Me metendo em conversa de peixe grande , acredito que os gringos obtenham sucesso com individuos F0, meramente pelo fato que a agua que sai das suas torneiras e mais propicia a criacao de CA`s, assim como em muitas cidades brasileiras a agua e mais propicia a criacao de tetras e discos.
Lembro-me de um topico que vi num forum portugues onde um membro dizia que a agua de troca, sai da torneira com ph entre 8 e 8,2 ,com kh de 10 e gh de 12, e ele jurava que ao fazer a TPA os peixes (Tropheus moorii Mpulungu) gostavam tanto que faziam "fila" onde a agua era despejada no aquario, quando rolava TPA de 50% entao eles "adoravam" http://www.ciclideos.com/forum/viewtopic.php?t=162&postdays=0&postorder=asc&start=30.
E o que nao entendo, os cuidados dispensados pelos ditos gringos nao me parecem ser tao diferentes dos cuidados dispensados por aqui no que refera volume de TPA, variabilidade de racoes ministradas, cuidados com a escolha de especies que coabitam o mesmo aquario. Uma coisa que observo que difere, em foruns portuguese e alguns americanos e o uso do controverso sal (NaCl), as vezes ate o de cozinha mesmo.
Resumindo: acredito que algum elemento quimico ate agora desapercebido e que nao e tao presente em nossas aguas faca uma grande diferenca no sucesso com animais selvagens (oriundos dos graneds lagos).