A caixa dágua já foi entregue. (umas 9 horas depois de receber a caixa dágua pela qual paguei 347 reais, eu vi um catador de papel carregando uma, perguntei por quanto ele me venderia e ele disse "30 real é sua". Coincidências da vida. =P)
O local onde vamos instalar o laguinho:
Note que a Biloca cava muito esse jardinzinho fazendo uma sujeira danada.
Essa foto é pra quem se perguntou: "Biloca!?!?". Biloca é a cadela pastor alemão de 8 anos mais fofa do mundo.
Me inspirei no post citado acima, mas não entendi muito do sistema de filtragem que ele montou. Por enquanto, só uma pergunta: qual a capacidade de bombas eu tenho que ter pro meu laguinho de 1000l? 5000l/h? Vou sofrer pra montar o sistema de filtragem mas nisso eu penso depois. Amanhã talvez eu poste uns esquemas. Acho que só vou comecar a cavar semana que vem. t+. _________________ Meu laguinho:
http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=28797
Editado pela última vez por groo em 02.07.2009(Qui)0:31, num total de 12 vezes
Enviada: 25.12.2005(Dom)14:53 Assunto: Filtros
Olá, Groo
Muito interessante o tanque com caixa de água, ainda mais se você conseguir esconder as bordas utilizando pedras e o fundo com algum outro artifício.
Em relação à filtração, acredito que seja melhor você definir qual será antes de fazer as outras etapas. Sem dúvida ficará mais fácil e evitará serviço dobrado. você poderá ir aproveitando serviço de escavação pra passar mangueiras, canos e drenos.
Enviada: 25.12.2005(Dom)18:18 Assunto:
Opa, Maeda. Feliz natal pro c também.
você já abriu um topico com fotos do seu lago?
A filtragem do meu lago a princípio será mecânica (perlon ou geotextil da vida) + biologica com ceramica de filtro.
Pretendo deixar duas saídas já acopladas na caixa antes de enterrá-la.
Minha maior duvida mesmo é a capacidade da bomba. Outra duvida é se em um laguinho a filtragem tem que ser 24Hs. Meu aqua de 180 lts já me dá uma boa despesa com eletricidade. =P.
Enviada: 26.12.2005(Seg)1:04 Assunto:
Groo,
Eu entendo que a filtração deverá ser ininterrupta se for biológica, uma vez que a parada poderia prejudicar a eficiência das bactérias.
No caso de gastos, não se preocupe com o aquário. você pode calcular a grosso modo assim: vazão de 600litros <=> 15wattsx24horasx30dias=10.800watts/hora = 10,8Kw/h que deve sair por uns R$ 5,00, acredito. Quanto à iluminação, acho que sairá mais caro hehehe. Mas o lago não vai precisar de iluminação (ao menos essa vantagem).
Eu tenho um tópico pro meu laguinho, mas tá sem foto ainda. Se quiser, dá uma olhada lá.
Acerca da capacidade da bomba, não posso informar com precisão, mas já vi indicações que variavam de 2 a 3 vezes o volume do laguinho a cada hora. Melhor esperar algum membro mais experiente pra responder com certeza
O meu laguinho não vai ter toda essa 'força de filtração' porque vou tentar fazê-lo natural. Vai ter uma bomba ou duas, mas apenas para movimentar a água. Caso não dê certo, já deixei dreno de fundo e espaço pra filtração convencional. Vamos ver...
Enviada: 26.12.2005(Seg)1:46 Assunto:
Goo,
tenho uma caixa igual, fiz um filtro diy com perlon e geotêxtil tocado por uma bomba via aqua 1800 litros/hora, e ele está dando conta do recado, apesar da superpopulação de kinguios. O que ajuda muito é ter plantas flutuantes, elas são ótimas para retirar os compostos nitrogenados. A bomba gasta 31 ou 33 W, não tenho certeza... menos que uma lâmpada. Se você quer economizar energia elétrica, o ideal é ter kinguios, que não precisam de aquecedor. Como a área será externa, luz você também não vai precisar... Mas nunca desligue a bomba, é uma economia mínima e pode ser bem prejudicial par aos peixes. Boa sorte!
Fala groo, To de volta hehe
Postei um mensagem pra você no tòpico que criei pro meu lago.
Quanto a filtragem uma bomba de 2500 l/h seria uma boa, mas depende da quantidade de peixes, pois carpas e kinguio são muito sujões. acredito que uma bomba2500l/h com uma filtragem fisica/ bilogica bem estruturada tá de bom tamanho.
Quanto o tempo de filtragem, esse realmente tem que ser 24 hrs por causa da biologia. Eventualmente pode-se desligar o sistema por umas 12 hrs e quando for fazer a limpeza e manutenção do tanque, mas não abuse, pois pode ser prejudicial para a colônia de bactérias, principalmente se o filtro ficar vazio por muito tempo. Para evitar um ressecamento da colônia de bactérias coloque os rings cerâmicos abaixo do nível da saída da água, assim memo com o sistema de filtragem desligado a colonia de bacterias estará debaixo dàgua, amenizando assim qualquer problema que possa surgir.
Enviada: 31.12.2005(Sab)21:56 Assunto: cor da caixa
Em primeiro lugar, um feliz 2006 pra todo mundo. que nesse ano cada um herde uma fazenda com um açude de 2.000.000 de litros.
Valeu, marcio, pelo esquema de filtragem. bem simples, vou basear meu sistema no seu.
Me antecipando um pouco, a cor original da caixa-d'água é um cinza horroroso. =P. A princípio eu ia colocar kinguios gordinhos, telescopios e carpas, mas, to mudando de idéia e afim de diversificar a fauna. Ao mesmo tempo que não quero deixar o fundo e paredes do laguinho artificiais (laranja, por exemplo) também não quero camuflar muito. Já pensei em revestir com seixos brancos ou cascalho rolado de rio (imagino que dê muito trabalho ou seja impossível). To aceitando qualquer sugestão. Mesmo que não seja baseada em experiência.
Enviada: 16.01.2006(Seg)2:17 Assunto: filtragem
Gente,
Após pensar muito (nem tanto pra ser sincero), e também após ver a caixa dágua já acomodada no lugar (meu cunhado pedreiro fez um trabalho muito lindo) percebi que um filtro tipo canister by gaspar com tres T de inspeção cabe direitinho no vão entre a caixa dágua e a parede.
Depois vou tirar umas fotos pra vocês verem exatamente onde vai ficar.
Tem alguma "contra indicação" para eu usar esse tipo de filtro no meu laguinho? Eu estou disposto a fazer uma pre-filtragem dentro do tanque, uma bomba submersa, um filtro canister e voltar a agua pro tanque. O que vocês acham? _________________ Meu laguinho:
Enviada: 25.01.2006(Qua)10:58 Assunto: mais fotos
Seguem fotos do progresso no projeto:
Aqui o buraco que meu cunhado cavou... Ficou muito bom, se fosse eu ia meter a picareta em tudo.
Outro ângulo do buraco:
Uma foto com a caixa d'água dentro do buraco. No lado esquerdo, sobra um espacinho onde eu to afim de montar um filtro canister by gaspar com 3 T´s de inspeção. Não sei se é a melhor solução mas pelo menos vai ficar bem escondidinho. To aceitando sugestões.
No cantinho da esquerda eu vou colocar uma cascatinha, a qual ainda não tenho idéia de como fixar na parede. =P. No meio da parede que está de frente nessa foto, vou dar um jeito de subir água até uma altura de uns 1,80m para a água cair de um "vaso" (me fugiu o nome) de plantas para outro. Similar a um outro projeto que eu vi aqui no fórum:
(Foto roubada do tópico http://www.aquahobby.com/phpBB2/viewtopic.php?t=26988&postdays=0&postorder=asc&start=40)
Abaixo fotinhos do meu "plantado" de 180lts. Os bandeiras tavam timidos e se esconderam:
Uma fotinho do meu outro hobby. Um arcade todo original (por fora). Na foto está o meu cunhado (o que cavou o buraco pra mim) e minha irmâ jogando Super Mario Bros do SNES, eu sou o mais bonito que tá olhando:
_________________ Meu laguinho:
Editado pela última vez por groo em 30.06.2009(Ter)5:13, num total de 2 vezes