte da limpeza e em seguida da montagem.
Enviada: 27.08.2007(Seg)21:58 Assunto:
Rodrigo Machini,
Você consegue mesmo heim !!! não bastase reformar o de 600 litros agora arruma um desses ?????
Cara isso que eu chamo de disposição, parabéns mesmo !!!!! e os parabéns são antes de começar mesmo, porque eu nem iria começar... só de pensar cansa.
você já pensou no trampo que vai dar plantar tipo.. um carpete de Glosos ???
e será que dessa vez, eles lhe darão tudo o que você pedir ??? se lembre do CO2 n de 600......
Mas acima de tudo cara... vai em frente... essa eu quero ver mesmo.. e não va se esquecer de postar as fotos passo a passo.. essa eu quero ver mesmo... no de 600 litros já me encantei e até fui até itaquera pra conferir o seu aqua, nesse então eu vou de novo.
BOA SORTE,
BOM TRABALHO,
MUITA CORAGEM.
ABÇS _________________ Cantar a BELEZA de ser um etérno aprendiz
Enviada: 27.08.2007(Seg)22:04 Assunto:
Cara parabéns pelo de 600 l e muita boa sorte nesse novo desafio estarei aqui diariamente acompanhando a montagem. E aqui vai um incentivo MACHINI sou seu FÃ flow cara e boa sorte!
Enviada: 28.08.2007(Ter)11:41 Assunto:
ola a todos
Aprendiz, reformar um aqua grande assim da muuuiiito trabalho mas não é sempre que se tem a oportunidade de fazer um plantado jumbo e aprender todos os tramits da coisa, pois é muito diferente de aquas menores.
sobre plantar vai ser moleza o duro é podar e replantar pois o aqua tem 80cm de altura e 100cm de largura e meu braço não da conta do recado ai já to até vendo um snoker
o pessoal da loja está me ajudando muito com essa reforma e já até providenciaram um CO2 novo de 6kilos porque se faltar CO2 e encher de alga ai já viu pra limpar tudo isso.
quando estiver pronto vai valer a pena conferir, ainda mais com uns discos grandes.
abraço e obrigado
waldo.filho, pow kara muito obrigado mesmo e espero retribuir com um trabalho lega aqui e no aqua
Gustavo Gonçalves, obrigado e vou postando pro pessoal ai.
então vamos a parte da limpeza
bom começamos retirando a tampa do aquarinho, que foi preciso 4 homens pra tirar ela do lugar e em seguida fui retirando os troncos e as pedras. ah e retirei as plantas tambem.
foto do aqua sem tampa e sem os troncos e as pedras
em um dos troncos estava uma Bótia Zebra (Botia striata) que pulou para fora só quando colocamos o tronco no chão e o daniel (que estava me ajudando) foi pegar a bichinha com a mão ai já viu ela fez uns 3 furos na mão dele e de tirar sangue, pois ela tem espinhos nas nadadeiras
então pessoal Bótia e Corydoras só pega com rede em!!!
ai ficou no aqua só cascalho e os peixes e foi preciso mais 4 pessoas com redes grandes pra conseguir pegar todos eles.
aqua com peixes e cascalho
isso foi uma parte dos troncos e pedras que retirei e eles estavam repletos de algas petecas pareciam de veludo
com os peixes fora do caminho, esvaziamos o aqua até o cascalho e comecei a retirar o cascalho. estava pouco sujo, imaginem um aquario de 280cm x 100cm x 80cm com FBF por 9 anos. a sujeirada foi tanta que nem fotos deu pra tirar, mas a agua estava preta como nunca vi.
depois de retirado quase todo o cascalho, retirei o resto de "água" (lodo) e em seguida enchi 1/3 do aqua e esvaziei de novo sempre sugando tudo com a mangueira. lá pela quarta vez estava assim:
e depois de sugar tudo novamente foi só passar um pano (na verdade varios panos) que ficou limpinho assim
aqui uma foto geral do aqua limpo, e em baixo do aqua esta o daniel que me ajudou a limpar o sump tambem, ficavamos revesando pois ninguem conseguia ficar lá em baixo muito tempo . (ahh minhas costas)
aqui um detalhe da caida da água para o sump
e o retorno para o aqua
aqui a retirada dos equipamentos
e o sump limpo (ah o sump estava com o retorno intupido, não sei como os peixes sobreviviam )
em baixo do aqua (durante minha escavação) encontrei varios pacotes de argilita e alguns sacos de carvão que ninguem sabia que existia
essa limpeza foi um sarro só, os clintes passavam na loja e se deparavam com um ser dentro do aquario (eu ) e ficavam logo fazendo piadinhas: isso é um aquario ou uma piscina... uma senhora passou e falou: eu quero um peixão desses... todos que passavam perguntavam: que peixe é esse??? e como eu estava limpando o vidro dentro do aqua eu respondia é um peixe limpa vidro . enfim foi uma brincadeira só.
todo o processo de limpeza levou uma semana e não foi a pior parte
Enviada: 28.08.2007(Ter)19:31 Assunto:
ooopa Machini, tudo bem?
cara, você gosta de desafios heim...
já mostrou que é capaz na montagem do de 600lts. e aposto que essa não vai ser diferente.
com certeza o aprendizado com aquele aquario foi "felomenal" esse não irá ser diferente não é?
mal posso esperar para ver o desenrrolar dessa "novela".....
abração man. força sempre!
Enviada: 29.08.2007(Qua)23:43 Assunto:
Lipean,
O Machini já disse isso, o aqua é de 280 x 100 x 80.
Machini,
brincadeiras a parte,
- concordo que você vai mesmo precisar de um snoker pra poder fazer a manutenção(poda, replantio..etc)
- vocês já decidiu qual a flora que pretende usar ?? como o aqua tem 80cm de altura acho que carpete já fica meio inviavel, ou não ???
- Que iluminação você pretende usar ?? HQI ??? porque senão haja florecente ...(eu sei que pra aquas grandes a relação de 1w/l não existe!! que alias nunca foi precisa mesmo, mas serve de base pra nos)
- E como vai ser o difusor de CO2 ??? ou você pretende usar um reator ou mais de um, porque com um aqua dessa proporção...
- Ou vamos fz uma coisa de cada vez ????
Valeu..
e BOA SORTE MESMO...
concordo que é um aprendizado, mas é que você de certa forma exagera na dose..rs* CONTINUE ASSIM
e realmete não se vee montagens de junbos assim não, vai porque dá muito trampo _________________ Cantar a BELEZA de ser um etérno aprendiz
Enviada: 31.08.2007(Sex)12:00 Assunto:
fala pessoal
Gustavo Gonçalves, que bom que gostou. os troncos e pedras eu não vou reutilizar não pois alem de tudo não se encaixão no novo layout, já escolhi novos e pedi para ferver.
André Hoff, kara eu curto um desafio sim ainda mais que estou querendo aprender tudo sobre plantado, como estou gostando muito da coisa acho que vou acabar trabalhando com isso e unir o util ao agradavel, já que passo tanto tempo com a mão na água .
cada aqua é um baita aprendizado ainda mais que como eu quero aprender muito eu monto cada aqua de um jeito, com fertilizante e substrato diferente, iluminação diferente, plantas e tudo o mais diferente, no intuito de conhecer de tudo ai já viu cada aqua é uma surpresa
Lipean, é isso mesmo 280cm (comprimento) x 100cm (largura) x 80cm (altura). um pouco menos de 2300L.
Aprendiz, o snoker tambem acho que vai ter que rolar .
já era para eu ter postado a montagem mas como estou com problemas na net e principalmente no upload não deu ainda.
todas essas operguntas eu vou responder direito com fotos e tudo mais, mas posso te dizer que: não vai ter carpete não, vai ser HQI mesmo e se eu colocasse 2000W de iluminação 10hrs por dia os karas da loja me matavam . quanto ao CO2, eu adaptei um filtro muito antigo, como aqueles do sump, como reator de CO2 alem de ter um difusor motorizado no aqua mais como propaganda do produto... (aqua de loja é bem diferente ).
espero que ajude quem for montar um jumbo pois tudo muda e não tem regra que ajude... é tudo no olho .