| Autor |
Mensagem |
machini Regulares

|
Enviada: 07.03.2007(Qua)19:17 Assunto: AQUA 600L reforma para plantado. (passo-a-passo) |
|
|
fala galera
bom a loja Aquario Itaquera me ofereceu um aquario de 600L para ser reformado em um belo plantado. O aqua atualmente está sem camada fertil e com cascalho de rio grosso, muitas plantas de pouca luz e muitaaa alga principalmente tipo brush, 1 cilindro de CO2 com conta bolhas e adaptado a entrada de agua do fluval 404, as lampadas não deu pra ver direito mais acho que tem 3 lampadas de 96W e outra queimada. ah e alguns peixes que vão para outro aqua de 2.230L.
enfim ta ai umas fotos do aqua agora
o aqua não é muito profundo.
olha as algas até nos equipamentos.
esse é o cilindro de CO2.
lampadas
queria saber quantas bolhas por segundo eu deixo num aqua desse?
pretendo usar substrato da tropica, o planted substrate sendo 2 sacos de 5L que pela informação da embalagem cada saco desse da pra 250L de agua sendo os dois 500L e mais 1 saco de 2.5L que da pra 85L. Total de 585L... será que está bom???... e por cima quantos quilos de cascalho de rio fino ou basaltico????(ainda não descidi)
sobre o novo layout to pensando em fazer um estilo mais holandez Dutch, porque assim eu posso usar mais plantas e fica tipo como uma vitrine de plantas pra loja.
ah tambem quero deixar o lado direito mais denso e ir diminuindo a medida que vai para a esquerda, já que as pessoas que entram vêem o aqua da esquerda pra direita como a 1ªfoto.
bom daqui a pouco posto as plantas que pretendo usar mais to aceitando sugestões
até mais
abraço
Editado pela última vez por machini em 13.03.2007(Ter)1:44, num total de 4 vezes |
|
|
 |
Edu W Regulares

|
Enviada: 07.03.2007(Qua)22:07 Assunto: |
|
|
Tem 3 plantas que se tu não colocou na lista eu aconselho a colocar. Eu particularmente gosto muito
Rotala macandra
Nuphar japonica
Didiplis diandra |
|
|
 |
machini Regulares

|
Enviada: 08.03.2007(Qui)0:58 Assunto: |
|
|
aqui vai a lista de plantas
carpete
Gramínea (Lilaeopsis brasiliensis)*
talvez Glossostigma (Glossostigma elatinoides)* mais acho que combina melhor com um estilo diferente de plantado
Musgo de Java (Vesicularia dubyana)* somente em algumas pedras
pequenas
Anubias Anã (Anubias nana)
Didiplis diandra (Didiplis diandra) indicada por Edu W valeu
médias
Blyxa Echinosperma (Blyxa echinosperma)
ou Blyxa Japonica (Blyxa japonica)
Cyperus helferi (Cyperus helferi)
essa não sei acho que só se for pra cobrir o filtro e tal Samambaia de Java (Microsorum pteropus)*
Rotala Wallichi (Rotala wallichii) tomara que consiga mante-la
altas
Lilacina (Alternanthera reineckii var. lilacina)*
Amânia Rosada (Ammannia gracilis)
Stargrass (Heteranthera zosterifolia)*
Ludwígia Inclinada (Ludwigia inclinata)
Ludwígia Glandulosa (Ludwigia glandulosa/perennis)*
Tonina (Tonina sp.)
grandes
Amazonense (Echinodorus amazonicus)*
Ninféa Rubra (Nymphaea sp. "rubra")*
Bananinha (Nymphoides aquatica)*
Valisnéria (Vallisneria spiralis)*
as plantas que possuem * são as que o Aquario Itaquera já possui e que é certeza que vou usar.
ah edu sobre a Rotala macandra to na duvida porque ela é muito exigente em relação a CO2 ai prefiro por ela depois
sobre a Nuphar japonica não sei qual é e não achei na seção jardim
mais agradeço muito seus conselhos
das outras plantas tenho que decidir pra poder pedir que segunda começo a reforma
bom aguardo sugestões
abraço _________________
 |
|
|
 |
Edu W Regulares

|
|
|
 |
machini Regulares

|
Enviada: 08.03.2007(Qui)11:11 Assunto: |
|
|
fala edu
vou fazer sim o pedido dessa planta certeza
mais uma vez muito obrigado
abraço _________________
 |
|
|
 |
machini Regulares

|
Enviada: 13.03.2007(Ter)1:42 Assunto: |
|
|
Hoje foi o dia D dia 1 da reforma do aqua.... eu fotografei tudo e vou postar aqui passo-a-passo pra ajudar quem for reformar um aquario tambem.
bom a primeira coisa que fiz quando cheguei foi tirar tudo da tomada, depois tirei a tampa (tampa do movel) e em seguida retirei todos os equipamentos da àgua, termostato, filtro, mangueira, enfim tudo.
proximo passo foi pegar todos os apetrechos nescesarios, ou seja: baldes, panos, mangueiras para retirada da àgua (no caso duas uma maior para tirar a àgua do aqua e outra menor para encher os baldes), redes para retirar os peixes (ah dica com duas redes fica mais faciul de pegar os peixes pois da pra ir cercando eles).
foto geral do aquario sem tampa.
foto lateral com os equipamentos em cima.
logo depois eu enchi os baldes e comecei a retirar as plantas maiores e os peixes maiores e mais sensiveis (como um disco que estava lá).
balde das plantas.
baldes dos peixes.
ai retirei todas as plantas e em seguida todos os peixese depois todas as pedras, coloquei a mangueira e comecei a esvaziar o aqua. (antes de começar a esvaziar o aqua tenha certeza de ter tirado todos os peixes )
todos os peixes.
todas pedras e plantas.
foto geral do aqua esvaziando.
e vazio.
depois de ter tirado toda àgua comecei a retirar o cascalho com um baldinho...
ai pra minha surpresa tinha um lodo ou uma terra vermelha por baixo do cascalho. e tudo isso cheirava muito bem...
depois de retirar duas caixas de cascalho ficou só aquele lodo vermelho...
foto do cascalho retirado, com ajuda de uma pa de lixo
aqua sem cascalho.
vista de cima do lodinhu.
enfim ai pra terminar o dia enchi o aquario com àgua com cloro e limpei os vidros com limpador magnetico. não sairam todas as algas dos vidros mais amanhã espero que o cloro ajude a soltar as algas, se não vou usar alem do limpador magnetico um raspador de algas. (amanhã posto as fotos dos limpadores)
foto do aquario como foi deixado hoje. A reforma teve inicio por volta do meio dia (12:00hr) e terminou as 6 (18:00hr) isso porque a loja ia fechar e os karas me expulsaram
bom espero que isso ajude alguem (senão pode me xingar mesmo porque um post desse tamanhu hehe)
até mais
abraço
Rodrigo Machini |
|
|
 |
Dennis Quaresma Destaques

|
Enviada: 13.03.2007(Ter)2:18 Assunto: |
|
|
Muito Legal Machini, continua Postando até o fim da montagem!
E Boa sorte! Até mais  _________________
 |
|
|
 |
Marcelo Morone Regulares

|
Enviada: 13.03.2007(Ter)3:01 Assunto: |
|
|
machini muito massa as fotos da desmontagem, terminar a montagem deste aqua já deve ter ate virado questão de honrra pra você né?
espero ancioso as fotos da montagem passo-a-passo .
OBS:os caras nunca fizerao manuntençao nesse aqua não?o estado dos equipamentos esta caotico. |
|
|
 |
machini Regulares

|
Enviada: 14.03.2007(Qua)14:12 Assunto: |
|
|
fala galera
valeu Dennis, pode deixar que vou postando sim direitinhu!!
Marcelo que bom que voce curtiu espero que esteja sendo util . E virou mesmo uma questão de honra... é trabalhoso pacas mais tambem da uma satisfação por transformar aquele aqua sujo em um belo plantado.
ah acho que tava mesmo abandonado nem troca de agua os karas faziam mais
bom dando continuação a montagem ai vai o dia 2 da reforma...
bom cheguei lá por volta das 13:00hrs e o aqua estava assim com a agua descansada.
ai comecei a limpeza dos vidros com o raspador de algas e com o limpador magnetico, as algas dos vidros estavam soltando mais faciul acho que pela agua com cloro, mais deu um trabalhão limpar tudo!!
foto do limpador magnetico e raspador de algas que usei.
depois dos vidros limpos comecei a sifonagem, passando a mangueira no fundo para retirar toda a terra e alguns cascalhos que sobraram.
bom quando a água do aquario estava como na foto, mais baixa, eu coloquei uma madeira para inclinar o aquario e a água dele para assim retirar o maximo de água e terra do fundo do aqua.
foto da madeira.
aquario vazio
o resto de água do fundo foi retirado com pano mesmo. depois deixei o aqua assim mesmo e fui limpar o filtro que estava igualmente sujo e com uns 50 caramujos nele... enfim vou ter que trocar todas as midias filtrantes.
em seguida fui ver as lampadas e fazer um projeto de como a tampa iria ficar. decidi usar 4 lampadas da azoo (hi-pl pg + 10K de 96 W) e 4 T5 HO de 54W cada (não escolhi ainda que tipo vai ser, só sei que na loja eu vi uma power-glo certeza que vai e uma life-glo que não sei se é boa para plantado??)
foto da tampa.
detalhe
enfim esse foi o segundo dia... sai as 18:00hrs, praticamente só faxina do aqua, mais hoje eu posto a montagem do novo layout que deve ficar pronto espero
ah e estou pensando em batizar o aquario de RED WATHER pela água vermelha que ele apresentou
bom é isso e até mais
abraço |
|
|
 |
Marcelo Morone Regulares

|
Enviada: 14.03.2007(Qua)15:26 Assunto: |
|
|
manera as fotos do 2dia espero ancioso pelas proximas fotos e sim esta sendo muito util.Espero que você não esteja fazendo tudo isso de graça .
Concerteza no fim do projeto você vai ter uma satisfaçao muito grande. |
|
|
 |
|
|
|