Enviada: 18.10.2006(Qua)10:42 Assunto: CO2 Caseiro. Uma nova Receita [experiências,duvidas]
Olá pessaal,
Ontem nas minhas andanças pelas lojas me deparei com uma grata surpresa. Conversando com um amigo em uma loja ele me apresentou uma nova "garrafada" de CO2. Ao ver as garrafas preparadas vi que o liquido em cada uma delas era de coloração diferente um azul, um verde, um vermelho...
A principio não acreditei, num segundo momento vi funcionando e depois lamentei não ter sido eu quem tive a idéia.
Compartilho com vocês para aperfeiçoarmos a idéia, trocar experiências com o uso, e ver se é de fato uma boa opção a nossa tradicional garrafada.
Receita:
2 pacotes de Gelatina comum (qualquer sabor)
metade da quantidade de agua para o preparo.
Modo de fazer:
Prepare a gelatina, os dois pacotes, com metade da água indicada na receita da embalagem, ponha na garrafa pet habitual e depois de frio o "caldo", na geladeira. Espere endurecer, deve ficar menos da metade da garrafa com gelatina.
Logo após isso, retire da geladeira e depeje sob a gelatina o nosso tão querido fermento biológico granulado...
tampe e espere as bolhas.
Teoria por trás da história:
Segundo ouvi, essa receita de garrafada foi encontrada num site francês de aquarismo e levada a conhecimento dele por um outro colega aquarista.
O que ocorreria é que o uso de um substrato gelatinoso e açucarado seria vantajoso para nós aquaristas devido ao fato de que as leveduras o consumiriam de maneira mais controlada. Em suma elas so conseguiriam "comer" o que está mais superficialmente disponível. A medida em que consomem e produzem nosso tão querido CO2, dentre outras coisas, elas vão afundando na gelatina consumindo-a aos poucos.
Vantagens hipotéticas
Não corre o risco de vazar para a coluna d'água do aqua.
produção mais controlada.
preço(dependendo da marca da gelatina)
Duvidas que sanarei via teste:
Duração?
Resultado da dissolução da gelatina?
Cheiro?
Com o derretimento da gelatina é válida a mudança de receita?
Reitero que vi funcionando e saindo tantas bolhas quanto a garrafada tradicional. As garrafas estavam prontas a três horas e soltando bolhas a pelo menos duas.
(*outra idéia que eu tive foi a de utilizar ao invés de gelatina açucar comum e agua adicionando a tal gelatina sem sabor ou "culinária" e posteriomente testar os efeitos da mesma...) _________________
Eu particularmete já utilizei um mix de gelatina quando utilizava CO2 de fermentação, segundo orientações do site allwetthumb, do usuario anonapersona (agora esse site se fundiu com o Aquaticplantcentral), isso em meados de 2004
Bem, segundo a receita, usei gelatina incolor, já misturada com açúcar, e posteriormente adicionei o mix de fermento
Efetivamente, percebi muito pouca diferença quanto a duração, com um trabalho BEM maior e preço também alto.
Aliás, imagine como o seu amigo faz para retirar a gelatina solidificada quando a mistura se esgota... Segundo orientações anteriores, endurecia em um vasilhame, cortava em cubinhos de uns 2 cm e despejava no interior da garrafa.
nunca tive problemas de deterioração da mistura com cheiro ruim ou etc
O que percebi, é que a duração variava muito mais com a temperatura ambiente. Preparei uma solução convencional comparando com uma de gelatina para comparar, com quantidades iguais de açucar e fermento, sem diferenças significativas. Só percebi alguma "diferença" na primeira vez que experimentei a mistura, talvez movido pelo entusiasmo do neófito, e posteriomente, me decepcionei, abandonando a "novidade"
Enviada: 19.10.2006(Qui)13:06 Assunto:
muito interessante essa idéia, eu faço a tradicional... essa com gelatina, qual a duração dela??? O CO2 dissolve ela com o tempo, então não sobraria nada no fundo, não é??? Ou ela fica no fundo atrapalhando a proxima garrafada. Alguem já testou colocar corante na garrafada tradicional? Será que interfere na reação???
Enviada: 20.10.2006(Sex)12:53 Assunto:
Poxa RCASTELO, poste os resultados do teste.
Quanto a retirar a a gelatina solidificada quando a mistura se esgota, basta ...não retirar, coloca nova mistura de gelatna em cima da antiga.
Abraços. _________________ Para que músculos quando basta cérebro?
Com Bush reeleito, o Exterminador do Futuro ao seu lado e o Super-Homem morto, quem poderá nos defender?
Enviada: 20.10.2006(Sex)14:21 Assunto:
vou ver se dou uma passada hoje na loja inde meu amigo trabalha para ver a quantas anda a gelatina produtora de CO2 dele hehhe, assim eu poupo tempo e $$$$ _________________
Enviada: 24.10.2006(Ter)17:58 Assunto:
RCASTELO,
Acho que sei que receita é essa. E se é, provavelmente fui eu traduzi de um artigo de uma revista francesa e passei para os donos de duas lojas aqui de Bsb. Mas te ensinaram meio errado, tipo a brincadeira do telefone sem fio. A receita é um pouco diferente doque mensionou. Alias, ensinei para 4 pessoas até agora. 1 Não fez, 2 não sei e 1 fez errado.
Fiz com gelatina sem sabor (culinária) e durou quase um mês com cerca de 1 bolha a cada dois segundos, numa pet de 3L, se a garrafa fosse de 1,5L teria durado mais de 30 dias. A gelatina com sabor (comum de sobremesa) fica mais mole e durará um pouco menos.
O objetivo do gel e que a glicose não seja oferecida toda de uma vez para a levedura.
A receita que traduzi:
300g de açúcar;
200ml de água;
2 envelopes de gelatina (a sem sabor, “culinária” fica mais firme);
2 colheres de sopa de glucose de milho (Karo ou algo similar);
Como fazer coloque a água fria numa panela;
Dissolva a gelatina e aguarde uns 5 minutos para hidratar melhor;
Junte o açúcar;
Leve a fogo e mexa sempre, até ferver um pouco,
Retire do fogo adicione o xarope/glucose;
Deixe esfriar até uma temperatura que não derreta a garrafa pet;
Despeje na garrafa e deixe esfriar por um bom tempo. (Notei que depois de dois dias, sem água, é claro, a consistência fica bem firme.)
Depois de frio coloque água sem cloro;
Coloque ¼ de envelope de fermento biológico seco (em pó, e BIOLÓGICO).
Experimentei com pet de 1,5L e de 3L, na garrafa de 1,5L dura um pouco mais e produz um pouco menos de bolha. Por cauda da área de contato com o gel e a quantidade de água para a levedura. Creio que a receita dobrada na garrafa de 3L pode ser uma boa para quem tem aquários grandes.
Dica: Marque o nivel da água e do gel, ao lado da marca do gel anote a data.
Quanto ao cheiro. Depois que acabou todo o gel, abri para trocar a garrafa e o cheiro era parecido com o de vinho espumante seco, porém mais forte. OBS.: Acho melhor ninguém beber isso.
Quem quiser o artigo “scaneado”, acho que ainda tenho mandem o e-mail por MP que repasso para vocês.
T+
Editado pela última vez por Heber em 25.10.2006(Qua)12:22, num total de 2 vezes
Enviada: 25.10.2006(Qua)12:18 Assunto:
Quem passou a receita ?
E qual receita te passaram ?
A que traduzi pode durar de 3 semanas acima. Se fizer desse jeito que expliquei e com a gelatina mais dura (sem sabor culinária) pode passar de 4 semanas numa pet de 1,5L.
Fatores como a marca da gelatina, pode de preparo e a temperatura ambiente vão influenciar na proporção tempo de duraçõa /quantidade de gás produzido.
Enviada: 25.10.2006(Qua)12:43 Assunto:
Olá Pessoal,
Por acaso estou usando a receita, só que é a mesma receita que o Lívio leu em 2004.
Primeira Parte
A gelatina...
Material necessário:
1 garrafa tipo PET de 2L (Coca, Fanta, Guaraná... pra quem não sabe) bem lavada.
4 pacotes de gelatina comun, do sabor que você quiser.
1 copo americano de açuçar, + - 200gr
1 colher de café de bicarbonato de sódio
Prepara-se a gelatina conforme a embalagem e ainda morno acrescenta o copo de açúcar e o bicarbonato para dissolver.
Coloca a mistura na garrafa e mete na geladeira até endurecer a gelatina, isso rende pouco mais de 1L.
Depois de solidificada a gelatina tira-se da geladeira e deixa ficar a temperatura ambiente.
Segunda Parte
Iniciando a fermentação...
1 colher de café de fermento biológico desidratado (aquele em sachê)
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1 copo americano de açucar.
Água morna, prepare 1L, mas você vai usar menos.
ATENÇÃO 1: Quando se diz morna, é morma mesmo, se for quente você mata o fermento e adeus receita.
ATENÇÃO 2: Essa mistura gera espuma, então de forma alguma você deve encher a garrafa completamente, sob o risco da mistura ir parar dentro do seu aquário.
Dissolva o açucar o fermento e o bicarbonato em um POUCO de água morna, acrescente na garrafa e veja o nível, deve ficar uma área livre no topo para conter a espuma que se formará, cerca de 7cm está ótimo.
Complete com água morna, rosqueie a tampa e coloque no lugar definitivo, pouco tempo e já começa a produção.
Meus comentários:
A minha garrafa foi preparada dia 06/10/2006
Ontem, última vez que olhei a garrafa, a produção estava intensa, mesmo depois de 18 dias, pra mim já valeu a pena, aqui é muito quente e a garrafa "normal" tem durado isso tudo muito raramente.
Acredito que garrafa deve durar até o 30º dia, conforme estava comentado na página em inglês que serviu de referência, inclusive já comprei gelatina para próxima.
Em breve terei fotos para montar um passo-a-passo para os interessados.
Considerações:
A gelatina incolor é bem mais cara que a gelatina pronta, exemplo:
Folha de gelatina incolor = R$ 3.90
4 caixinhas de gelatina pronta = R$ 2.60
Sendo que, usando a incolor, ainda teria que usar mais açúcar e a pronta já vem com metado do açúcar necessário.
É mais fácil preparar a gelatina dentro da garrafa a ter que coloca-la lá dentro depois de pronta. (viu Lívio?! rsss)
Bom, é isso... eu estava esperando completar o ciclo da primeira garrafa para compartilhar, mas já que o tópico apareceu primeiro veio bem a calhar.
Também fiquei sabendo de uma loja em bsb que estava testando o método, agora sei que foi o "culpado".
Enviada: 25.10.2006(Qua)13:48 Assunto:
Alex Ribeiro
Muito bacana esse feedback. Vou continuar observando os efeitos desse novo método de injeção de CO2 e depois posto minhas impressões tambem.